Página 7 de 8
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 03 set 2012, 11:53
por mertola1977
olá marco,
estamos desejosos de ver essas imagens
bom trabalho
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 03 set 2012, 22:26
por mpcarrilho
Olá mais uma vez!
Desde já o meu agradecimento pelas palavras!
Agora mostro as imagens do projecto feito em computados (com o Wintrack). Numa imagem pode-se ver a maqueta e a respectiva disposição dos carris. Na outra imagem está marcado a vermelho a divisão de todos os módulos. No total são 18 módulos!
Do lado esquerdo das imagens está o lado Norte da estação, e do lado direito, o lado Sul.
Adianto que as medidas são as seguintes:
- o módulo 1, 2, 3 e 4 têm o total de 507cm de comprimento
- o módulo 1, 5, 17 e 18 têm o total de 260cm de largura.
Neste momento já tenho as caixas dos módulos 1, 2, 3 e 4 prontas, e até já comecei a construir o módulo nº 2, o qual vai ter o edifício das bilheteiras, um edifício anexo ao das bilheteiras, o parque de estacionamento privativo da Refer no interior, e a praça de táxis no exterior da estação.
Os módulos 6, 7 e 8, com um total de 350cm, vão incluir as linhas 1,2,3 e 4 da estação, bem como as respectivas plataformas.
Os módulos 11, 12 e 13, com um total de 350cm, vão incluir as linhas 5, 6(norte e sul),7(norte) e 8(norte e sul) da estação, bem como as respectivas plataformas e edifício central da estação.
Os módulos 14, 15 e 16, com um total de 350cm, vão incluir as linhas 9,10 e 11 da estação, bem como as respectivas plataformas.
Os módulos 5 e 9, serão muito importantes!!! Serão esses que irão ter todas as agulhas por isso têm de ser muito bem construídos para que tudo funcione às mil maravilhas. Serão também estes dois módulos que irão ser substituídos, no caso de deslocação da maquete para alguma exposição, por dois módulos idênticos, mas em recta, e com as normas Maquetren.
Finalmente o módulo 17, no qual pretendo replicar a rotunda das locomotivas do museu,
Admito sou ambicioso, maluco, doido, etc, etc, etc!!!! Mas o que era deste hobby sem malucos assim?!?!?!
Para breve fotos da construção do edifício das bilheteiras
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 03 set 2012, 22:52
por Ricardo Cruz
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 03 set 2012, 22:59
por mertola1977
Boas,
fazer a junção de todos esses módulos não vai ser tarefa fácil Marco!!!
Principalmente por serem de diferentes tamanhos, e existirem módulos interiores.
Abraço, boa continuação de trabalho.
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 06 set 2012, 14:34
por luis_lopes
Simplifique...... faça aquilo a que se chama de compressão selectiva.
É uma opinião...
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 06 set 2012, 19:15
por mpcarrilho
E agora pergunto eu: o que é isso da compressão selectiva?!
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 06 set 2012, 19:41
por riri
Boas
Isso é que é um projecto...
A seguir com atençao.

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 06 set 2012, 19:47
por ricardo santos
Boas,
Eu digo o mesmo, força nisso.
Um abraço
Ricardo Santos
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 07 set 2012, 00:57
por luis_lopes
Compressão selectiva é escolher os elementos que lhe dão a ideia de...
Por vezes é mais fácil dar essa ideia de uma estação, do que realizá-la na realidade... O lado esquerdo do ser plano vai-lhe dar problemas.
Reduza o tamanho das vias. Precisa mesmo de vias com quase quatro metros de comprimento? Desenhe o plano de vias na diagonal e imagine o seu plano como um oito, ou até mesmo um osso de cão. Este último vai permitir que os comboios passem na estação duas vezes enquanto dão volta: 1ª vez da esquerda para a direita - 2ª vez da direita para esquerda, p.ex.
Use a parte de baixo para fazer esses retornos. Se esticar um pouco, se calhar até consegue fazer uma gare fantasma...
Veja este plano: menos espaço, mas aproveitado de melhor forma.
Parte a verde está a 120 mm de altura (sem contar com as rampas)
Parte a rosa está a 0 mm
Parte a cinza está a -110 mm de altura.
Aproveite e veja a construção desta maqueta:
http://www.modellbahn-altburg.de/seiten/bauseite.html
Atenção, isto é apenas uma opinião... Por vezes no papel parece bem... mas depois na realidade não funciona. Tem a certeza que vai usar essas agulhas todas? Reduzindo o número de agulhas com a tal compressão selectiva, reduz o investimento...
Cumprimentos.
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 07 set 2012, 17:06
por Jorge Seia
Concordo com essa coisa da compressão selectiva
Se fosse eu na parte esquerda fazia tres modulos conforme o que desenhei na planta:
o modulo 1
o modulo a azul que inclui a parafernalia toda de rotunda, desvios, etc
e o modulo 18