Amigos
Montagem de todos os componentes no meu depósito (extintor). Se repararem existem 3 locais de ligação conforme disse há tempos.
Para aqueles que decidirem utilizar apenas 2 saídas, elas terão que ser diferentes na maioria dos casos, sendo uma de 1/4" e a outra de 1/2". Na de 1/2" ligará a válvula de retenção e na outra o restante material: pressostato, válvula de segurança, manómetro e conjunto do filtro com regulador de pressão e respectivas válvulas de corte.
Aqui vai o conjunto. Só falta a peça de saída para ligar o aerógrafo e o acoplamento rápido, peças a serem instaladas no lado direito onde se vê aquelas duas saídas.
O trabalho a seguir será de serralheiro, construção da base/suporte do motor e do depósito. Vou mostrando.
Se algum amigo tiver dúvidas nesta montagem é só dizer que tentarei ilucidar.
Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Compressor caseiro para modelismo.
-
nalmeida
- Participante
- Registado: 20 jun 2012, 19:05
Não sei se é mais caro ou mais barato que comprar um mas que é mais porreiro é! Fico a aguardar a montagem final e tenho acompanhado com interesse a evolução.
-
Carlos Micaelo
- Participante
- Registado: 05 nov 2011, 22:49
Não vale a pena. O meu compressor não tem depósito pelo que a única coisa que poderia aproveitar seria o indicador de pressão. Mais vale deixar esse tal como está e fazer um novo conforme as indicações deste tópico. Este era mesmo o incentivo que me faltava para dar início ao projecto.Cosmin Escreveu:(...) motor dum compressor vulgar pode ser substituido por um de frigorifico. E ja esta um cãompressor silencioso
Os compressores comerciais silenciosos (dB semelhantes aos do funcionamento de um frigorífico) rondam os 400€:
http://www.hobbiesguinea.com/default.ph ... e91885c967
http://www.obeeliks.com/contents/en-uk/d4.html
-
farripas
- Participante
- Registado: 27 abr 2011, 16:54
Amigo Carlos
Ter em atenção que um motor de frigorífico novo pode custar á roda dos 200,00 €. Motivo dos compressores silenciosos custarem esses valores.
Mas eu penso que será sempre fácil adquirir um de borla, usando os sucateiros.
Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Ter em atenção que um motor de frigorífico novo pode custar á roda dos 200,00 €. Motivo dos compressores silenciosos custarem esses valores.
Mas eu penso que será sempre fácil adquirir um de borla, usando os sucateiros.
Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Última edição por farripas em 13 mar 2013, 19:41, editado 1 vez no total.
-
Cosmin
- Participante
- Registado: 16 dez 2011, 01:03
Caro Anísio,
qual foi a razão para isolar o filtro-regulador com 2 passadores?
qual foi a razão para isolar o filtro-regulador com 2 passadores?
-
Carlos Micaelo
- Participante
- Registado: 05 nov 2011, 22:49
Desculpem a minha ignorância sobre este tema, mas nenhum destes serve ou não serão silenciosos?farripas Escreveu:Ter em atenção que um motor de frigorífico novo custa á roda dos 200,00 €. Motivo dos compressores silenciosos custarem esses valores
http://www.sonigate.com/pt/product/show ... Id=3&oId=8
-
farripas
- Participante
Cosmin
A utilização das duas válvulas foi um capricho meu mais para simplificar do que para funcionar, bastaria a colocada no lado esquerdo.
No fundo servem para o seguinte: a do lado esquerdo, é obrigatória a sua colocação e serve para se quisermos limpar o filtro ou se surgir algum problema com o regulador podermos fechar a pressão vinda do depósito, também pode ser usada como válvula de corte geral á saída (ter em atenção que vou utilizar a saída superior para ligação ao aerógrafo e esta é aberta); a do lado direito vai ser utilizada, no meu caso, como válvula de corte geral á saída pois como afirmei esta é aberta e sempre que tiro o aerógrafo tenho que fechar essa válvula. E como a outra está muito chegada ao depósito é mais fácil usar a do lado direito para esse efeito, portanto facilitando a operação.
Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
A utilização das duas válvulas foi um capricho meu mais para simplificar do que para funcionar, bastaria a colocada no lado esquerdo.
