É com grande prazer que venho anunciar que a minha maquete já tem luz ao fundo do túnel!!!!!!!
Com alguns de vós sabem, a minha intenção é reproduzir a zona de passageiros da estação do Entroncamento
Após alguns anos a tentar arranjar plantas e esquemas da estação, cheguei ao Cadastro e Arquivo Técnico da REFER.
Envie um mail (1arquivotecnico@refer.pt) A explicar o que queria e qual a finalidade, que prontamente foi respondido pela Dra. Sílvia Medeiros, que me disse que iriam reunir toda a documentação, e que assim que estivesse tudo a jeito seria informado para me deslocar às instalações (na Expo, mas irão passar para Santa Apolónia) para analisar tudo e decidir o que pretendia adquirir, sim porque teria de pagar! Foi me dito que seria cobrado pela tabela em vigor no departamento!!! Fiquei de pé atrás a pensar “vão-me pedir couro e cabelo!”, mas enfim, quando lá chegar logo se vê.
Desde que enviei o primeiro mail até receber a resposta final, demorou tudo cerca de um mês e meio, mas valeu bem a espera.
Desloquei-me hoje ás instalações, e trouxe logo tudo. Optei por papel, mas também seria possível a digitalização.
Vou deixar aqui umas fotos do material que trouxe para casa, só para terem uma ideia da quantidade de tralha, de uma das maiores estações do país.
AH, sim o preço…. 8,91eur! Eu escrevo por extenso. Oito euros e noventa e um cêntimos!!!! É verdade, quase não paguei o papel
Quero agradecer publicamente à Dra. Sílvia Medeiros e ao senhor Escudeiro, que foram incansáveis no esforço de reunir toda a documentação. O meu muito obrigado.
Recomendo a quem quiser reproduzir estações portuguesas a fazer o mesmo que eu, pois nada é melhor que ter cópias das plantas!!!!
Espero que os colegas não me levem a mal, mas decidi não facultar estes documentos, tento em conta o tão baixo custo, e a disponibilidade e simpatia destas 2 pessoas que prontamente decidiram a ajudar neste projecto, penso que merecem esse respeito.
Quanto à maquete, ainda vou analisar mais profundamente todo o material, para ter uma melhor noção das dimensões, mas a minha intensão é fazer uma maquete tipo modular, com o tamanho de 5 ou 6 módulos maquetren. Os topos respeitariam as normas maquetren, para possíveis participações em exposições. Neste assunto aceito sugestões.
Agora em relação as plantas reparem na torre do relógio!!!! Inicialmente estava projectado para a estação, uma torre enorme com relógio, no lado de Lisboa, mas como muita coisa neste país, não passou do papel!!!!! É pena