Boa noite caros colegas.
Hoje não trago novidades, mas venho pedir a vossa ajuda.
Na minha maqueta estou a construir a estação num nível superior, que fica a cerca de 16cm da base da bancada. Por forma a conseguir fazer um circuito fechado, optei por nos topos iniciar uma rampa até ao nível inferior.
Fiz alguns testes, para testar a inclinação ideal, até um máximo de 7% de inclinação. Foram usadas várias locomotivas, e todas elas puxaram a mesma composição (5 vagões Galp da Electrotren, aqueles bem velhinhos e pesadinhos!). O teste foi iniciar marcha em plena subida e eis os resultados.
- locomotiva 5600 Lima – iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! HÁ Leão!!!
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 5%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 6%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)
- locomotiva 1525 Norbrass - iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! Não esperava mais nada!!!
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 2%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 3%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com mesmo muita dificuldade até aos 3,5%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - Não iniciou marcha ACIMA DOS 3,5%, limita-se a patinar!!!!
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 4,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 5,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)
Posto isto, e apesar de a 1400 ter sido uma grande decepção, resolvi escolher uma inclinação máxima de 5,5%, pois penso que uns aros de aderência poderão resolver o problema da 1400. Quanto ás outras, umas melhor, outras pior, todas elas têm capacidade de arrancar a meio da subida. Então se virem lançadas, ainda devem subir melhor.
Agora queria saber a vossa opinião, e se tiverem, a experiência com subidas.
Só agora vi este post, e realmente já vi que terá sido aconselhado por outros colegas.
Por isso, e como não possuo material CP, não posso responder fundamentadamente, mas tendo em conta o tamanho das composições e tendo em conta o raio da curva, embora larga, cuidado para que a via esteja muito bem assente, e a compsição não descarrile. Por isso, e à semelhança dos outros, nunca aconselho menos de 8/9 cm. de altura, e um gabarito de cerca de 10cm, isto para as carruagens de passageiros.
Para limpar os carris no túnel, utilizará vagão de limpeza, ou destapa o túnel e limpará à mão os carris?