A "EVA" da Medway

Criações e transformações pessoais
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Após a conclusão da carruagem das malas do expresso do oriente, tenho-me virado um pouco mais para a minha maquete, como podem ver num outro post.
Com certeza repararam, aqui há tempos, coloquei aqui mesmo nas perguntas, se havia alguém que me pudesse ajudar na cor desta máquina da Medway, a Eva.
Após ter tido algumas respostas, fiz uns ensaios e acho que tenho a cor dessa máquina.
Agora que temos todos que ficar em casa, resolvi por mãos á obra e aqui vai o início. Usando como máquina dadora do chassis e motorização uma Bachmann SD 45 e adaptando-a ao Kit da Micromódel da CP 1930 vamos tentar então realizar a EVA da Medway.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Em todos os projectos que me meto, em 1º lugar tento munir-me de documentação que me possa elucidar e ajudar sobre o produto do qual vou fazer uma cópia miniatura. E este caso não foi excepção.
Depois de verificar o modelo real e o modelo miniatura, detectei que neste havia duas zonas muito distintas da realidade.
A 1ª é uma zona, por cima de uma daquelas janelas laterais pequenas, que possuía uma entrada/saída de um ventilador (Foto 1930C). A 2ª diferença consistia na zona frontal em que a carcaça do modelo possuía uma parte da comunicação entre máquinas com as, digamos, portas abertas quando normalmente estas andam sempre fechadas (Foto 1930D).
Assim para o 1º caso a solução foi efectuar vários furos (Foto 001), neste caso, de 0,75 mm pelo interior do buraco onde serão inseridas umas grelhas a imitar essa saída. Futuramente esse buraco será limado e ajustado, antes de colar vários perfis da Evergreen e tentar uma semelhança com a realidade.
No 2º caso, o que foi feito até agora foi partir as tais portas que existiam e tapar o orifício existente com putty (Foto 003) para tentar, logo que esteja seco, lixar a zona de forma a ficar lisa com um ligeiro vinco a meio.
Vamos continuar com o trabalho.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

As portas frontais nos cabeçotes é onde estão as tomadas de ligação em múltipla. Quando havia 1900´s com fartura, era usual andarem abertas. Quanto ás grelhas no tejadilho, só existem nas 1900´s e servem para refrigerar as resistências do freio reostático, inexistente nas 1930´s.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caro amigo.

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caríssimos amigos.

Espero que estejam em casa, aqueles que podem, para que haja melhores dias.
Quanto a este projecto aqui vai a evolução já com os buracos abertos, mas ainda não definitivamente lixados, assim como a frente já tapada e parcialmente lixada.
Estou á espera de umas informações para poder acabar esta parte.
Vamos continuar.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos

Enquanto espero por umas peças para a carcaça da Eva, vou-me aplicando noutras zonas da maquina.
Hoje comecei a tratar dos bogies. O tratamento que estou a realizar utiliza o mesmo método que usei aquando da realização da CP 1501.
Começo por aplainar em grosso, usando lixa de grau pequeno, <= 320, até atingir uma espessura entre 1 e 1,5 mm. No fim passo lixa de água, sem água, de forma a tornar a peça quase lisa, mas ainda com alguma rugosidade.
Em seguida dou o mesmo tratamento á peça que vem no Kit usando só lixa fina. Tenho o cuidado de retirar algumas rebarbas ou tapar pequenos poros que possam existir.
No fim colo as duas peças com Araldite e depois de secas tento retirar o excesso nos contornos da peça dadora de forma a não se ver para além da peça do Kit.
Mostro o estado da peça dadora pronta para a colagem em comparação com uma ainda não tratada.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos

No fim desta operação, o resultado final será qualquer coisa parecida com isto.
Agora é só fazer mais três cópias e juntar toda a aparelhagem associada a cada bogie.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

farripas Escreveu: 12 abr 2020, 22:55
Hoje comecei a tratar dos bogies. O tratamento que estou a realizar utiliza o mesmo método que usei aquando da realização da CP 1501.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Saudações,

Gosto do que vejo com boas praticas a meu ver. :love:

Também estou a tratar de uma Kato para fazer uma 1501. Neste momento estou a tratar da caixa NEM para os engates.
Referente aos bogies, trabalhei de outra forma, mas a tua tambem me pareceu interessante. Utilizei a tecnica do MCLourenço que trabalha nos captadores de corrente e depois cola as laterais do bogie.

Como bom modelista, também tenho um outro projecto começado, uma 1900, mas estava tentado em ter uma mecânica e varias carcaças para ir trocando. :uwi:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Na continuação da construção dos bogies, e após a colagem das peças que vêm no Kit nas dadoras e depois de colocar já alguns elementos (ainda faltam outros) o resultado é este.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

Os bogies têm um aspecto fantástico! :love: :afro:
Responder