Shelf layout

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Agora que a Rei-Hou se foi, decidi tentar a minha sorte num projecto numa escala diferente.

Depois de tanto ler e de tanto resistir, virei-me para a Escala 00. Esta escala é oriunda do Reino Unido, e foi utilizada pela Tri-ang primeiramente, por razões técnicas, que no lado continental estavam já mais que resolvidas. Esta escala ficou tão enraizada, que hoje seria dificil mudar o mercado nas Terras de Sua Majestade para o H0 (1:87).

O que decidi tentar foi um Shunting Puzzle, baseado em planos como o Time Saver do John Allen. Li, reli e voltei a ler e ver exemplos do excelente directório Small Layout Scrapbook do Carl Arendt, e o ver também o site do Adrian Wymann onde são mostrados exemplos muito ilucidantes deste tipo de layout. Como modelista, o meu gosto evoluiu, e a simples oval para mim não chega...

E então, eis que nasceu Graham (ou irá nascer), um shunting puzzle, de 120 x 35 cm, em 00.

O plano de vias está cru, mas deve andar em qualquer coisa como isto:
Imagem

Imagem

Uma das coisas que ainda estou a ponderar é a existência de uma estação de passageiros. Eu gostaria de a manter, para ter um auto-train (um nome pomposo para comboios push-pull) ou para um misto passageiros/mercadorias.

Uma coisa é certa... os trabalhos já começaram. A base foi feita em K-Line (cartão laminado com espuma) com 10mm de espessura. Aprendi isto com o Chris Nevard com a sua maravilhosa Catcott Burtle, onde é utilizada esta técnica.

Imagem

Fiquei surpreendido com a rigidez do conjunto, e com a sua leveza. Foi fácil cortar e montar. 120 x 35 x 10 cm.

Imagem
A sua estrutura por baixo. Quero acrescentar mais apoios, mas sem saber onde vão cair as agulhas preferi não abusar...

Imagem
Brincadeiras com vias. Vou usar PECO código 75. Sinceramente estava ansioso para usar esta via...

Imagem
Outra visão da entrada. Ainda vu decidir se coloco cortiça por baixo ou não. É provável que venha a acontecer, mas ainda tenho que ter certeza do plano de vias.

Entrentanto lembrei-me do conceito de show case:
Imagem

E por fim, comecei a testar uns 3D's com o SCARM, e colando alguns elementos decorativos.
Imagem

Imagem
Abraços a todos.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Lembro-me que ha uns anos vi uma exposição em França, só com dioramas show-case, todas ligadas uma a outra. Cada diorama era um pedaço de realidade, e o comboio passava por varios "cortes" da vida real. O aspecto era fantastico, e, sendo um espaço tão pequeno, a detalhagem era impressionante.
É escusavel dizer que gostaria ver a sua diorama da mesma maneira, pois o "kit de unhas" nao lhe falta. :)

Força nesse projecto!
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Luis,

que surpresa, tinha ouvido dizer que o modelismo ferroviário tinha sido posto de lado :)

Excelente projecto, vindo de quem vem e bebendo das fontes donde bebe, só podem surgir boas coisas. Começa logo com essa ideia da estrutura em k-line. Fantástico, a facilidade e custo de construção, alteração, etc. acabam de dar o salto. Estou ansioso para perceber como resulta... e, daí para aplicações mais generalistas, nomeadamente nos módulos, ...

Abraços e votos de um optimo 2014
rp
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá aos dois ;-)

De facto, a comboiada vai abrandar, mas nunca.disse que iria ficar de parte - acho que vou começar a alimentar de cola e plástico eheheh. não vou ter a mesma disponibilidade para aquilo que mais gosto... mas não deixo de querer fazer. E vai daí que meti mãos à obra...

Vamos lá ver o que vai sair... a escala é nova para.mim, o que poderá dar em alguns problemas... vamos ver.

Obrigado pelas vossas encorajadoras palavras.

Abraço.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Os trabalhos avançam...

...timidamente.

Com a mudança que tive que fazer para outra pequena divisão da casa, deu-me para aumentar um pouco o tamanho da coisa.

Tem neste momento 170 x 35cm, e continua na mesma escala.

Fiz uns pés desmontáveis a pensar em participações em exposições (um layout destes é mesmo para isso, LoL).

Seguem as fotos.

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Com a chuva a cair da forma que está, nada melhor que ficar em casa e reinar com os nossos modelos.

Comecei por colocar a cortiça:
Imagem
Uma pequena parte da minha coleção de revistas serve para dar peso, para secar a cola. Usei cortiça de 5mm para dar uma primeira base. A via, PECO código 75, vai ser assente directamente nesta base.

Durante uma horinhas, andei a assentar via neste pedaço de mundo em miniatura...
Imagem

Abraços e boa semana.
Última edição por luis_lopes em 12 fev 2014, 23:03, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Ontem aproveito o facto de estar em casa de manhã e acabei por cortar a via que necessito para o meu projecto.

Imagem

Depois foi altura de a colar, pois não gosto de usar pregos ou parafusos. Para isso uso o "Não mais pregos" ou prego liquido da UHU ou Patex. É rápido, é eficiente e não estraga as solipas.

A via acabou por ser então colada, e ficou o dia todo presa com pioneses para ajudar a fixar bem a via ao sitio.

Imagem

Abraço a todos.
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Muito bom!

A cortiça é para cortar? ou não vai levar balastro! uma forma que utilizo para não haver esse espaço na junção das vias é cortas as eclises a meio e assim não é necessário retirar os tira-fundos das solipas.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Viva, bom dia.

A cortiça não é para cortar. Na decada de 50, as vias secundárias eram muitas vezes balastradas com as cinzas provenientes das locomotivas a vapor, sobretudo nas vias de saco. Com isso não havia lugar a grandes taludes, e até as solipas estavam praticamente soterradas nessas cinzas.

Relativamente aos espaços entre as vias, eles serão preenchidos com as solipas que foram retiradas. Eu faço assim, pois como todas as uniões são estanhadas e ainda me faltam fazer os cortes e estanhar as alimentações (isto vai ser analógico) não vou correr o risco de derreter as solipas.

Haja agora vontade para começar a passar fio.

Abraço e obrigado ;-)
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

e as agulhas Luis? Parece-me estares a usar electrofog, certo? Como as vais preparar electricamente?
Responder