Página 4 de 8

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 28 mar 2011, 23:36
por mpcarrilho
Ora muito bem, após alguns dias, a ponderar os prós e contras de uma subida numa maqueta, após ter lido e ouvido todos os conselhos de todos aqueles que através de fóruns, ou pessoalmente me quiseram ajudar, cheguei a uma conclusão acerca de rampa para a minha maqueta!
Então vai ser assim, e vou enumerar todos os aspectos:
- resolvi descer a altura do nível da estação de 16 para 12 cm em relação à bancada;
- a percentagem de inclinação é de 2,85%;
- não vai ser em Hélix! Porquê? Tudo o que é subidas em curva provoca mais atrito do que em recta, e se, no meu caso, para ir do nível inferior ao superior com esta percentagem de inclinação necessito de um total de 4,30m, a composição andar ali às voltas... Assim vou manter o esquema igual ao que se pode ver mais acima, tenho no inicio da subida cerca 2,9m em recta, e depois uma curva de 180º (1,4m) em curva raio 438mm e 505mm. Tudo isto vai ficar escondido. Irei posteriormente colocar umas pequenas câmaras para controlar os movimentos por baixo da estação.
Deixo também um esquema da forma como irei iniciar a construção da maqueta, que irá ter 5 fases.
Mais fotos dos desenvolvimentos, além destas, no sítio do costume.
Imagem
Imagem

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 29 mar 2011, 19:22
por Joao Joaquim
Bem giro, Marco! :clap:

Fiquei com uma vontade de começar a minha maquete... :baba:

Vamos ter direito a passo a passo da construção da tua maquete, certo? :afro:

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 29 mar 2011, 19:41
por mpcarrilho
Claro que vamos ter direito a passo a passo!!!
Vamos lá ver é o intervalo dos passos...

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 10 abr 2011, 23:01
por Jorge Seia
Boa noite Marco

Então a maquete, anda ou desanda?
Queremos fotos.

Abraço
Jorge

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 10 abr 2011, 23:06
por mpcarrilho
Vai andando...
Como e sabido, não é só a maqueta, pois o aerógrafo não tem parado!!!!! Ando a ver se apanho um AZTEK usado por uma ninharia!!!

Daqui a mais uns dias já arranjo umas fotos do nível superior das linhas 9, 10 e 11, já com a cortiça. já andei na estação a foto9grafar esta zona para arranjar fotos dos detalhes todos.

O meu problema agora reside no weathering dos carris!!!

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 10 abr 2011, 23:14
por Jorge Seia
Os dos nossos modulos foi o Sérgio que pintou com aerografo.
Veja estes no bloque do Luis Miguel http://luis363.blogspot.com/ estão espectaculares, foram pintados com pincel e várias tonalidades de cor.

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 10 abr 2011, 23:32
por mpcarrilho
Obrigado pela dica :afro:

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 18 abr 2011, 21:33
por mpcarrilho
Mais um pequeno avanço na maqueta: acabei a construção do nível superior para as linhas 9, 10 e 11, e colocação da respectiva cortiça. O próximo passo será a colocação da via.
Ficam 2 fotos, mas quem quiser acompanhar com mais pormenor está fase, pode fazê-lo no meu site.
Imagem
Imagem

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 20 abr 2011, 09:17
por isantos
Marco, nota-se que o estás a fazer com muito brio, até tem tudo muito bem recortado na zona dos parafusos ou pregos. :afro:

Abraço

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 20 abr 2011, 20:08
por mpcarrilho
Obrigado! Tem de ser assim, pois se não o fizesse iriam ficar altos que iriam prejudicar a colocação de via!
Agora quando colocar a segunda camada de cortiça deixam de se ver estes buracos.