Este comboio foi aquirido em 1940.
Na locomotiva só as rodas e os parafusos não são originais.
As rodas da locomotiva tinham ( têm) as seguintes medidas:
Diâmetro exterior - 35 m/m
Diâmetro interior - 28 m/m
Espessura total - 7,5 m/m
As rodas iniciais eram raiadas , fundidas em antimónio (?) e num dos lados faziam uma pequena meia lua, exactamente as locomotivas a vapor. No lado oposto havia um orifício com parafuso que segurava o que se pode considerar o "embolo" (que fazia e faz o movimento de "vai-vem"). Os raios e a meia lua eram pintados de vermelho , e o resto das rodas na cor natural da dita liga de antimónio (cor chumbo claro). Já não me recordo se eram só as rodas traseiras que tinham a meia lua e o orifício para os parafusos. Certamente que sim e as das frente não tinham orifício para segurar "embolo". Se tinham ou não a meia lua não me recordo.
Comboio de 1940
- vicente
- Participante
- Mensagens: 2732
- Registado: 19 mai 2009, 14:04
- Localização: Agualva Cacém
Muito bem conservado tendo em conta que é um artigo com 74 anos!
A 60 ton angel falls to the earth
A pile of old metal, a radiant blur
Scars in the country, the summer and her
Always the summers are slipping away
A pile of old metal, a radiant blur
Scars in the country, the summer and her
Always the summers are slipping away
- Sergio Santos
- Moderador Global
- Mensagens: 2582
- Registado: 30 dez 2008, 20:53
- Localização: Benavente
Um belo exemplar digno de museu.
E ainda funciona (a corda), certo?
E ainda funciona (a corda), certo?
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Sérgio Santos