Boa noite a todos!
Venho aqui deixar mais um pequeno update aos trabalhos.
Já iniciei a colocação de alguma via, e por isso deixo aqui uma foto do inicio dos trabalhos, e também um video onde testo a via para ver se está tudo nivelado.
Para quem quiser seguir este trabalho com mais pormenor (incluindo a pintura da via), pode fazê-lo no meu site:
http://carrilho.comboios.googlepages.com
Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
- mpcarrilho
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Cumprimentos
Marco Carrilho - Entroncamento
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- RuiEliasMaltez
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Só agora vi este post, e realmente já vi que terá sido aconselhado por outros colegas.Boa noite caros colegas.
Hoje não trago novidades, mas venho pedir a vossa ajuda.
Na minha maqueta estou a construir a estação num nível superior, que fica a cerca de 16cm da base da bancada. Por forma a conseguir fazer um circuito fechado, optei por nos topos iniciar uma rampa até ao nível inferior.
Fiz alguns testes, para testar a inclinação ideal, até um máximo de 7% de inclinação. Foram usadas várias locomotivas, e todas elas puxaram a mesma composição (5 vagões Galp da Electrotren, aqueles bem velhinhos e pesadinhos!). O teste foi iniciar marcha em plena subida e eis os resultados.
- locomotiva 5600 Lima – iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! HÁ Leão!!!
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 5%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 6%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)
- locomotiva 1525 Norbrass - iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! Não esperava mais nada!!!
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 2%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 3%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com mesmo muita dificuldade até aos 3,5%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - Não iniciou marcha ACIMA DOS 3,5%, limita-se a patinar!!!!
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 4,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 5,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)
Posto isto, e apesar de a 1400 ter sido uma grande decepção, resolvi escolher uma inclinação máxima de 5,5%, pois penso que uns aros de aderência poderão resolver o problema da 1400. Quanto ás outras, umas melhor, outras pior, todas elas têm capacidade de arrancar a meio da subida. Então se virem lançadas, ainda devem subir melhor.
Agora queria saber a vossa opinião, e se tiverem, a experiência com subidas.
Por isso, e como não possuo material CP, não posso responder fundamentadamente, mas tendo em conta o tamanho das composições e tendo em conta o raio da curva, embora larga, cuidado para que a via esteja muito bem assente, e a compsição não descarrile. Por isso, e à semelhança dos outros, nunca aconselho menos de 8/9 cm. de altura, e um gabarito de cerca de 10cm, isto para as carruagens de passageiros.
Para limpar os carris no túnel, utilizará vagão de limpeza, ou destapa o túnel e limpará à mão os carris?
- mpcarrilho
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Obrigado pelo apoio!RuiEliasMaltez Escreveu:Para limpar os carris no túnel, utilizará vagão de limpeza, ou destapa o túnel e limpará à mão os carris?
Quanto à limpeza das vias, em principio será 2 ou 3 metros que ainda não sei como vou fazer, se um método para destapar, se com vagões de limpeza. Também é uma zona que não terá agulhas.
O resto será limpo à mão, pois quer pela frente, quer por trás tenho acesso.
Cumprimentos
Marco Carrilho - Entroncamento
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Só agora reparei numa coisa, não utilizas uma base para as vias? Ou ainda fixas provisoriamente?
- mpcarrilho
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Uma base? Como assim?
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- Jorge Seia
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- Registado: 01 set 2010, 15:41
Bom dia Marco
No Miniatur Wunderland eles têm permanentemente umas locomotivas V100 a circular pela via com um vagão de limpeza atrás e outro á frente.
Será uma boa opção para limpar as vias de acesso impossivel.
Mas pense que se tiver zonas de acesso impossivel e houver um descarrilamento.......está desgraçado.
Portanto, o melhor será fazer uma cobertura do tunel amovivel, não vá o azar bater á porta.
Abraço
Jorge
PS: o Ismael está a referiri-se á "road bed" http://www.youtube.com/watch?v=lnplTlmNRYY .
Também só agora reparei que não colocou (uma tira de cortiça de 5mm só sob a linha para lhe dar altura para aplicação do balastro).
No Miniatur Wunderland eles têm permanentemente umas locomotivas V100 a circular pela via com um vagão de limpeza atrás e outro á frente.
Será uma boa opção para limpar as vias de acesso impossivel.
Mas pense que se tiver zonas de acesso impossivel e houver um descarrilamento.......está desgraçado.
Portanto, o melhor será fazer uma cobertura do tunel amovivel, não vá o azar bater á porta.
Abraço
Jorge
PS: o Ismael está a referiri-se á "road bed" http://www.youtube.com/watch?v=lnplTlmNRYY .
Também só agora reparei que não colocou (uma tira de cortiça de 5mm só sob a linha para lhe dar altura para aplicação do balastro).
- mpcarrilho
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- Mensagens: 371
- Registado: 10 dez 2009, 23:30
AH! A base de cortiça!!! Sim, tem! Como não encontrei cortiça de 5mm, coloquei duas camadas de 2mm cada. A camada de baixo até é mais larga que a camada de cima.
Quanto à limpeza das vias, será feita com vagões, uma composição com 2 ou 3, o que não invalida de ser, de vez em quando, feita á mão.
A tal zona de 2 ou 3 metros que não tenho acesso, já está decidido, de alguma forma tenho de meter uma "tampa" para lá chegar. Mas como ainda não sei bem a decoração dessa zona, ainda não sei como vou fazer as tampas
Quanto à limpeza das vias, será feita com vagões, uma composição com 2 ou 3, o que não invalida de ser, de vez em quando, feita á mão.
A tal zona de 2 ou 3 metros que não tenho acesso, já está decidido, de alguma forma tenho de meter uma "tampa" para lá chegar. Mas como ainda não sei bem a decoração dessa zona, ainda não sei como vou fazer as tampas
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- Participante
- Mensagens: 802
- Registado: 30 dez 2008, 23:49
Não tinha reparado na base de cortiça .
- luis_lopes
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- Registado: 27 fev 2010, 23:08
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Espero não vir tarde...
A inclinação máxima nunca deve ultrapssar 4%!!! E já é um exagero. O problema não está na locomotiva (também está) mas na inclinação.
Na realidade, comboios subirem essa inclinação, só com cremalheira!!!...
A inclinação máxima nunca deve ultrapssar 4%!!! E já é um exagero. O problema não está na locomotiva (também está) mas na inclinação.
Na realidade, comboios subirem essa inclinação, só com cremalheira!!!...