
Um amigo me contou esta história:
“Em 1983, quando estudante, vim a Moscovo com meus pais para visitar minha tia.
E um dia peguei o trem e fui para a estação de Shcherbinka. Eu sabia que havia lá um Circuito Experimental onde eles testavam os mais recentes equipamentos ferroviários soviéticos.
Era domingo. E não havia ninguém na base. Nem uma única pessoa.
Examinei locomotivas por um longo tempo. Alguns deles eram familiares, outros realmente eram uma nova palavra em tecnologia na época.
E de repente vi um trem inteiro de carros de passageiros de aparência incomum. Os vagões estavam apenas com cadeiras. Eles eram feitos de aço inoxidável corrugado e não tinham portas automáticas, como trens elétricos, mas portas comuns, apenas mais largas. A parte superior dos carros era de aço brilhante, a parte inferior era verde. Em uma placa de metal presa a cada carruagem, estava escrito em letras cirílicas e latinas: "Sorefame. Portugal".
E agora, depois de tantos anos, estou tentando encontrar pelo menos alguns "vestígios" desses carruagens portugueses na Rússia. E não consigo encontrar nada. Nem fotos, nem referências.
Não sonhei tudo isto, porque me lembro bem do nome, e a empresa portuguesa "Sorefame" realmente existia naqueles anos. Produzia vagões de aço inoxidável sob uma licença americana.
Talvez alguém saiba alguma coisa sobre esses vagões portugueses? Quando e por que eles chegaram à URSS?“
Tanto quanto pude, vasculhei os recursos da Internet, lendo tudo sobre o Sorefame que está disponível no Google, mas também não encontrei nada.

Más, no entanto, encontrei este belo fórum!
Talvez os senhores forumistas, como especialistas expertos, possam descobrir algo sobre este assunto misterioso?
Agradeço antecipadamente!
Abraço,
August