Alco "1329"
- mertola1977
- Participante
- Mensagens: 811
- Registado: 08 abr 2010, 11:18
- Localização: Beja
amigo Jorge, xxxxxxeeeeeeeeeeee......
......assim até eu voltava para o material CP 
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
- RuiEliasMaltez
- Participante
- Mensagens: 2294
- Registado: 31 dez 2008, 10:15
- Localização: Sintra/Lisboa
5600 da Mehano a 65 € já digitalizadas, e com som mais 60€ ????
Bom, eu não compro locomotivas com pantógrafo, mas está bem acesível.
Bom, eu não compro locomotivas com pantógrafo, mas está bem acesível.



- Eduardo Cabrita
- Participante
- Mensagens: 16
- Registado: 03 set 2012, 00:50
- Localização: Portimão
RuiEliasMaltez Escreveu:Tendo em conta que se trata de uma loc. nova e já patinada, nem acho caro.
No entanto, não vem lá referido se já está digitalizada ou não.
Mesmo analógica, com cerca de 18€ compra-se um digitalizador e coloca-se em casa.
A minha 1323 foi mais barata, mas não tinha patine
Sr. Rui eu sou novo nestas andanças e tenho uma locomotiva 1960 lima analogica e queria digitalizar e sobre esse digitalizador de cerca de 18 euros gostava de saber onde posso adquirir e se tem som, luzes e se vem já programado para dcc. Obrigado
Cumprimentos,
Eduardo Cabrita
Eduardo Cabrita
- RuiEliasMaltez
- Participante
- Mensagens: 2294
- Registado: 31 dez 2008, 10:15
- Localização: Sintra/Lisboa
Caro Eduardo:
Eu não conheço essas locomotivas 1960. Mas se é da LIMA, provavelmente será antiga, e por isso é possível que não tenha já a pré instalação, sou seja, as tomadas para colocar o digitalizdor de 16 pin's.
Mas nada como verificar, se a conseguir abrir.
Se tem uma maquete DCC, terá que fazer isso para a ver andar. O digitilalizador só permite que ande numa linha já digital (DCC). Veja se tem luzes.
E para ter som, terá que comprar um sistema, o loc-soud, que costuma ser carote.
Mas nada é impossível, e existem alguns modelistas que tudo conseguem modernizar, embora com custos.
Aconselho-o a ir a uma casa que venda modelismo ferrovioário e aconselhar-se lá, e depois o Eduardo avaliará se a modernização com digitalização, luzes e som compensará a estima que tem por essa locomotiva em concreto.
Quanto ao custos de um digitalizador, ronda os 18€ se for de 16 pin's, e pode comprar na Agotita (Rua de Paris, entre a Praça de Londres e o Areeeiro) ou na ComboiosElectricos.Com, junto à estação da CP de Oeiras.
Isto se viver nesta região.
Ou talvez o Sr. Álvaro de Sousa, que frequenta esta secção lhe possa dar umas dicas, já que é um "expert" nesses assuntos.
Eu não conheço essas locomotivas 1960. Mas se é da LIMA, provavelmente será antiga, e por isso é possível que não tenha já a pré instalação, sou seja, as tomadas para colocar o digitalizdor de 16 pin's.
Mas nada como verificar, se a conseguir abrir.
Se tem uma maquete DCC, terá que fazer isso para a ver andar. O digitilalizador só permite que ande numa linha já digital (DCC). Veja se tem luzes.
E para ter som, terá que comprar um sistema, o loc-soud, que costuma ser carote.
Mas nada é impossível, e existem alguns modelistas que tudo conseguem modernizar, embora com custos.
Aconselho-o a ir a uma casa que venda modelismo ferrovioário e aconselhar-se lá, e depois o Eduardo avaliará se a modernização com digitalização, luzes e som compensará a estima que tem por essa locomotiva em concreto.
Quanto ao custos de um digitalizador, ronda os 18€ se for de 16 pin's, e pode comprar na Agotita (Rua de Paris, entre a Praça de Londres e o Areeeiro) ou na ComboiosElectricos.Com, junto à estação da CP de Oeiras.
