[Ayala Botto] - Projectos Modelismo Ferroviario

Criações e transformações pessoais
Responder
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

luis gaspar Escreveu:Essa máquina é fabulosa, parabéns pelo projecto e vá postando que eu gosto de ver essas coisas :afro:

Um abraço
Luis Gaspar
É isso mesmo :afro:
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Bom dia,

obrigado a ambos pelas vossas palavras de apreço em relação a este meu projecto.

Ainda tenho cá um conjunto completo (Proto1000 + Kit 1500 MicroModel) + escovas limpa-vidros + marker lights (de ambos os formatos) + mangueiras + engates (funcional e não funcional) de entre outros acessórios, mas ainda não decidi que versão vou fazer.
As hipóteses são:

versão Azul CP com faixa branca larga;
versão Azul CP com faixa branca estreita;
versão da Fergrupo (Alco 1507) ou a
versão da NEOPUL (Alco 1502) .

Já tenho os decalques para todas, só falta mesmo decidir.


Obrigado.
Abraço,
Ayala Botto
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Boas

Não te querendo influênciar, eu gosto de todas ;)

Por isso, tens a minha resposta, faz todas :afro:
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

rgtn Escreveu:Boas

Não te querendo influênciar, eu gosto de todas ;)

Por isso, tens a minha resposta, faz todas :afro:

E depois passo a ser da Liga dos Amigos da Proto1000 e da MicroModel!
Até passo a receber cartões de boas festas no Natal e de parabéns no meu aniversário!!!!!

Cumprimentos,
Ayala Botto
hgdesign
Participante
Mensagens: 87
Registado: 11 nov 2010, 14:03
Localização: Tortosendo

caro amigo... o seu trabalho esta espectacular... mas já agora deixe-me perguntar-lhe onde posso arranjar os seguintes acessórios (mangueiras e engates (funcional e não funcional)).
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa noite,

Obrigado pelos seus comentários relativamente aos meus modelos.
Tanto as mangueiras como os engates (funcionais e não funcionais) estão à venda na ComboiosElectricos em Oeiras.
No caso concreto das mangueiras e dos engates não funcionais pode adquirir referência 40014 da ROCO:
Imagem
Fonte: http://www.comboioselectricos.com

Já no caso dos engates funcionais depende do modelo que pretende, mas também na loja acima referida poderá obter conselhos relativamente à melhor solução a adoptar.

Espero que tenha sido útil.

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa noite,

durante o Encontro de Módulos realizado em Torres Vedras no passado fim-de-semana, e a propósito do tema "Bombardier 1960 da Lima", alguém me pediu para eu colocar fotos de uma pequena transformação que eu efectuei neste meu modelo.
As alterações passaram pela instalação de um decoder AC c/Som além do famigerado patim central debaixo de um dos bogies.
Não contente acabei por substituir o engate funcional numa das frentes do modelo, por outro não-funcional mas mais realista devidamente "escoltado" pelas mangueiras da ordem.
Aqui ficam algumas fotos do "antes", do "durante" e do "depois" e ainda uma foto comparando as frentes dos modelos da Bombardier 1960 da Lima e da Raolva.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Utilizei referencia 872 da Vallejo Color com ponto de partida, e juntei algumas gotas de preto também da Vallejo, até encontrar a cor certa do castanho, tudo misturado num godé e tudo pintado a pincel.
Fiz uma peça por baixo do engate na zona da chapa do cabeçote, por forma a dar a forma de "triangulo" que é nitidamente visível na 1960 da Raolva. Também alterei a forma dos suportes laterais do cabeçote no modelo da Lima.
Esta fase envolve muita lixa e betume em sucessivas iterações, pelo que convém tanto quanto possível deixar a peça a acrescentar no seu formato e dimensões o mais próximo do definitivo possível e só depois fixar a nova peça ao chassis do modelo. Isto para estar a evitar lixas e betumes e mais lixas já com a peça fixa ao chassis, pois o pó da lixa entranha-se em tudo o que é sítio e com o boggie ali tão perto não vale a pena correr riscos desnecessários.
De resto foi só acrescentar o engate não funcional, e todas as mangueiras que são visíveis nas diversas fotos.
Quanto aos tampões de choque foram aproveitados da minha caixa de sobras, mas podem sempre colocar uns com mola de forma a ficarem mais realistas.
Como é facil de perceber tive que remover os tampões de choque originais, e cortar literalmente o engate original que estava fixo à estrutura do bogie, uma vez que este modelo não possui caixa de engates NEM.
Posteriormente a estas fotos acrescentei as buzinas específicas para a 1960 provenientes da MicroModel, pois as buzinas originais deixavam algo a desejar.

