Comprei recentemente o conjunto as 3 carruagens tipo S da CIWL, da Sudexpress/LS Models.
Comecei então a verificar o tipo de composições que poderia formar, juntei estas com outras que já tinha, as da Heris/RTrains e as da Electrotren.
Foi assim que me apercebi da grande diferença de altura entre as várias marcas.
A diferença é tão grande que qualquer disfarce estava posto de lado.
Seguiu-se a investigação de saber qual estaria mais próximo da realidade. E não foi surpresa verificar que as correctas são as da Sudexpress.
Diferença Sudexpress/RTrains
Diferença Electrotren/Sudexpress
Seguiu-se o estudo para decidir como resolver estas diferenças.
Continuarei a dar-vos conta das várias etapas que segui.
Altura de carruagens CIWL Heris/RTrains e CIWL Electrotren
- blasco01
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Para o caso das Electrotren, fui repescar uma mensagem que encontrei em tempos no Fórum LR, para carruagens Rivarossi, em que um modelista francês mencionava a mesma certeza do que a do Rui Pina, e na altura ainda não tinham começado a ser comercializadas as varias versões da LS Models.
Este modelista, entre várias coisas, propunha o desbaste de uma camada do bugie, e a redução do diâmetro dos rodados usados.
Junto foto do bugie sem alterações
Este modelista, entre várias coisas, propunha o desbaste de uma camada do bugie, e a redução do diâmetro dos rodados usados.
Junto foto do bugie sem alterações
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Última edição por blasco01 em 14 jun 2015, 00:16, editado 1 vez no total.
Até Breve!
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excelente iniciativa João. Sei que vem daí um tutorial com todos os detalhes... Obrigado
Comentando as fotos; são incriveis as diferenças, provavelmente na ordem dos 2-3mm ou que representa uma brutalidade à escala mas, mais importante, afecta, e de que maneira, o aspecto dos modelos.
Comentando as fotos; são incriveis as diferenças, provavelmente na ordem dos 2-3mm ou que representa uma brutalidade à escala mas, mais importante, afecta, e de que maneira, o aspecto dos modelos.
- blasco01
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Obrigado Rui.
Olhando melhor para o chassis da Electrotren, em vez de desbastar/fresar o bugie, pensei em desbastar/fresar o cone de encaixe do bugie, apenas por um factor, ser mais fácil controlar a altura desbastada e garantir que a carruagem mantem o plano horizontal. Isto, porque o processo de desbastar é bastante manual.
Após o desbaste, a aparência é Mas, aparece um imprevisto, visto ser cónico, perde a espessura para agarrar o pivot do bugie, e este passa a cair de cada vez que se levanta a carruagem. Daí o reforço branco em plastic card que podem observar.
Pois, não há bela sem senão!
Olhando melhor para o chassis da Electrotren, em vez de desbastar/fresar o bugie, pensei em desbastar/fresar o cone de encaixe do bugie, apenas por um factor, ser mais fácil controlar a altura desbastada e garantir que a carruagem mantem o plano horizontal. Isto, porque o processo de desbastar é bastante manual.
Após o desbaste, a aparência é Mas, aparece um imprevisto, visto ser cónico, perde a espessura para agarrar o pivot do bugie, e este passa a cair de cada vez que se levanta a carruagem. Daí o reforço branco em plastic card que podem observar.
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- blasco01
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Bem, rendi-me à sugestão do modelista francês, mas sem mudança de rodados.
Digo-vos já, que o alinhamento da carruagem, é feito por tentativas, e bastante mais demorado.
O bugie fica com o seguinte aspecto: O bugie que vos mostro, é o que vai ser aplicado no furgão. Para as restantes carruagens, camas e restaurantes, o desbaste será feito no outro anel.
Bem, como diz o ditado, não há uma sem duas. Com a montagem dos bugies, a carruagem deixou de deslizar. A razão é de facto óbvia, a altura a desbastar é tão grande, que os verdugos dos rodados passaram a tocar e raspar no chassis da carruagem. O que levou à troca dos rodados!!!!!
Neste caso, mantive o diâmetro, mas com rodados RP25: e... imaginem... resultou!!!
Digo-vos já, que o alinhamento da carruagem, é feito por tentativas, e bastante mais demorado.
O bugie fica com o seguinte aspecto: O bugie que vos mostro, é o que vai ser aplicado no furgão. Para as restantes carruagens, camas e restaurantes, o desbaste será feito no outro anel.
Bem, como diz o ditado, não há uma sem duas. Com a montagem dos bugies, a carruagem deixou de deslizar. A razão é de facto óbvia, a altura a desbastar é tão grande, que os verdugos dos rodados passaram a tocar e raspar no chassis da carruagem. O que levou à troca dos rodados!!!!!
Neste caso, mantive o diâmetro, mas com rodados RP25: e... imaginem... resultou!!!
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- blasco01
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E agora, o aspecto final das carruagens Electrotren já com a altura certa:
Segue-se o processo com as carruagens da RTrains/Heris
De referir que o comportamento dinâmico não apresenta qualquer alteração, as carruagens rolam muito bem, mesmo em raios mais pequenos.Segue-se o processo com as carruagens da RTrains/Heris
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- blasco01
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Mostro-vos agora fotos antes de qualquer operação:
- Chassis - Bugie Como é fácil perceber, neste caso não temos nenhuma margem do lado do bugie para desbastar, ao contrario, temos um baixo relevo.
Se desbastar o cone do chassis que serve de guia para o pivot do bugie, à semelhança do que aconteceu na Electrotren, vamos ficar sem forma de encaixar o bugie no chassis.
- Chassis - Bugie Como é fácil perceber, neste caso não temos nenhuma margem do lado do bugie para desbastar, ao contrario, temos um baixo relevo.
Se desbastar o cone do chassis que serve de guia para o pivot do bugie, à semelhança do que aconteceu na Electrotren, vamos ficar sem forma de encaixar o bugie no chassis.
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Caramba, o Pennsylvania com RP25 fica com um aspecto fantástico. Merecia que lhe tivesses aplicado alguma patina... e já agora experimentar as RP25 nas P
- blasco01
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Decidi arriscar no desbaste do cone no chassis, foi no total cerca de 2mm. Mostro-vos o aspecto final, do lado das escadas, onde além do cone, foi necessário também desbastar as pirâmides para manter a posição vertical. As pirâmides ficaram alinhadas com o cone.
Após montagem, junto fotos de ambos os extremos da carruagem comparado com a carruagem da Sudexpress. Uma ultima nota, as carruagens que deste tipo que circularam na Península Ibérica não tinha as argolas de amarração. Por isso aproveitei e cortei-as.
Aspecto final
No bugie não fiz qualquer alteração, e neste caso, não existem problemas na fixação deste ao chassis. Após montagem, junto fotos de ambos os extremos da carruagem comparado com a carruagem da Sudexpress. Uma ultima nota, as carruagens que deste tipo que circularam na Península Ibérica não tinha as argolas de amarração. Por isso aproveitei e cortei-as.
Aspecto final
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