Isto se viver nesta região.
Ou talvez o Sr. Álvaro de Sousa, que frequenta esta secção lhe possa dar umas dicas, já que é um "expert" nesses assuntos.



- AyalaBotto
- Participante
- Mensagens: 289
- Registado: 06 mai 2009, 14:26
- Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
- Contacto:
Eduardo Cabrita Escreveu:
Sr. Rui eu sou novo nestas andanças e tenho uma locomotiva 1960 lima analogica e queria digitalizar e sobre esse digitalizador de cerca de 18 euros gostava de saber onde posso adquirir e se tem som, luzes e se vem já programado para dcc. Obrigado
Caro Eduardo Cabrita,
eu tenho uma 1960 da Lima com Som adaptada para funcionar no sistema Märklin e que funciona sem qualquer problema.
Atrevi-me inclusíve a efectuar algumas alterações neste modelo que podem ser apreciadas no link abaixo:
viewtopic.php?f=56&t=2123&start=50#p85916
Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto

"Ayala Botto Model Trains"
Facebook: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCEIitueijH646vfEMjMPLvQ
- Joao Joaquim
- Moderador Global
- Mensagens: 3874
- Registado: 30 dez 2008, 23:55
- Localização: Gaia
- Contacto:
Isso não é verdade, Rui.RuiEliasMaltez Escreveu:Se tem uma maquete DCC, terá que fazer isso para a ver andar. O digitilalizador só permite que ande numa linha já digital (DCC). Veja se tem luzes.
A maioria dos descodificadores permite que o material circule em DCC ou DC (ou AC, se for caso disso).
O que não é possível é que material sem descodificador circule em DCC.
- Joao Joaquim
- Moderador Global
- Mensagens: 3874
- Registado: 30 dez 2008, 23:55
- Localização: Gaia
- Contacto:
As 1960 da Lima não têm socket para instalação fácil de um descodificador.Eduardo Cabrita Escreveu:tenho uma locomotiva 1960 lima analogica e queria digitalizar e sobre esse digitalizador de cerca de 18 euros gostava de saber onde posso adquirir e se tem som, luzes e se vem já programado para dcc. Obrigado
Para colocar um descodificador nestas locomotivas é necessário alterar a instalação eléctrica e soldá-la aos fios do decoder. Não é uma operação complicada, longe disso, mas requer que se saiba trabalhar com um ferro de soldar e ter noções básicas de electricidade. Existem vários tutoriais sobre o assunto espalhados pela net.
- Alvaro Sousa
- Participante
- Mensagens: 126
- Registado: 17 abr 2011, 16:56
- Localização: Ermesinde - Portugal
Caro Rui Maltez:
Desculpe aqui uma pequena correção: não são 16 pinos mas 8 (quatro de cada lado) ou então 21 pinos MTC.
Nenhuma das locomotivas que aqui referenciou ou foi referenciada, tem "alojamento" para 16 pinos, correcto?
Ora conte lá comigo:
1 fio vermelho (lado direito da via)
1 fio preto (lado esquerdo da via)
1 fio laranja (motor +)
1 fio cinzento (motor -)
1 fio azul (comum + de todas as funções)
1 fio branco (luz dianteira)
1 fio amarelo (luz traseira)
1 fio verde (função F1)
1 fio roxo (função F2 que vem solto)
Portanto no total 8 pinos, não é assim?
Agora além disso existiam as cards da Lenz (antigas) que tinham os 9 pinos, mas com uma ficha JST (1,25mm de espaçamento) para ligar ao decoder, mas do outro lado lá tinham a ficha de 8 pinos, ficando o fio roxo (função F2) solto.
Será assim amigo Rui ou não?
Agora para o amigo Eduardo: não existem decoders de som a €18.00!! Quem nos dera a nós que assim fosse.
Por outro lado, e eu que quase todos os dias trabalhho com eles, não aconselho decoders baratos para colocar nas locomotivas, porque são bastante ruidosos (vejam os famosos GE 44 da Bachmann, que já trazem DCC on Board). Eu aqui quando os recebo assim, a primeira coisa que faço, é substituir todo o PCB, por um decoder do mesmo formato, mas da DIGITRAX.
