Página 1 de 1

[N ALMEIDA] Electricos de Coimbra

Enviado: 30 mai 2013, 17:28
por nalmeida
Como andava com falta de projectos em andamento :P eis que surge mais um no horizonte para atrapalhar ainda mais um pouco os outros (Que se encontram parados por falta de jeito para a pintura).

O surgimento deste projecto prende-se com a necessidade de ter pelo menos um projecto ferroviário relacionado com a cidade que me viu nascer pois uma das coisas que noto quando tenho visitas é a dificuldade das mesmas se relacionarem com as maquetes/miniaturas que construo. Os Electricos de Coimbra fazem parte da cultura da cidade e são acarinhados por todos. Têm ainda outra vantagem que é o facto de utilizarem via métrica o que me permite mais uma incursão em via estreita.

Como pretendo representar algumas partes do percurso citadino e como em termos de escala o tamanho poderia ser problemático optei por uma combinação pouco comum, TTm, ou seja escala TT [1/120] e bitola de 9 mm (escala n). É a combinação perfeita pois a 1/120 já consigo encaixar um puco da cidade dos anos 50 e ao mesmo tem a bitola 9 mm fornece uma plataforma motriz muito boa (Kato 11-104)

Já dei os primeiros passos no planeamento do primeiro carro electrico, este pretende representar os carros 1 a 8 que foram introduzidos em Coimbra aquando da inauguração da rede em 1910. Aqui podem ser vistas as primeiras imagens das peças já preparadas:

Imagem

Em detalhe a lateral:

Imagem

E os vidros:

Imagem

A peça mede cerca de 9 cm de comprimento pelo que a miniaturização é grande. Assim que possível coloco uma foto do protótipo e uma comparativa de tamanho.

Re: [N ALMEIDA] Electricos de Coimbra

Enviado: 12 fev 2014, 16:17
por nalmeida
No sentido de adaptar este projecto à escala 1/87 e para poder consequentemente no futuro interagir com outras partes de um layout maior resolvi converter este projecto para H0m. Uma das razões que facilitou a conversão foi a possibilidade de adaptar o mecanismo da Kato à bitola métrica (12 mm em 1/87). Imagem da evolução actual:

Imagem

Está a ser concebido à imagem dos Electricos 01 a 08 dos electricos de coimbra após a remodelação/reconstrução operada nos anos 60.
De seguida na lista temos a execução dos topos.

Re: [N ALMEIDA] Electricos de Coimbra

Enviado: 14 fev 2014, 20:08
por riri
Mais uma boa iniciativa da tua parte. :afro:
Também eu jà pensei assim num projecto com um electrico dos STCP do Porto.
As peças estão magnificas. :afro:

Re: [N ALMEIDA] Electricos de Coimbra

Enviado: 12 jun 2014, 19:35
por nalmeida
E os Electricos continuam a andar, foram feitas algumas alterações ao projecto original para que o mesmo possa vir a ser reproduzido em resina, uma foto vista de frente:

Imagem

E de outras perspectivas, já com o mecanismo da Kato devidamente encaixado:

Imagem

Imagem

Imagem

A seguir provavelmente será o tecto.

Re: [N ALMEIDA] Electricos de Coimbra

Enviado: 13 jun 2014, 09:01
por Rui Nunes
Já não fui a tempo de ainda apanhar os eléctricos a circular em Coimbra, mas pelas imagens que se encontra na net, tinham um charme muito particular. Boa sorte para o projecto :afro:

Re: [N ALMEIDA] Electricos de Coimbra

Enviado: 17 jun 2014, 11:55
por nalmeida
Obrigado Rui.