Viva pessoal;
Aproveitando o meu trabalho recente ao criar o Ramal de Montemor-o-Novo no Trainz, decidi repescar o meu projecto da Estrela de Évora - doravante "reduzido" para Ramal de Évora - e fazer-lhe um update quase total. O projecto original não teve a sorte de levar com os baseboards pintados com o terreno, nem tampouco com UTM Tiles em 3D, por isso criei um mapa de raiz de Casa Branca a Évora, eliminei todos os baseboards no projecto original onde não passasse a via, e depois fiz merge route entre ambos. Voilá, problema resolvido (quase).
A via já foi modernizada, mas ainda vai levar com alterações no track condition, e claro está, criar a sobre elevação, que o original não tinha.
Bom, mais coisas se seguirão, mas fica agora aqui um desafio: conseguem descobrir que ramal é este na imagem?...
Cheers;
DC
Ramal de Évora - Trainz
- daniel.conde13
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- Jose Sousa
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Excelente trabalho.
Esse ramal que aparece em 1º plano é das Minas da Noguerinha.
viewtopic.php?f=98&t=1702
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- daniel.conde13
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Jose Sousa Escreveu: ↑18 mai 2021, 15:21 Excelente trabalho.
Esse ramal que aparece em 1º plano é das Minas da Noguerinha.
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- daniel.conde13
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Viagem "inaugural" no Ramal das Minas da Nogueirinha, a mais recente adição no já antiiiiiiiiiigo projecto da Estrela de Évora.
DC
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- daniel.conde13
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Recordando o trabalho feito até agora, entre Casa Branca e Évora!
Vai ser revisto em termos de tipo de via, track condition, e sobre elevação da via. Estejam atentos nos próximos dias a novidades!
DC
Vai ser revisto em termos de tipo de via, track condition, e sobre elevação da via. Estejam atentos nos próximos dias a novidades!
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- daniel.conde13
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PERGUNTA para os PROs:
- Quando o Ramal de Évora foi renovado entre Casa Branca e Évora, antes de entrar em cena a catenária e a sinalização electrónica, este troço foi explorado a uma VMA de 140 km/h. Mas este é o tecto máximo para qualquer troço onde não exista CONVEL, o que era o caso. Portanto a pergunta é qual é a VMA de projecto (ou seja, a que VMA os comboios circulam lá actualmente), e qual o raio de curva mínimo no trajecto?
Pergunto porque preciso destes parâmetros para aplicar a sobre elevação da via no Trainz, neste esforço que estou a fazer agora de renovar este projecto.
Obrigado;
DC
- Quando o Ramal de Évora foi renovado entre Casa Branca e Évora, antes de entrar em cena a catenária e a sinalização electrónica, este troço foi explorado a uma VMA de 140 km/h. Mas este é o tecto máximo para qualquer troço onde não exista CONVEL, o que era o caso. Portanto a pergunta é qual é a VMA de projecto (ou seja, a que VMA os comboios circulam lá actualmente), e qual o raio de curva mínimo no trajecto?
Pergunto porque preciso destes parâmetros para aplicar a sobre elevação da via no Trainz, neste esforço que estou a fazer agora de renovar este projecto.
Obrigado;
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- trainmaniac
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(creio que) é 190 para convencionais e 220 para pendulares.
quanto aos raios, sei que elas foram alargadas com a renovação (foram feitas 4 correções), mas valores não sei.
Na nova linha de Évora a Elvas, os raios das curvas são superiores a 3500 metros. Entre Casa Branca e Évora certamente será inferior.
quanto aos raios, sei que elas foram alargadas com a renovação (foram feitas 4 correções), mas valores não sei.
Na nova linha de Évora a Elvas, os raios das curvas são superiores a 3500 metros. Entre Casa Branca e Évora certamente será inferior.
- trainmaniac
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Uma simples ferramenta como o Google Earth Pro que tem a opção de medir círculos permite tirar aproximadamente os raios das curvas circulares. Em geral, a correcção foi feita para raio de 1600 metros, que é o raio mínimo normalmente utilizado para 200 km/h hoje em dia sem entrar em escalas exageradas para comboios lentos. No entanto, pelo GE é possível medir que a primeira curva depois de Casa Branca ficou com raio de 1500 metros, provavelmente utilizando esses tais parâmetros já excepcionais (curva essa que não sofreu correcção).
Se as velocidades de traçado estiverem aproveitadas ao máximo de acordo com outras condicionantes, em geral as relações raio de curva circular/velocidade em bitola ibérica que nós utilizamos são as seguintes:
300 metros - 80 km/h
600 metros - 120 km/h
800 metros - 140 km/h
1000 metros - 160 km/h
1600 metros - 200 km/h
Se as velocidades de traçado estiverem aproveitadas ao máximo de acordo com outras condicionantes, em geral as relações raio de curva circular/velocidade em bitola ibérica que nós utilizamos são as seguintes:
300 metros - 80 km/h
600 metros - 120 km/h
800 metros - 140 km/h
1000 metros - 160 km/h
1600 metros - 200 km/h