Maquete de Secretária à Escala N

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
JoãoDaFonsecaMC
Participante
Registado: 29 jul 2021, 10:50

Boa tarde a todos,

Iniciei este tópico para partilhar convosco o meu projeto mais recente. Agora que tenho mais algum tempo livre em mãos decidi começar algo que já queria há muito tempo. Este é o projeto para uma maquete à escala N de 1200 x 600 mm, para ficar na minha secretária.
É uma maqueta pequena, onde queria ter uma oval para operação continua, uma estação com resguardo para cruzamento e cais de carga, uma ou duas indústrias para poder manobrar e ainda uma ligação ao que poderá vir a ser uma extensão. Será feita em linha do tipo "flex" PECO código 80 (pois tenciono correr vário material mais antigo obtido em segunda mão), com raio mínimo de 228mm e agulhas de raio médio. Para já será tudo DC.
Neste momento estou a trabalhar no sentido de elaborar um plano à escala real e adquirir a peças de via para verificar a montagem.

Como sempre, fico aberto a sugestões e comentários,
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-João da Fonseca
Pelas linhas do Douro e Évora
nalmeida
Participante
Registado: 20 jun 2012, 19:05

É um plano interessante, parabéns. Aguardo as actualizações.
Sergio Santos
Moderador Global
Registado: 30 dez 2008, 20:53

É um excelente plano para começar.
Ficar preparada para a possibilidade de uma futura extensão é muito bem visto. :afro:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
JoãoDaFonsecaMC
Participante

Muito obrigado pelos comentários. Mal posso esperar por ter novidades a mostrar! Certamente vai ser uma boa forma de esquecer o trabalho.
-João da Fonseca
Bruno Belém
Participante
Registado: 11 mar 2020, 00:32

Está ai um belíssimo projeto para começar. O material vai ser de algum país em particular, ou vai ser uma mistura de tudo um pouco? Sendo em escala (N), estou curioso para ver como vai ficar, (também eu estou de forma gradual), a mudar para esta escala, e preciso de bons incentivos. Força nisso ;)
JoãoDaFonsecaMC
Participante

Haha obrigado. Para já será um pouco tudo, entre Alemão e Francês, talvez algum Espanhol. Vai mesmo depender do que for encontrando. Neste momento ainda só tenho uma locomotiva BR 80 de um conjunto de iniciação e alguns vagões e carruagens alemães que arranjei em segunda mão, mas já dá para entreter haha. Boa sorte com isso! Eu já ando a planear as este projecto há coisa de um ano.
-João da Fonseca
JoãoDaFonsecaMC
Participante

Entretanto, enquanto vou esperando a chegadas das linhas e aperfeiçoando o plano à escala real, aqui fica um teste de como seria uma estação à escala N. A ideia será fazer replicas das estruturas que estou a pensar incluir em papel para ver como ficariam no plano real, para mais tarde fazer um modelo em condições, talvez em estireno. O próximo a recriar vai ser o cais coberto de mercadoria.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-João da Fonseca
Pedro Silva
Participante
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Esse prototipo está a ficar engraçado :afro: Exprimenta a fazer as paredes em K line e os telhados com cartolina canelada , as janelas poderá ser mais dificil...
Na minha maquete comecei por fazer casas em cartão com desenhos feitos em autocad colados mas tinha pouca graça, passei a fazer as casas com k line e janelas portas impressas em 3D e passou a ser um pouco mais realista. A pintura- envelhecimento dá o toque final, mas esse eu não sei dar.
JoãoDaFonsecaMC
Participante

Obrigado! Essas são daquelas placas que se usam nos modelos de arquitetura e assim, certo?
-João da Fonseca
Pedro Silva
Participante
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Julgo que são usadas. São placas de espuma forradas a papel dos dois lados, e tem varias espessuras.
Responder