A saúde na minha maquete.

Criações e transformações pessoais
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros forenses.

Hoje vou mostrar-vos uma pequena transformação que efectuei e que penso poderá dar azo a outros projectos usando os ensinamentos que aqui vos proponho.
Antes de mais devo dizer o motivo de tal transformação. A minha nova maquete, de que falarei muito em breve, possui algures um quartel de bombeiros, como em qualquer cidade real, mas que no meu caso estava um pouco despido de veículos de bombeiros, só possuia dois exemplares e ainda por cima iguais, duas ambulancias do Inem VW Passat.
Mostro a situação antes desta operação.
Para colmatar esta falha decidi pesquisar outros veículos mas a procura foi infrutífera. Porém nessa mesma pesquisa vim a descobrir algo que me alertou, usando um outro veículo e tentar transformá-lo em ambulância do Inem para reunir ás que já estavam estacionadas no quartel.
É essa transformação que vos vou mostrar aqui.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos:

Vamos lá começar e pôr mãos á obra.
Partindo de um modelo da Herpa á escala H0 (1:87), no caso um Mercedes Benz Sprinter Ambulância, podia ser um VW LT Ambulância, comecei por desmontar o modelo todo, conforme se pode ver. O uso destes modelos mas em modo ambulância, tem a ver com a utilização de algumas peças que estes modelos já trazem e que portanto será desnecessário uma compra suplementar que no meu caso foi necessário mas para outras como mais á frente mostrarei.
Em seguida e muito timidamente coloquei a carcassa em óleo de travões para retirar os decalques e a tinta que o modelo trazia. E digo timidamente pois foi a 1ª vez que utilizei este método para a extracção de tinta, normalmente utilizava o álcool isopropílico, e estava com algum receio que o óleo pudesse afetar o plástico do modelo.
Razão não fundada e a eficácia foi 100% como podem ver na última foto mostrada. Fiquei convensido e posso inclusíve recomendar aos meus caros amigos a utilização deste método quando estiverem em situação semelhante.
Irei continuar a mostrar as etapas realizadas.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos:

Após o modelo ficar sem qualquer vestígio de pintura, há que o lavar muito bem, secá-lo e preparar para a pintura.
Em 1º lugar é-lhe aplicado um primário da Vallejo que se pode ver na 1ª foto.
Após deixar umas horas a secar, há que cobrir o modelo com "Limon Yellow", também da Vallejo.
E aqui mostro a aplicação feita usando aerógrafo e o meu compressor, home made, que poderá ser visualizado neste forum.
O resultado é bastante bom e fundamentalmente a sua aplicação é muito silenciosa.
Vou deixar o modelo em repouso e em breve mostrarei as primeiras aplicações dos decalques.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos Forenses

Na continuação deste meu projecto e depois da tinta seca, foram colocadas três camadas de tinta muito ténua, foi hora de iniciar a colocação dos decalques.
Aqui usei a técnica normal que penso toda a gente sabe e que é recortar o decalque o mais próximo possível da sua dimensão real, colocá-lo em água durante uns segundos, passar a zona onde vai ser colocado o decalque com "Microscale - Microset", passá-lo com a ajuda de um pincel para a zona definitiva, tentar ajustá-lo ao seu lugar, retirar o excesso de água e Microset usando papel absorvente de cozinha e finalmente dar uma ultima passagem com Microset após o decalque estar posicionado.
Aproveitei a oportunidade e coloquei um pequeno pedaço de plástico a imitar, aquilo que eu penso ser, um respiro no tejadilho na sua parte traseira.
O resultado destas operações é o que mostro em seguida.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Farripas,

e os decalques, como (ou onde) os arranjaste?

este tipo de tutorial é sempre muitíssimo bom. Obrigado

Abraço
rp
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Rui Pina

Os decalques foram adquiridos numa empresa denominada FVC Decals.
Dentro de aproximadamente um dia terminarei esta transformação e mostarei todas as peças necessárias á mesma com as respectivas referências.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
gelben_omnibusse
Participante
Mensagens: 27
Registado: 27 jan 2012, 20:00
Contacto:

Excelente. :afro:

Também já utilizei esses decalques num par de Mercedes e recomendo vivamente:
viewtopic.php?f=56&t=5061


A barra azul da frente já vem assim da FVC, ou foi impressa em casa?


Cumprimentos,
Imagem
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos:

Respondendo a um assunto, a barra azul já vem com os decalques.
Continuando com o processo, quase a terminar, após a colocação dos decalques foi feito uma passagem com verniz brilhante e depois de seco foi feita a montagem do modelo.
No fim este foi colocado no seu lugar de repouso junto ás suas irmãzinhas mais pequenas.

Para terminar este tópico venho mostrar os diversos items que utilizei nesta transformação:
Primário da Vallejo - Ref. 73.600
Lemon Yellow da Vallejo - Ref. 70.952
Verniz Gloss (Brilhante) da Vallejo - Ref. 70.510
Modelo, Mercedes Benz Sprinter Ambulância - Herpa Ref. 2996373
Frente do furgão Mercedes com dois farolins azuis - Herpa Ref. 52528.
Pirilampos azuis - Herpa Ref. 50142
Decalques do Inem para a VW LT ou Mercedes Sprinter- FVC Decals Ref. 287101.

Espero que tenham gostado como eu gostei de o fazer.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Muito bom :afro:

Obrigado pela partilha.

A ideia e mesmo esta,quando não há ... transforma-se. :)

O resultado final compensa.
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos forenses.

Espero mais uma vez que tenham gostado das imagens e das explicações dadas.
Aquando da aquisição dos decalques, comprei mais que um exemplar para serem utilizados noutros projectos, no caso, uma ambulância VW LT.
Ainda não a arranjei mas fica aqui prometido que quando isso acontecer mostrarei também essa transformação.
Bem hajam e UM BOM NATAL E BOAS ENTRADAS são os votos deste sempre amigo.

Anísio Nelson (Farripas)
Responder