Boa noite,
durante o Encontro de Módulos realizado em Torres Vedras no passado fim-de-semana, e a propósito do tema "Bombardier 1960 da Lima", alguém me pediu para eu colocar fotos de uma pequena transformação que eu efectuei neste meu modelo.
As alterações passaram pela instalação de um decoder AC c/Som além do famigerado patim central debaixo de um dos bogies.
Não contente acabei por substituir o engate funcional numa das frentes do modelo, por outro não-funcional mas mais realista devidamente "escoltado" pelas mangueiras da ordem.
Aqui ficam algumas fotos do "antes", do "durante" e do "depois" e ainda uma foto comparando as frentes dos modelos da Bombardier 1960 da Lima e da Raolva.
Utilizei referencia 872 da Vallejo Color com ponto de partida, e juntei algumas gotas de preto também da Vallejo, até encontrar a cor certa do castanho, tudo misturado num godé e tudo pintado a pincel.
Fiz uma peça por baixo do engate na zona da chapa do cabeçote, por forma a dar a forma de "triangulo" que é nitidamente visível na 1960 da Raolva. Também alterei a forma dos suportes laterais do cabeçote no modelo da Lima.
Esta fase envolve muita lixa e betume em sucessivas iterações, pelo que convém tanto quanto possível deixar a peça a acrescentar no seu formato e dimensões o mais próximo do definitivo possível e só depois fixar a nova peça ao chassis do modelo. Isto para estar a evitar lixas e betumes e mais lixas já com a peça fixa ao chassis, pois o pó da lixa entranha-se em tudo o que é sítio e com o boggie ali tão perto não vale a pena correr riscos desnecessários.
De resto foi só acrescentar o engate não funcional, e todas as mangueiras que são visíveis nas diversas fotos.
Quanto aos tampões de choque foram aproveitados da minha caixa de sobras, mas podem sempre colocar uns com mola de forma a ficarem mais realistas.
Como é facil de perceber tive que remover os tampões de choque originais, e cortar literalmente o engate original que estava fixo à estrutura do bogie, uma vez que este modelo não possui caixa de engates NEM.
Posteriormente a estas fotos acrescentei as buzinas específicas para a 1960 provenientes da MicroModel, pois as buzinas originais deixavam algo a desejar.
Ainda vou instalar os espelhos retrovisores em latão da MetalKit, pois considero que os mesmos acrescentam um nível de realismo adicional que em minha opinião justifica plenamente e se tiver coragem ainda pinto as escovas limpa-vidros oroginais gravadas nas janelas.
O que eu gostaria ainda de melhorar neste modelo era instalar umas escovas limpa-vidros em latão decentes, também da MetalKit mas temo que a remoção das escovas limpa-vidros gravadas nas janelas se revele difícil.
As mangueiras utilizadas foram retiradas do set da Roco com referência 40014, cuja foto publiquei no meu post anterior.
Como não sei quem pediu este informação, aproveito esta oportunidade e partilho com toda a comunidade.
obrigado
cumprimentos
Ayala Botto