O surgimento deste projecto prende-se com a necessidade de ter pelo menos um projecto ferroviário relacionado com a cidade que me viu nascer pois uma das coisas que noto quando tenho visitas é a dificuldade das mesmas se relacionarem com as maquetes/miniaturas que construo. Os Electricos de Coimbra fazem parte da cultura da cidade e são acarinhados por todos. Têm ainda outra vantagem que é o facto de utilizarem via métrica o que me permite mais uma incursão em via estreita.
Como pretendo representar algumas partes do percurso citadino e como em termos de escala o tamanho poderia ser problemático optei por uma combinação pouco comum, TTm, ou seja escala TT [1/120] e bitola de 9 mm (escala n). É a combinação perfeita pois a 1/120 já consigo encaixar um puco da cidade dos anos 50 e ao mesmo tem a bitola 9 mm fornece uma plataforma motriz muito boa (Kato 11-104)
Já dei os primeiros passos no planeamento do primeiro carro electrico, este pretende representar os carros 1 a 8 que foram introduzidos em Coimbra aquando da inauguração da rede em 1910. Aqui podem ser vistas as primeiras imagens das peças já preparadas:

Em detalhe a lateral:

E os vidros:

A peça mede cerca de 9 cm de comprimento pelo que a miniaturização é grande. Assim que possível coloco uma foto do protótipo e uma comparativa de tamanho.