Amanhã colocarei aqui fotos para compararem os dois, e então em termos de "silencio" no rodar, até dá a impressão que colocaram um novo motor na locomotiva.
Aliás no meu material Americano, tirando as Bachmann Specrtum que vem com som (outro sucesso com os decoders da TSUNAMI), a todas retiro os decoders e os substituo por DIGITRAX.
Um grande abraço a todos, e Rui desculpe esta minha intervenção.
Desculpe aqui uma pequena correção: não são 16 pinos mas 8 (quatro de cada lado) ou então 21 pinos MTC.
Nenhuma das locomotivas que aqui referenciou ou foi referenciada, tem "alojamento" para 16 pinos, correcto?
Ora conte lá comigo:
1 fio vermelho (lado direito da via)
1 fio preto (lado esquerdo da via)
1 fio laranja (motor +)
1 fio cinzento (motor -)
1 fio azul (comum + de todas as funções)
1 fio branco (luz dianteira)
1 fio amarelo (luz traseira)
1 fio verde (função F1)
1 fio roxo (função F2 que vem solto)
Portanto no total 8 pinos, não é assim?
Agora além disso existiam as cards da Lenz (antigas) que tinham os 9 pinos, mas com uma ficha JST (1,25mm de espaçamento) para ligar ao decoder, mas do outro lado lá tinham a ficha de 8 pinos, ficando o fio roxo (função F2) solto.
Será assim amigo Rui ou não?
Agora para o amigo Eduardo: não existem decoders de som a €18.00!! Quem nos dera a nós que assim fosse.
Por outro lado, e eu que quase todos os dias trabalhho com eles, não aconselho decoders baratos para colocar nas locomotivas, porque são bastante ruidosos (vejam os famosos GE 44 da Bachmann, que já trazem DCC on Board). Eu aqui quando os recebo assim, a primeira coisa que faço, é substituir todo o PCB, por um decoder do mesmo formato, mas da DIGITRAX.
Amanhã colocarei aqui fotos para compararem os dois, e então em termos de "silencio" no rodar, até dá a impressão que colocaram um novo motor na locomotiva.
Aliás no meu material Americano, tirando as Bachmann Specrtum que vem com som (outro sucesso com os decoders da TSUNAMI), a todas retiro os decoders e os substituo por DIGITRAX.
Um grande abraço a todos, e Rui desculpe esta minha intervenção.
- Alvaro Sousa
- Participante
- Mensagens: 126
- Registado: 17 abr 2011, 16:56
- Localização: Ermesinde - Portugal
Conforme o prometido aqui ficam as fotos dos dois decoders falados no post anterior.
Entretanto, e talvez porque me deixei entusiasmar com o que disse o Rui Maltez, desviei-me do "espirito" do tópico, pelo que como tal, peço há Moderação que crie (mais uma vez) se assim o achar, um novo tópico para estas duas ou três respostas aqui dadas.
Se necessitarem de algum esclarecimento acerca deste decoder, podem contactar-me no tópico ou pr MP, que a Moderação abrir.
Podem também ver caracteristicas deste decoder em http://www.digitrax.com
P.S. Em relação a medidas do mesmo, encaixa perfeitamente na carcassa do modelo original, ou na carcassa Micromodel.
Um abraço,
Entretanto, e talvez porque me deixei entusiasmar com o que disse o Rui Maltez, desviei-me do "espirito" do tópico, pelo que como tal, peço há Moderação que crie (mais uma vez) se assim o achar, um novo tópico para estas duas ou três respostas aqui dadas.
Se necessitarem de algum esclarecimento acerca deste decoder, podem contactar-me no tópico ou pr MP, que a Moderação abrir.
Podem também ver caracteristicas deste decoder em http://www.digitrax.com
P.S. Em relação a medidas do mesmo, encaixa perfeitamente na carcassa do modelo original, ou na carcassa Micromodel.
Um abraço,
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.