Página 6 de 8
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 23 nov 2011, 22:29
por mpcarrilho
Nunca é tarde!
A inclinação ficou nos 2,8%. Penso que não é demais, e não tive problemas com o material
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 23 nov 2011, 22:37
por rgtn
Está a ir muito bem Marco
Aproveita uma de inclinações, e em curva, utiliza alguma inclinação ? Se sim, qual recomenda ???
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 23 nov 2011, 22:49
por mpcarrilho
rgtn Escreveu:Aproveita uma de inclinações, e em curva, utiliza alguma inclinação ? Se sim, qual recomenda ???
Como assim?!
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 24 nov 2011, 07:07
por Jorge Seia
Penso que o que o rgtn quis dizer foi isto:
Aproveitando uma de inclinações, e em curva, utiliza alguma inclinação ? Se sim, qual recomenda ???
Eu diria 2mm máximo.
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 24 nov 2011, 09:50
por mpcarrilho
Ah! Está a referir-se ao desnível entre os dois carris da via, numa curva?
Sim, como diz o Jorge Seia, +/-2mm.
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 03 dez 2011, 17:19
por rgtn
É isso mesmo

Peço desculpa pela confusão

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 02 set 2012, 14:29
por mpcarrilho
Olá a todos!
Bem, após bastantes meses sem dar notícias sobre a evolução da minha maqueta, venho aqui só dar umas nividades (para já sem direito a imagens!).
Aproveitei estes meses para trabalhar no material circulante, e também para pensar melhor na maqueta.
Resumindo, tudo o que tinha feito até então, vai ser desmantelado!!!! As razões? Aqui ficam elas:
1ª- vou rodar a estação em 180º! No projecto antigo, o edifício da rotunda do museu iria ser uma foto colada na parede, mas se rodar a estação em 180º, isto vai permitir que a rotunda deixe de ser uma foto, e possa tornar-se um edifício real como os restantes elementos desta maqueta! a rotunda iras ficar colocada na ponta mais pequena do "L" da maqueta. Desta forma irei também conseguir esconder algumas curvas de entrada da estação, que serão de um raio mais apertado.
2ª- Decidi fazer a divisão de toda a área da maqueta por módulos! Não nas normas maquetren. Os 8m2 da maquete serão divididos por um total de 18 módulos, todos eles de dimensões diferentes, pois houve o cuidado de deixar as agulhas, tanto do lado Norte da estação como do lado sul, num único módulo. A rotunda será noutro, as plataformas de passageiros, por terem mais de 3 metros, serão divididas também por vários módulos.
Eu sei que agora parece tudo um pouco confuso, mas em breve irei postar aqui imagens que ajudaram a entender o novo disign da maqueta.
Com esta solução dos módulos, se um dia mudar de casa, na será necessário destruir nada, apenas tirar uns quantos parafusos e já está! Também estou a pensar fazer 2 módulos extra, estes sim com as normas maquetren, por forma a que a maqueta, caso seja desejado, possa integrar uma exposição.
Como disse, em breve haverá imagens!
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 02 set 2012, 17:08
por jorge osorio
Boa, Marco!
Acho que é a melhor solução, até porque depois de ver o espaço comentei logo com o Seia o porque de não aproveitares todo o espaço.
Espero pelas fotos.
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 03 set 2012, 08:13
por nalmeida
Benvindo de volta Marco, a ideia parece-me boa. A modularidade de uma maquete é sempre importante quando existe uma perspectiva de mudança de casa. Fico também a aguardar por algumas imagens.
Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
Enviado: 03 set 2012, 11:10
por rui ferreira
mpcarrilho Escreveu:Olá a todos!
Também estou a pensar fazer 2 módulos extra, estes sim com as normas maquetren, por forma a que a maqueta, caso seja desejado, possa integrar uma exposição.
Como disse, em breve haverá imagens!
Penso ser uma excelente opção os 2 módulos extra, pois vai permitir apreciar a obra num contexto mais abrangente, ou seja, num próximo encontro nacional.
Assim espero. Vamos, vamos.