Ainda vou instalar os espelhos retrovisores em latão da MetalKit, pois considero que os mesmos acrescentam um nível de realismo adicional que em minha opinião justifica plenamente e se tiver coragem ainda pinto as escovas limpa-vidros oroginais gravadas nas janelas.
O que eu gostaria ainda de melhorar neste modelo era instalar umas escovas limpa-vidros em latão decentes, também da MetalKit mas temo que a remoção das escovas limpa-vidros gravadas nas janelas se revele difícil.

As mangueiras utilizadas foram retiradas do set da Roco com referência 40014, cuja foto publiquei no meu post anterior.

Como não sei quem pediu este informação, aproveito esta oportunidade e partilho com toda a comunidade.

obrigado
cumprimentos
Ayala Botto
Última edição por AyalaBotto em 28 out 2012, 11:11, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa Tarde,

Na sequência da questão de remoção dos limpa-vidros gravados nos pára-brisas da Bombardier 1960 da Lima, recebi do Álvaro Sousa (Linha do Norte: http://www.linhadonorte.com) uma dica super interessante para remover os limpa-vidros originais deste modelo.

Material necessário:
bisturi cirúrgico com lamina nº 11.
Esmeril
Lixa de água (1000)
Massa de polir Tamiya “Fine” e “Finish”

A opcção pelo bisturi cirúrgico resulta não só do facto de ter um excelente cabo mas também pela possibilidade que oferece de utilizar outro tipo de lâminas cirúrgicas de outras formas, existindo assim maior precisão do que com o X acto.
Este bisturi cirúrgico mais as respectivas lâminas foram adquiridos na “LISDENTE”, que possui uma filial do Porto.
É uma empresa que vende material cirúrgico, principalmente para Estomatologia e Ortodôncia.
Um esmeril como o que vê na foto (rosa), mas usado há mão, para tirar o que está a mais, depois de utilizar o bisturi cirúrgico.

NÃO EXERCER MUITA FORÇA.
Lixa de água (1000) para polir o vidro, que vai ficar totalmente baço.
Para finalizar, a massa de polir da Tamiya: primeiro a mais grossa que por acaso até tem a designação “FINE”, e depois a mais fina com a designação “FINISH”, para dar acabamento final mais perfeito.
E pronto, as fotos falam por si no que diz respeito ao resultado final.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois é só aplicar escovas limpa-vidros em latão da Metalkit disponíveis na “Linha do Norte”!

Um agradecimento especial ao Álvaro Sousa (Linha do Norte: http://www.linhadonorte.com) por esta excelente e oportuna dica que estou certo é de grande utilidade para todos não só para este modelo específico como também para muitos outros!


Cuprimentos,
Ayala Botto
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa Tarde,

Estou de regresso as estas lides, desta feita com uma atacadeira da Kibri 09-3x (Ref. 56050) que pretendo construir da COMSA para fazer companhia à DGS 62 N também de COMSA cujas fotos já publiquei.

Alguém me pode enviar fotos ou indicar um link onde eu possa ter acesso a fotos da atacadeira Plasser & Theurer 09-3x da COMSA?


Obrigado.
Cumprimentos,

P.S.: Já agora aproveito para vos informar que criei uma página no Facebook onde também irei partilhar as fotos que por aqui for colocando.
O link está na minha assinatura.
Desde já fica feito o convite para fazerem um "Like" à minha página! Conto convosco! Obrigado.
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa noite,

Aqui ficam algumas fotos de mais um dos meus projectos: Locomotiva EE 1400 CP (Mecânica Athearn + Kit 1400 CP MicroModel)
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Espero que gostem.

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
Última edição por AyalaBotto em 31 mai 2013, 11:02, editado 4 vezes no total.
Responder