Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Só para que tenham uma melhor ideia do que pretendo, fica aqui um pequeno esquema
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Bruno Sousa
Participante
Mensagens: 1648
Registado: 31 dez 2008, 13:47

Porque é que é vez de ter uma inclinção tão pronunciada, não experimentar dividir essa inclinação através de uma espiral?


cmpts
Bruno Sousa
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

pois é Marco, o bruno tem toda a razão, é uma belíssima ideia. dessa forma, esse problema da inclinação desaparece.

cumps
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Também foi uma hipótese que considerei, mas queria evitar muitas curvas. Não queria exceder os 180º de curva.
Mas agora estou aberto a todas as hipóteses!
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Mas será que a espiral, que necessáriamente terá que ter uma curva superior a 360º não ocupará um espaço em altura superior a 16 cm?
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Tendo em conta que a curva actualmente projectada tem cerca de 140cm, uma volta completa teria um total (arredondando) 3m.
Se a inclinação for de 2,5%, cada volta completa daria um desnível de 7,5cm. Poderia então dar 2 voltas.
Mas isso é muito carril!!!! 6m de curva dupla!!!!!!!!
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Mas bastam 5 cm de altura para um comboio passar?
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

5 não, mas como cada volta completa daria 7,5cm já chegava. Isto para uma inclinação a 2,5%
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Boas,

Marco não te aconselho a colocar menos do que 7.5 cm de altura, mesmo assim já é mesmo à justa.

atenção às maquinas eléctricas, ao mínimo descuido ficam lá os pantógrafos... o ideal é 9 ou mais.

cumps
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Boa noite a todos!
Pois, o ideal é 9 ou mais.
Estive a fazer esboços e mais esboços, e contas e mais contas, e com o raio que tenho disponível, e tendo em conta o máximo de 3% de inclinação, cada volta tem 3 metros, o que faz uma elevação por volta completa de 9cm. A isto se descontarmos a altura da cortiça e do carril, fico com pouco mais de 8cm. Para ter mais altura iria obrigar a uma elevação superior a 3%
Responder