A minha pequena maqueta - Escala N

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
papof
Participante
Mensagens: 9
Registado: 30 dez 2013, 20:18
Localização: Parede, Cascais
Contacto:

Olá a todos, decidi partilhar com a comunidade o projecto que estou a desenvolver, trata-se de uma maqueta à escala N com 1,20m por 0,80m.

Fui para a escala N devido essencialmente ao espaço disponível que tenho, assim consigo ter um pouco mais de via e cenário no layout sem ter que "encavalitar" demasiado as coisas. Assim, no Natal decidi oferecer-me uma prenda (sim, não é só para os outros :biggrin: ), e comprei um Starter Set da Minitrix, que vinha com este material rolante:
  • DSC00108.jpg
Aqui está uma foto da locomotiva, uma V160 da DB, o pormenor da Minitrix é um espectáculo...
  • DSC00110.jpg
Depois de andar a ver pela net layouts atrá de layouts, acabei por me inspirar num layout daqui do fórum Evolução de uma maqueta em fotos... Escala N. e acabei por chegar a este:
layout.jpg
De lá até hoje tenho andado a montar a estrutura base e o resultado é este:
DSC00083.jpg
Com a linha colocada:
DSC00087.jpg
A estrutura foi feita com ripas de pinho de 1x5 e forrada com MDF de 3 mm, para o relevo, isolamento, montanhas estou a usar placas de XPS de isolamento dos tectos. Quanto À rampa foi feita à semelhança das da NOCH, mas feita por mim.

De seguidaa é começar a forrar para o relevo ficar mais uniforme.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
papof
Participante
Mensagens: 9
Registado: 30 dez 2013, 20:18
Localização: Parede, Cascais
Contacto:

Aqui vão mais algumas fotos do progresso feito, a estrutura já se encontra toda coberta, e a técnica foi a do papel higiénico (do mais baratucho que os €€€'s não abundam :biggrin: ) e cola branca, aplicando aos poucos e com o pincel a dar pequenas pancadas (mais ou menos como na utilização de pincel seco).

Ainda vai precisar de uma segunda volta de cobertura, ou seja mais dois rolos de papel, mas já dá para ver o efeito. O que se nota é que se consegue ter uma textura rochosa bastante agradável.
  • Vista do túnel (e materiais de construção), a tampa não está assente no local porque ainda está a secar
DSC00112.jpg
  • Uma das saídas/entradas do túnel
DSC00115.jpg
  • A saída da rampa para a ponte
DSC00113.jpg
Por hoje é tudo, bom ano de 2014 para todos :)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
papof
Participante
Mensagens: 9
Registado: 30 dez 2013, 20:18
Localização: Parede, Cascais
Contacto:

Olá a todos, desta vez quero mostrar qual vai ser a inspiração para os detalhes do cenário. Assim, a minha ideia é construir uma pequena "manta de retalhos" de Portugal e criar as estruturas inspiradas em locais do nosso país.

Desta forma, o viaduto será inspirado no viaduto de Vouzela
vouzela.jpg
Fonte: Exposição “100 Anos da Chegada do Comboio a Vouzela”

A zona do cais terá por base a gare marítima de Alcântara
Porto de Lisboa.jpg
Fonte: Restos de Colecção

A estação principal será inspirada na do Montijo
estacao.jpg
Fonte: Montijo - Zonas Antigas

A zona elevada nas minas de Aljustrel
aljustrel.jpg
Fonte: Aljustrel

E, por fim, a povoação terá como inspiração uma vila alentejana, a igreja será o mais próximo possível desta
igreja.jpg
Fonte: Vila Nova de Santo André

Estou a pensar também em adicionar na zona de água alguma referência ao cais palafítico da Carrasqueira
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Pode adicionar um pouco de gesso a mistura de agua e cola, quando aplicar outra cobertura. Vai ter uma superficie dura e rezistente, aonde pode enfiar/plantar a vontade a vegetação grande (arbustos, arvores).

