Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Nunca é tarde!
A inclinação ficou nos 2,8%. Penso que não é demais, e não tive problemas com o material
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Está a ir muito bem Marco :afro:

Aproveita uma de inclinações, e em curva, utiliza alguma inclinação ? Se sim, qual recomenda ???
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

rgtn Escreveu:Aproveita uma de inclinações, e em curva, utiliza alguma inclinação ? Se sim, qual recomenda ???
Como assim?!
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Penso que o que o rgtn quis dizer foi isto:

Aproveitando uma de inclinações, e em curva, utiliza alguma inclinação ? Se sim, qual recomenda ???


Eu diria 2mm máximo.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Ah! Está a referir-se ao desnível entre os dois carris da via, numa curva?
Sim, como diz o Jorge Seia, +/-2mm.
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

É isso mesmo :afro: Peço desculpa pela confusão :roll:
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Olá a todos!

Bem, após bastantes meses sem dar notícias sobre a evolução da minha maqueta, venho aqui só dar umas nividades (para já sem direito a imagens!).

Aproveitei estes meses para trabalhar no material circulante, e também para pensar melhor na maqueta.
Resumindo, tudo o que tinha feito até então, vai ser desmantelado!!!! As razões? Aqui ficam elas:
1ª- vou rodar a estação em 180º! No projecto antigo, o edifício da rotunda do museu iria ser uma foto colada na parede, mas se rodar a estação em 180º, isto vai permitir que a rotunda deixe de ser uma foto, e possa tornar-se um edifício real como os restantes elementos desta maqueta! a rotunda iras ficar colocada na ponta mais pequena do "L" da maqueta. Desta forma irei também conseguir esconder algumas curvas de entrada da estação, que serão de um raio mais apertado.
2ª- Decidi fazer a divisão de toda a área da maqueta por módulos! Não nas normas maquetren. Os 8m2 da maquete serão divididos por um total de 18 módulos, todos eles de dimensões diferentes, pois houve o cuidado de deixar as agulhas, tanto do lado Norte da estação como do lado sul, num único módulo. A rotunda será noutro, as plataformas de passageiros, por terem mais de 3 metros, serão divididas também por vários módulos.
Eu sei que agora parece tudo um pouco confuso, mas em breve irei postar aqui imagens que ajudaram a entender o novo disign da maqueta.

Com esta solução dos módulos, se um dia mudar de casa, na será necessário destruir nada, apenas tirar uns quantos parafusos e já está! Também estou a pensar fazer 2 módulos extra, estes sim com as normas maquetren, por forma a que a maqueta, caso seja desejado, possa integrar uma exposição.

Como disse, em breve haverá imagens!
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 574
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Boa, Marco!

Acho que é a melhor solução, até porque depois de ver o espaço comentei logo com o Seia o porque de não aproveitares todo o espaço.

Espero pelas fotos.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Benvindo de volta Marco, a ideia parece-me boa. A modularidade de uma maquete é sempre importante quando existe uma perspectiva de mudança de casa. Fico também a aguardar por algumas imagens.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

mpcarrilho Escreveu:Olá a todos!
Também estou a pensar fazer 2 módulos extra, estes sim com as normas maquetren, por forma a que a maqueta, caso seja desejado, possa integrar uma exposição.

Como disse, em breve haverá imagens!
Penso ser uma excelente opção os 2 módulos extra, pois vai permitir apreciar a obra num contexto mais abrangente, ou seja, num próximo encontro nacional.

Assim espero. Vamos, vamos. :clap: :clap:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Responder