Alco "1329"

Tópico por venda ou compra.
miguel_cp
Participante
Registado: 29 fev 2012, 01:10

muito obrigado amigo

tem mp
RuiEliasMaltez
Participante
Registado: 31 dez 2008, 10:15

Caro Álvaro de Sousa:
Eu é que peço desculpa por qualquer incorrecção nos dados fornecidos, e até agradeço que alguém, com maiores conhecimentos e experiência que eu me rectifique.

João Joaquim:

Mas então se tiver um circuito digital em DCC e se tiver uma locomotiva analógica ela não anda lá, ou anda?

A locomotiva digitalizada é que pode andar num circuito analógico, certo?

Julgo que foi o que eu disse: Sem digitalizar a 1960, ela nunca circularia na linha.
A única experiência que tive, e nem sei se fiz bem ou mal, em que por uma vez recebi 3 unidades ainda analógicas e coloquei-as na linha, só para fazer vista, enquanto arranjava t€mpo para comprar os decoder's, e quando logava o circuito, elas passavam a fazer algum ruídos (suponho que fosse o motor a receber corrente), e em duas delas, as luzes acendiam. :unknw:
ImagemImagemImagem
nelsonajm
Participante
Registado: 18 nov 2011, 07:44

em DC não sei se será igual... mas am AC, num circuito digital só podem circular máquinas Digitais, as analógicas também lá podem circular, só que não temos controlo sobre elas, já que a linha é alimentada com a voltagem máxima....

se o circuito for analógico, as digitais podem circular mas com certas limitações nas funções digitais... embora na sua grande maioria uma máquina com som pode circular num sistema analógico e os sons de funcionamento funcionam... em alguns casos.
Joao Joaquim
Moderador Global
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Contacto:

RuiEliasMaltez Escreveu: João Joaquim:

Mas então se tiver um circuito digital em DCC e se tiver uma locomotiva analógica ela não anda lá, ou anda?

A locomotiva digitalizada é que pode andar num circuito analógico, certo?

Julgo que foi o que eu disse: Sem digitalizar a 1960, ela nunca circularia na linha.
A única experiência que tive, e nem sei se fiz bem ou mal, em que por uma vez recebi 3 unidades ainda analógicas e coloquei-as na linha, só para fazer vista, enquanto arranjava t€mpo para comprar os decoder's, e quando ligava o circuito, elas passavam a fazer algum ruídos (suponho que fosse o motor a receber corrente), e em duas delas, as luzes acendiam. :unknw:
Rui, a minha resposta foi em relação a esta tua frase "O digitilalizador só permite que ande numa linha já digital (DCC).".
Eu entendi que estavas a dizer que uma vez tendo um descodificador as locomotivas só podiam andar em DCC, o que não é verdade, pois também podem andar em DC. O contrário é impossível, locomotivas sem descodificador andarem em digital.
O que agora escreves diz isso mesmo. ;)

No DC quando se coloca uma locomotiva sem descodificador na linha ela emite barulho e pode acender as luzes, no entanto não anda e há o risco de se queimar algo na locomotiva se se a deixar muito tempo na linha. Pelo que escreveu o Nelson em relação ao AC, o comportamento é diferente. Muito provavelmente porque a alimentação do digital é em AC e não em DC. ;)
nelsonajm
Participante
Registado: 18 nov 2011, 07:44

exactamente, se colocarmos uma máquina analógica AC num sistema digitalizado, ela sai disparada por ali fora que ninguém a a para...
Sergio Santos
Moderador Global
Registado: 30 dez 2008, 20:53

Joao Joaquim Escreveu: Rui, a minha resposta foi em relação a esta tua frase "O digitilalizador só permite que ande numa linha já digital (DCC).".
Eu entendi que estavas a dizer que uma vez tendo um descodificador as locomotivas só podiam andar em DCC, o que não é verdade, pois também podem andar em DC. O contrário é impossível, locomotivas sem descodificador andarem em digital.
O que agora escreves diz isso mesmo. ;)

No DC quando se coloca uma locomotiva sem descodificador na linha ela emite barulho e pode acender as luzes, no entanto não anda e há o risco de se queimar algo na locomotiva se se a deixar muito tempo na linha. Pelo que escreveu o Nelson em relação ao AC, o comportamento é diferente. Muito provavelmente porque a alimentação do digital é em AC e não em DC. ;)
Bom, para ser correcto, impossível de todo não é João. Lembrei-me que já vimos em tempos num sistema digital da Lenz, uma locomotiva analógica lá andar e ser controlada pelo comando digital. Todo depende da forma como o sistema digital "mexe" na forma de onda alternada. Naquele caso, julgo que alterava o "duty-cycle" da onda alternada o que fazia a locomotiva analógica andar numa direcção ou noutra. Interessante, não é?
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Joao Joaquim
Moderador Global
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Contacto:

Sergio Santos Escreveu: Bom, para ser correcto, impossível de todo não é João. Lembrei-me que já vimos em tempos num sistema digital da Lenz, uma locomotiva analógica lá andar e ser controlada pelo comando digital. Todo depende da forma como o sistema digital "mexe" na forma de onda alternada. Naquele caso, julgo que alterava o "duty-cycle" da onda alternada o que fazia a locomotiva analógica andar numa direcção ou noutra. Interessante, não é?
Já não lembrava disso!! Bem lembrado! :afro:
Realmente hoje em dia já nada é impossível. :biggrin:
Responder