No fundo servem para o seguinte: a do lado esquerdo, é obrigatória a sua colocação e serve para se quisermos limpar o filtro ou se surgir algum problema com o regulador podermos fechar a pressão vinda do depósito, também pode ser usada como válvula de corte geral á saída (ter em atenção que vou utilizar a saída superior para ligação ao aerógrafo e esta é aberta); a do lado direito vai ser utilizada, no meu caso, como válvula de corte geral á saída pois como afirmei esta é aberta e sempre que tiro o aerógrafo tenho que fechar essa válvula. E como a outra está muito chegada ao depósito é mais fácil usar a do lado direito para esse efeito, portanto facilitando a operação.
Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
-
Cosmin
- Participante
- Registado: 16 dez 2011, 01:03
Carlos,
qualquer um serve, a diferença entre os tais motores é a potencia debitada. Os motores de frigorifico tem potencia ate 2 Hp, mas isso é irrelevante.
O mais importante é o preço.Como amigo Anisio estava dizer, num sucateiro encontra motores baratos, por 5-10 euros. Aonde ver uma arca ou um frigorifico abandonado, é ir la com uma chave 10-11 e um alicate, pois o motor pode estar bom.
qualquer um serve, a diferença entre os tais motores é a potencia debitada. Os motores de frigorifico tem potencia ate 2 Hp, mas isso é irrelevante.
O mais importante é o preço.Como amigo Anisio estava dizer, num sucateiro encontra motores baratos, por 5-10 euros. Aonde ver uma arca ou um frigorifico abandonado, é ir la com uma chave 10-11 e um alicate, pois o motor pode estar bom.
-
farripas
- Participante
Amigo Carlos e Cosmin
Peço desculpa pelo meu português escrito, sou homem mais das ciências, mas o que eu pretendi dizer é que um motor de frigorifico ou arca pode ir até aos 200,00 €.
Os que o Carlos apresenta servem perfeitamente para o nosso hobbie, mas devido á longevidade que estes motores apresentam hoje em dia, é preferível ir a um sucateiro e tentar adquirir lá por um preço muito baixo. O amigo Cosmin diz e tem toda a razão consegue-se estes motores por 5 a 10 € e é só levar ferramenta para o extrair.
Quero aqui apenas alertar os amigos forenses e o Carlos em particular que os motores que são aqui apresentados por este, podem não incluir o sistema de arranque que é composto por uma série de fios (que saem do interior do motor) e que vão ligar a um condensador (externo), componente este que faz o arranque do motor eléctrico existente no interior daquela cápsula negra que vemos nos motores dos frigoríficos.
Mas mais uma vez alerto que a construção destes compressores têm como finalidade além do ruído o seu preço, portanto vamos lá economizar.
Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Peço desculpa pelo meu português escrito, sou homem mais das ciências, mas o que eu pretendi dizer é que um motor de frigorifico ou arca pode ir até aos 200,00 €.
Os que o Carlos apresenta servem perfeitamente para o nosso hobbie, mas devido á longevidade que estes motores apresentam hoje em dia, é preferível ir a um sucateiro e tentar adquirir lá por um preço muito baixo. O amigo Cosmin diz e tem toda a razão consegue-se estes motores por 5 a 10 € e é só levar ferramenta para o extrair.
Quero aqui apenas alertar os amigos forenses e o Carlos em particular que os motores que são aqui apresentados por este, podem não incluir o sistema de arranque que é composto por uma série de fios (que saem do interior do motor) e que vão ligar a um condensador (externo), componente este que faz o arranque do motor eléctrico existente no interior daquela cápsula negra que vemos nos motores dos frigoríficos.
Mas mais uma vez alerto que a construção destes compressores têm como finalidade além do ruído o seu preço, portanto vamos lá economizar.
Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
-
farripas
- Participante
Amigos
Acabadinhos de chegar da produção, os ferros que vão dar lugar ao estrado do meu compressor.
Valor do material 8,70 € (incluindo as rodas).
Vamos começar a soldar o conjunto.
Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Acabadinhos de chegar da produção, os ferros que vão dar lugar ao estrado do meu compressor.
Valor do material 8,70 € (incluindo as rodas).
Vamos começar a soldar o conjunto.
Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.