Ramal de Tannau (David / Santiago)

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Cosmin
Participante
Registado: 16 dez 2011, 01:03

Atenção a linha flexivel, nas juntas em curvas. É aconselhavel deixar as linhas nas pontas, assim como ficam depois de curvar, uma mais curta de que a outra.Dessa maneira, evita-se que o stress esteja no mesmo sitio, e com as juntas das linhas paralelas, podem aparecer angulos indesejaveis.
Ricardo Cruz
Participante
Registado: 14 set 2011, 22:18

Cosmin Escreveu:Atenção a linha flexivel, nas juntas em curvas. É aconselhavel deixar as linhas nas pontas, assim como ficam depois de curvar, uma mais curta de que a outra.Dessa maneira, evita-se que o stress esteja no mesmo sitio, e com as juntas das linhas paralelas, podem aparecer angulos indesejaveis.
Dessa não sabia, vou ver como isto corre!
luis_lopes
Participante
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Contacto:

Olá.

Isso pode ser evitado se utilizar um ferro de soldar:

Ricardo Cruz
Participante

Sempre a aprender... talvez mais tarde me caiba a mim ensinar alguma coisa. :biggrin:
Luis Pinto
Participante
Registado: 23 jul 2010, 19:09

Os primeiros Cm de carril com a maquina andar sao uns dos melhores... Claro quando chegar o dia que a fechas fazes outra festa :afro:
luis_lopes
Participante
Contacto:

Luis Pinto Escreveu:Os primeiros Cm de carril com a maquina andar sao uns dos melhores... Claro quando chegar o dia que a fechas fazes outra festa :afro:
onde é que se faz o like neste comentário?
Pedro Silva
Participante
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Boas. estou a gostar dos avanços. A via flexivel tem os seus aspectos peculiares. A sua maquete está instalada num local com temperaturas amenas no Verão? pergunto isto porque quem tem maquetes com via flexivel peco em locais com temperaturas elevadas comven deixar passar um Verão sem balestrar as vias, Porquê? Para não acontecer o que já me aconteceu: As juntas de dilatação eram pequenas e a via torceu e levantou balastro ...
Cosmin Escreveu:Atenção a linha flexivel, nas juntas em curvas. É aconselhavel deixar as linhas nas pontas, assim como ficam depois de curvar, uma mais curta de que a outra.Dessa maneira, evita-se que o stress esteja no mesmo sitio, e com as juntas das linhas paralelas, podem aparecer angulos indesejaveis.
Em relação a isto tenho um erro destes na minha maquete e ainda não o resolvi. (Vou ter literalmente que levantar duas vias em curva porque as duas tem juntas isuladas e como queria economizar resolví no inicio da curva por lá as respectivas juntas (por causa dos semaforos) resultado aquilo não é bem uma curva, mas no Verão com temperaturas de 35º ou mais o espectaculo é ainda maior com as dilatações e a linha mais inclinada...) Não faça isto pode-se arrepender e como eu ter de alterar e mudar vias. envio foto anexa em que se vê a curva antes do cenario concluido a zona do problema fica nas duas vias entre os semaforos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Registado: 16 dez 2011, 01:03

Concordo plenamente. :)
Todas as linhas trabalham com a mudança de temperatura. Mais comprido for o troço, mais dilatação/contração tem. Por isso, não devem ser soldadas mais de que 2 troços de linha (aprox.2 m). Antes e depois desses troços flexiveis, aonde possivel, deixar juntas bem generosas(1 -1,5 mm). Podem dizer que é exagerado, mas se tiverem a maquete num sitio com variações de temeperatura durante o ano, não tem alternativa. O tamanho da junta pode ser reduzido, consoante as tais variações.
Eu não utilizei linha flexivel nas linhas principais, ja tinha uma grande quantia de linhas Roco Line com balstro de borracha, e isso deu-me a avantajem de ter umas 4 juntas em cada metro, mesmo sendo de alguns decimos, ajuda bastante. Se utilizasse linha flexi, tinha que deixar juntas maiores, assim como fiz nos ramais e oficinas, aonde as juntas tem uns 0,5-1mm .
E depois as juntam tem o seu "encanto"...quando passa o comboio, ouvimos o tac-tac das rodas a passar as juntas. :2funny:
Fica mais realistico, né? :afro:
Ricardo Cruz
Participante

Cosmin Escreveu:Concordo plenamente. :)
Todas as linhas trabalham com a mudança de temperatura. Mais comprido for o troço, mais dilatação/contração tem. Por isso, não devem ser soldadas mais de que 2 troços de linha (aprox.2 m). Antes e depois desses troços flexiveis, aonde possivel, deixar juntas bem generosas(1 -1,5 mm). Podem dizer que é exagerado, mas se tiverem a maquete num sitio com variações de temeperatura durante o ano, não tem alternativa. O tamanho da junta pode ser reduzido, consoante as tais variações.
Eu não utilizei linha flexivel nas linhas principais, ja tinha uma grande quantia de linhas Roco Line com balstro de borracha, e isso deu-me a avantajem de ter umas 4 juntas em cada metro, mesmo sendo de alguns decimos, ajuda bastante. Se utilizasse linha flexi, tinha que deixar juntas maiores, assim como fiz nos ramais e oficinas, aonde as juntas tem uns 0,5-1mm .
E depois as juntam tem o seu "encanto"...quando passa o comboio, ouvimos o tac-tac das rodas a passar as juntas. :2funny:
Fica mais realistico, né? :afro:
Como estou a usar linhas flexíveis estou a deixar cerca de 1 mm de diferença entre elas!
Por outro lado, o local não costuma ter grandes temperaturas.
Última edição por Ricardo Cruz em 20 abr 2013, 11:51, editado 1 vez no total.
luis_lopes
Participante
Contacto:

Pode sempre fazer um golpe no topo do carril com uma lima para fazer um pequelho entalhe e simular o barulho dos rodads nas juntas... Foi o que o David Nobre fez no seu Showcase.
Responder