Página 3 de 8

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 14:04
por mpcarrilho
Só para que tenham uma melhor ideia do que pretendo, fica aqui um pequeno esquema

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 17:57
por Bruno Sousa
Porque é que é vez de ter uma inclinção tão pronunciada, não experimentar dividir essa inclinação através de uma espiral?


cmpts
Bruno Sousa

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 18:46
por mertola1977
pois é Marco, o bruno tem toda a razão, é uma belíssima ideia. dessa forma, esse problema da inclinação desaparece.

cumps

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 18:47
por mpcarrilho
Também foi uma hipótese que considerei, mas queria evitar muitas curvas. Não queria exceder os 180º de curva.
Mas agora estou aberto a todas as hipóteses!

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 18:52
por Jorge Seia
Mas será que a espiral, que necessáriamente terá que ter uma curva superior a 360º não ocupará um espaço em altura superior a 16 cm?

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 18:56
por mpcarrilho
Tendo em conta que a curva actualmente projectada tem cerca de 140cm, uma volta completa teria um total (arredondando) 3m.
Se a inclinação for de 2,5%, cada volta completa daria um desnível de 7,5cm. Poderia então dar 2 voltas.
Mas isso é muito carril!!!! 6m de curva dupla!!!!!!!!

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 19:05
por Jorge Seia
Mas bastam 5 cm de altura para um comboio passar?

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 19:16
por mpcarrilho
5 não, mas como cada volta completa daria 7,5cm já chegava. Isto para uma inclinação a 2,5%

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 26 mar 2011, 23:04
por mertola1977
Boas,

Marco não te aconselho a colocar menos do que 7.5 cm de altura, mesmo assim já é mesmo à justa.

atenção às maquinas eléctricas, ao mínimo descuido ficam lá os pantógrafos... o ideal é 9 ou mais.

cumps

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 27 mar 2011, 00:21
por mpcarrilho
Boa noite a todos!
Pois, o ideal é 9 ou mais.
Estive a fazer esboços e mais esboços, e contas e mais contas, e com o raio que tenho disponível, e tendo em conta o máximo de 3% de inclinação, cada volta tem 3 metros, o que faz uma elevação por volta completa de 9cm. A isto se descontarmos a altura da cortiça e do carril, fico com pouco mais de 8cm. Para ter mais altura iria obrigar a uma elevação superior a 3%