Continuação de bons trabalhos! :afro:
papof
Participante
Mensagens: 9
Registado: 30 dez 2013, 20:18
Localização: Parede, Cascais
Contacto:

Obrigado pelo comentário Cosmin, irei fazê-lo quando aplicar a camada final. Quanto à vegetação será adicionada na altura de começar a decorar o cenário.

Entretanto, hoje estive a desenhar a estação do Montijo e decidi fazer um protótipo grosseiro sem portas, janelas ou telhado para ver como ficava. O resultado foi este:
DSC00119.jpg
DSC00117.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
papof
Participante
Mensagens: 9
Registado: 30 dez 2013, 20:18
Localização: Parede, Cascais
Contacto:

Hoje comecei a construir o viaduto, uma vez que é bastante longo e em curva, apresenta-se como um desafio. Após pesquisar durante bastante tempo sobre como construir viadutos de pedra (como é o caso do de Vouzela) dei com esta página que, para além de considerações técnicas de pormenor, me deu as bases para começar.

Model Railways On-Line - Modelling a Viaduct

Assim, comecei por desenhar o piso da via, cortei em papel museu de 2mm e reforcei com balsa também de 2mm, depois testei com a via no sítio para verificar a existência de erros .
DSC00121.jpg
Passei ao desenho dos pilares/arcos (vou precisar de 14 no total, uma brutalidade)
viaduct.jpg
As imagens correspondem à face larga, face estreita, topo e laterais

Para ver se estava tudo bem fiz uma pequena maqueta em papel normal e o resultado é este
DSC00122.jpg
DSC00123.jpg
Os triângulos que se vêem no piso da via são os espaços que vão ficar vazios após ter todos os pilares no sítio, mas são bastante estreitos e, como vai levar uma pequena camada de gesso, vão ser facilmente cobertos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Preferia um layout de vias diferente mantendo, no entanto, as diversas cenas que me parecem muito bem escolhidas. É um projecto bem ambicioso, parabens. Definitivamente um tópico a acompanhar :)

Abraços
rp
papof
Participante
Mensagens: 9
Registado: 30 dez 2013, 20:18
Localização: Parede, Cascais
Contacto:

Obrigado racia.

Entretanto alterei a largura dos arcos (passei para metade), o que dá uma maior riqueza ao layout e uma sensação de maior altura. Tem o contra de ir precisar de quase o dobro dos pilares e de ter que acrescentar 2 pontes metálicas para a passagem da via inferior, mas acho que assim o layout fica a ganhar.

A imagem abaixo mostra a diferença entre os pilares originais e os novos
DSC00124.jpg
Uma perspectiva da curva principal onde são visíveis os locais onde as pontes terão de ser adicionadas
DSC00128.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Para a construção de viaduto eu recomendaria um metodo mais acessivel (na minha opinião), utilisando o roofmate como materia prima. Da para fazer portais para tuneis, pontes, viadutos, pilares, quase tudo que seja alvenaria...


Uns portais feitos ha uns anos atras...

Imagem

E uma ponte em pedra

viewtopic.php?f=57&t=5399&start=20

Continuação de bons trabalhos!
papof
Participante
Mensagens: 9
Registado: 30 dez 2013, 20:18
Localização: Parede, Cascais
Contacto:

Boa tarde a todos, uma pequena actualização. Finalmente acabei de cortar os arcos para o viaduto. O método que utilizei foi ligeiramente diferente do que tinha pensado inicialmente, em vez de construir cada arco individualmente, optei por fazer as "faces" do viaduto como uma peça única. Depois de ter a estrutura montada, será questão de encher os espaços para completar a forma.

Para o efeito utilizei cartão de 2mm que dá rigidez suficiente a toda a estrutura do viaduto. Fica abaixo uma foto com a última face por montar na estrutura.
DSC00140.jpg
O espaço que existe entre as duas secções de arcos será para incluir uma ponte metálica, substituindo o troço de piso que lá existe.

Aproveito também para mostrar umas casas alentejanas (ainda em obras :) )
DSC00144.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder