Continuando com a apresentação da Mina...
O diorama está dividido em dois níveis, sendo o mais baixo, assente directamente na placa de madeira, usado apenas para decoração, tendo uma linha de via larga, apenas para fingir que existe um ramal vindo de algures que permite o envio do minério para o seu destino.
Num nível superior é o da mina e a sua linha, ficando aqui a parte funcional da instalação.
Como tencionava usar o que tinha em casa fiz o nível superior com dois pedaços de roofmat sobrepostos, revestidos depois com corticite, tudo coisas que eu já tinha em casa. Acrescentei a este nível um monte, feito igualmente em roofmate, que permitiu-me criar a entrada da mina (feita com fósforos).
No final e depois de instalada a via, foi este o aspecto:
As fendas que ali aparecem no monte foram posteriormente tapadas com Aquaplast.
Para a decoração comecei por colar placas de empedrado nas zonas onde haveria muros de contenção, seguindo-se a pintura do solo com vários tons, desde o ocre a washes de siena e umbra.
Para a vegetação usei várias flocagens e erva estática, aplicada com o Grass Master da Noch e alguns tufos de flocagem grossa, tudo em tons secos, com muito amarelo à mistura, já que pretendi dar um ar de final de Verão a todo o diorama.
Para a via limitei-me a colar areia, numa tentativa de fazer crer que aquela era uma linha assente directamente no solo, sem qualquer plataforma. No troço de via larga coloquei um balastro castanho e muita flocagem para dar um ar de linha pouco usada e ainda menos cuidada.
Construções: como isto é uma mina resolvi construir o mínimo possível. Assim, usei um abrigo metálico da Noch (na verdade um kit de cartão - ou madeira?

- cortado a laser) para fazer de oficina e com chapa e perfis de Evergreen e telha da Noch construí os alojamentos do pessoal ("enriquecidos" com balsa para as portas) e os tabuleiros de descarga da via estreita para a larga.
No final fiquei com...
Fica aqui uma sugestão para modelismo nesta altura de crise, usando o que se tem em casa (como disse, só tive que comprar uma das agulhas que não tinha).