Futura migração Portugal Ferroviário

Regras, sugestões, críticas, pedidos de ajuda dos utilizadores e informação sobre o Portugal Ferroviário. Espaço para produções dos utilizadores do fórum, ligações, livros, etc.
trainmaniac
Participante
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Contacto:

Olá a todos,

Toda a plataforma Portugal Ferroviário está a precisar de uma actualização bastante significativa depois de quase 20 anos no ar com a actual arquitectura.
Assim, em breve - data a anunciar - vamos migrar vários componentes. Nomeadamente, o login no fórum vai passar a ser feito através do site principal. Todos os logins migrarão para a estrutura do site principal, que oferece uma plataforma de autenticação muito mais robusta e onde poderão até activar Multifactor authentication para mais segurança.
Isto não quer dizer que vá deixar de existir formulário de autenticação aqui, mas poderão esperar redireccionamentos para o site principal em alguns casos concretos.

Quando existir uma data concreta para a migração de serviços para uma nova arquitectura, colocarei aqui um novo post. Nessa altura, será de prever a suspensão por 2 ou 3 dias - o site continuará a estar público mas a partir da data mencionada nenhuma actualização que façam (novos posts, fotos, etc) será migrado para a nova plataforma. No final dessa intervenção, publicaremos aqui o regresso à normalidade.

Para já isto é apenas um aviso para visibilidade antecipada e saberem o que acontecerá a prazo.
Imagem
trainmaniac
Participante
Contacto:

A partir da próxima 6ª feira, dia 8 de Maio, às 22 horas, o fórum estará em manutenção para migrar para uma nova infraestrutura de autenticação. Por questões de plataforma ele continuará disponível e a funcionar de forma aparentemente normal, mas os posts e registos feitos depois daquela hora terão de ser repetidos, caso existam.
Darei aqui indicação de quando a migração estiver terminada - a partir desse momento incentivo todos a voltarem à participação normal.
É de esperar que após a migração toda a gente precise de fazer login de novo. À partida quem aceder directamente via fórum não notará sequer diferenças, mas o vosso user na prática passa a viver no site portugalferroviario.net e aí poderão tornar mais segura a vossa conta activando 2-Factor authentication, por exemplo.

Avisarei aqui dia 8 quando o fórum "fechar" para esta modificação.
Imagem
trainmaniac
Participante
Contacto:

Lembrete, amanhã fechamos para obras a partir das 22h, restabelecimento previsto durante o fim de semana e darei disso conta aqui.
Imagem
trainmaniac
Participante
Contacto:

Último post que vai ser guardado. Já voltamos.
Imagem
trainmaniac
Participante
Contacto:

Está reposto o serviço.
O login é agora gerido pelo site principal, mas podem continuar a usar os botões de login aqui e serão redireccionados para o fórum. Caso tenham dificuldades reportem aqui.
Imagem
Pedro Dourado1

Boa noite.
Não sei se tem alguma coisa a ver com a migração do forum ou não, mas no dia 11 de maio alterei o meu email aqui do forum, recebi o email de confirmação e cliquei no link recebido para reativação do perfil. Esteve a funcionar corretamente, mas de à cerca de 3 ou 4 dias no email associado à minha conta aparece o antigo e o meu nome aparece Pedro Dourado1. Hoje voltei a fazer a alteração, recebi novamente o email e cliquei no link para reativar a conta. O email aparece alterado no perfil do site, e com o nome Pedro Dourado, mas no perfil do forum está o email antigo e continua a aparecer Pedro Dourado1.
Aftaminas
Participante
Registado: 02 mai 2021, 23:13

Deixei de ver o símbolo das notificações, para ver que tópicos por mim acompanhados tem posts por ler
Pedro Dourado1

Também não tenho permissões para ver imagens nas mensagens.
trainmaniac
Participante
Contacto:

Pedro Dourado1 Escreveu: 18 mai 2026, 21:11 Boa noite.
Não sei se tem alguma coisa a ver com a migração do forum ou não, mas no dia 11 de maio alterei o meu email aqui do forum, recebi o email de confirmação e cliquei no link recebido para reativação do perfil. Esteve a funcionar corretamente, mas de à cerca de 3 ou 4 dias no email associado à minha conta aparece o antigo e o meu nome aparece Pedro Dourado1. Hoje voltei a fazer a alteração, recebi novamente o email e cliquei no link para reativar a conta. O email aparece alterado no perfil do site, e com o nome Pedro Dourado, mas no perfil do forum está o email antigo e continua a aparecer Pedro Dourado1.
Viva Pedro

Acho que sei o que foi, mas já agora consegues reproduzir os passos que fizeste para reativar a contar? se preferires envia-me por MP para confirmar a origem do problema.
Imagem
trainmaniac
Participante
Contacto:

Aftaminas Escreveu: 19 mai 2026, 09:50 Deixei de ver o símbolo das notificações, para ver que tópicos por mim acompanhados tem posts por ler
Eles estão visíveis, acredito que possa ter sido uma tema de cache do browser, tenta em incognito e vê se está OK. Se estiver limpa o cache do browser.
Imagem
Responder