António Lopes: Maqueta

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Bom dia a todos,

Na sequência da minha apresentação foi-me sugerido por um dos participantes (riri) que colocasse algumas fotos. Aqui vai uma pequena amostra, com algumas explicações.
Planos de vias. A secção no meio da área central é uma gare fantasma que vai ficar naturalmente escondida, mas com acesso.
Nas fotos, o lado direito é a parte com via k que ainda não desmantelei. nem o vou fazer, pois quero manter o cenário alterando apenas as vias. Aliás, numa primeira fase, estou a converter a via K da Märklin para trabalhar em DCC o que, para a via normal é fácil, pois os dois carris estão isolados um do outro, mas para as agulhas, já é outro assunto, especialmente para a agulha de três vias, uma verdadeira bricolage... Ainda não estou certo de conseguir. Enfim logo se verá...

Naturalmente qualquer comentário será bem vindo.

Abraços,

António
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Boas

Bonito projecto e espaço (tomara eu ter assim) , obrigado pelas fotos :afro:
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Boa tarde,

Mais algumas fotos da maqueta antiga.

Uma das razões da mudança foi a parte em via C da Märklin, estava muito "pista de carros" e ainda por cima em via dupla o que, como eu fui aprendendo, reduz muito o potencial de manobras e só se justifica para maquetas realmente muito grandes (tipo Basement Empire), ou então, se representarem de facto um troço de via em que haja muito movimento e alimentado por uma boa gare fantasma.

Espero que, com o novo plano, o potencial de operações seja bastante melhor. Uma coisa é certa, desta vez, e é um pequeno conselho que dou, só vou avançar com cenário e edíficios, depois de fazer bastantes sessões de operações. Se depois chegar à conclusão que é necessário fazer alguma alteração para melhorar as operações, será certamente mais fácil, menos demorado e, menos caro...

Espero fazer mais alguns avanços durante os próximos feriados.

Como sempre, quaisquer comentários são sempre bem-vindos

Abraço,

António
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

ALopes Escreveu:Boa tarde,

Mais algumas fotos da maqueta antiga.

Uma das razões da mudança foi a parte em via C da Märklin, estava muito "pista de carros" e ainda por cima em via dupla o que, como eu fui aprendendo, reduz muito o potencial de manobras e só se justifica para maquetas realmente muito grandes (tipo Basement Empire), ou então, se representarem de facto um troço de via em que haja muito movimento e alimentado por uma boa gare fantasma.

Espero que, com o novo plano, o potencial de operações seja bastante melhor. Uma coisa é certa, desta vez, e é um pequeno conselho que dou, só vou avançar com cenário e edíficios, depois de fazer bastantes sessões de operações. Se depois chegar à conclusão que é necessário fazer alguma alteração para melhorar as operações, será certamente mais fácil, menos demorado e, menos caro...

Espero fazer mais alguns avanços durante os próximos feriados.

Como sempre, quaisquer comentários são sempre bem-vindos

Abraço,

António
Só uma correção, na foto das vias ainda muito no início, deve ler-se "lado esquerdo (Norte)" em vez de "lado direito (Sul)".
Abraço,

António
Ricardo_Fernandes
Participante
Mensagens: 35
Registado: 22 mai 2011, 01:07
Localização: Condeixa-a-Nova

Bonita maqueta, os meus parabéns!

Tem algum painel de controlo de toda a maqueta?
Ricardo Fernandes
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Bom dia Ricardo, obrigado,

Um dia destes tenciono criar um blog com a evolução da maqueta e com a descrição de algumas coisas que fui aprendendo pelo caminho, pois a ideia é divulgar o hobby e não apenas mostrar algumas fotos, mas para isso é preciso tempo e agora é coisa que não tenho muito de sobra...

Em relação à sua pergunta tenho uma Central Station 2 da Märklin a partir da qual controlo a maqueta. Recentemente comecei a utilizar uma aplicação para Android num tablet que, apesar de não ser ainda a aplicação oficial da Märklin, funciona lindamente:

Remote CS2:
http://www.appszoom.com/android_applica ... ghtkp.html

Antes disso usava uma aplicação num PC que estava ligado à CS2 através de cabo de rede - RocRail:
http://wiki.rocrail.net/doku.php

o RocRail é uma aplicação muito poderosa e versátil, mas para aquilo que eu quero a Remote CS2 serve perfeitamente.

Abraço,

António
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Bom dia,

Parabéns pela belíssima maquete que nos mostra,

Gostei de ver!..

Ainda gostei mais, por ser com via Marklin :)... coisa rara por estas bandas.

Também já tive a CS2 a funcionar juntamente com a aplicação android, e realmente funciona bem.

concordo perfeitamente.

Cumps.

Carlos
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Nos últimos tempos houve mais uns avanços na colocação da via, electrificação (ainda necessito de arrumar uns cabos e etiquetá-los) e edifícios. Já é possível começar as operações de carga...

Ainda falta muito trabalho com o cenário e os detalhes mas, para já, quero começar as operações e ver se está tudo funcional, pois, se for necessário fazer modificações, torna-se menos dramático.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
SAB
Participante
Mensagens: 66
Registado: 27 dez 2013, 22:56
Contacto:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
:afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro:
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Olá a todos,
fiz mais alguns avanços, principalmente na zona Centro, com a montanha que irá servir de separador de cenário entre a cidade Mittelstadt e a zona escarpada que liga à zona Norte.
A estrutura de base
_DSC0451_comp.jpg
e agora, vista do lado oposto da montanha, já com as primeira placas de poliestireno extrudido (roofmate/wallmate) que serão transformadas em "rocha". Também se pode ver a "teia" de tiras de cartão canelado que irá constituir o suporte para as restantes camadas: tela embebida em gesso e placas de poliestireno extrudido, conforme o caso.
_DSC0458comp.jpg
e numa fase mais adiantada
_DSC0119_comp.jpg
A fase seguinte será aplicar o gesso+sculptamold, ou equivalente (ainda estou a trabalhar nisso, mas vou experimentar vermiculita com folha de pasta virgem). O resultado final é uma espécie de papier mache, mas mais resistente.
Por "fim" a pintura, cobertura de erva, arbustos, árvores, pedras, etc, etc...
espero que gostem, logo que haja mais progressos actualizo.
Abraço,
António
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder