Página 2 de 8

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 17 mar 2011, 13:06
por mpcarrilho
Posso-me considerar um sortudo por ter à minha disposição 5,10m de comprimento!!!

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 17 mar 2011, 15:24
por mertola1977
pois é realmente, é verdade... tem muito espaço.

Quem me dera que tivesse esse espaço, ai sim poderia fazer um layout em condições... até dava para sonhar.

Tendo o que tenho, sabe deus o que um homem tem de aguentar para ter este espaço da casa ocupado (2.4m x 1.35)...

abraço.

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 18 mar 2011, 08:05
por jorge osorio
Bom dia, Marco!

Esses 5,10m são de plantaforma ou é o espaço disponivél para o layout, qual é o tamanho de um InterCidades.

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 18 mar 2011, 23:14
por mpcarrilho
Caro Jorge Osório,
Os 5,10m corresponde de facto ao espaço disponível para o layout.
Retirando o espaço necessário para as curvas dos dois lados (+/- 1,20m), sobram 3,90m. Para as plataformas necessito de cerca de 3,75m.

Quanto ao Intercidades, uma composição com uma 5600 + 6 carruagens (1X1ª classe, 1Xbar, 4X2º classe) tem um comprimento de cerca de 2,10m

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 19 mar 2011, 18:53
por Jorge Seia
2,10 metros de composição!!!!???? Ahhhhhh Leão :clap: :clap: :clap:

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 19 mar 2011, 22:55
por mpcarrilho
Ou é ou não é!!!!! :diablo:

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 24 mar 2011, 23:10
por mpcarrilho
Boa noite caros colegas.
Hoje não trago novidades, mas venho pedir a vossa ajuda.
Na minha maqueta estou a construir a estação num nível superior, que fica a cerca de 16cm da base da bancada. Por forma a conseguir fazer um circuito fechado, optei por nos topos iniciar uma rampa até ao nível inferior.
Fiz alguns testes, para testar a inclinação ideal, até um máximo de 7% de inclinação. Foram usadas várias locomotivas, e todas elas puxaram a mesma composição (5 vagões Galp da Electrotren, aqueles bem velhinhos e pesadinhos!). O teste foi iniciar marcha em plena subida e eis os resultados.
- locomotiva 5600 Lima – iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! HÁ Leão!!!
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 5%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 6%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)
- locomotiva 1525 Norbrass - iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! Não esperava mais nada!!!
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 2%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 3%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com mesmo muita dificuldade até aos 3,5%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - Não iniciou marcha ACIMA DOS 3,5%, limita-se a patinar!!!!
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 4,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 5,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)

Posto isto, e apesar de a 1400 ter sido uma grande decepção, resolvi escolher uma inclinação máxima de 5,5%, pois penso que uns aros de aderência poderão resolver o problema da 1400. Quanto ás outras, umas melhor, outras pior, todas elas têm capacidade de arrancar a meio da subida. Então se virem lançadas, ainda devem subir melhor.

Agora queria saber a vossa opinião, e se tiverem, a experiência com subidas.

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 24 mar 2011, 23:48
por Bruno Sousa
A inclinação é em recta ou em curva? Quanto á 1400 posso-lhe responder que com 8 carruagens se apanhar um pescoço de cavalo com 10mm de altura ela patina mas puxa.


cmpts
Bruno Sousa

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 00:14
por mpcarrilho
A inclinação no início é em recta, e os últimos 140cm em curva. É via dupla, sendo o raio da via de dentro 438mm, e a via do lado de fora de505mm

Re: Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Enviado: 25 mar 2011, 09:20
por Jorge Seia
Bom dia Marco

Nunca me apercebi que isso se passasse com qualquer das locos que indica, mas na verdade a minha maquete tem uma inclinação máxima de 3%.
As 1400 com as novas rodas "nem" que a sudexpress tem, sobem inclinações de cerca de 10%, já vi com os meus olhos. Portanto, ou coloca uns aros de aderência, o que deve resolver o problema de iemdiato, ou troca as rodas o que ainda fica melhor e resolve o problema de vez.

Um abraço
Jorge