A saúde na minha maquete.

Criações e transformações pessoais
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Carlos Micaelo.

Se reparar bem na minha ultima foto, onde estão os três exemplares do Inem, poderá ter algum termo de comparação entre essas cores pois a Mercedes é a que tem o "Lemon Yellow" e as outras duas, sendo originais da Herpa, têm concerteza o amarelo original.
Aquilo que eu noto é que o "Lemon Yellow" é um tudo nada mais amarelo, mais vivo, mas devo também confessar que devido ao verniz que apliquei o modelo é mais brilhante que os modelos da Herpa e portanto não conseguimos ter uma comparação muito correcta.
Tenho uma vaga ideia que as cores eram muito parecidas antes de eu ter colocado o verniz final. Isso pode ser visto nas fotos 006 á 008.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos forenses.

Durante a explicação desta transformação, falei no processo de extracção dos decalques e da tinta do modelo dador. Esse mesmo era usando óleo de travões dos automóveis como elemento fundamental e que o processo correu muito bem.
Acontece que este fim de semana e tratando já de um outro projecto necessitei de extrair a tinta de uma máquina pois a pintura tinha corrido muito mal. Fiz o mesmo método que utilizei no modelo da ambulância e reparei que a tinta saiu muito bem, deixou o modelo limpinho mas aconteceu um facto que eu não estava á espera e é esse o motivo que me leva a alertar os meus caros amigos para uma possível situação semelhante.
A máquina em causa tinha 8 peças que estavam coladas á carcassa com "Araldite" pois as peças eram metálicas (4 chapas a dizer "Cuidado com as catenárias" e 4 estribos ou pequenas escadas).
No fim do processo de extracção da tinta vim a detectar que essas peças se soltaram, ou seja, o óleo de travões como que amoleceu a Araldite de tal forma que esta deixou de segurar as peças que unia.
Não sei portanto se houver peças coladas com as nossas colas de plástico se o óleo de travões também não irá atacar a mesma cola. Só fazendo uma experiência teremos certezas deste facto.
É um alerta que aqui deixo.

Cumprimentos
Anísio Nelson
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos:

Hoje recebi um autocarro da empresa de transportes "EVA", fabricado pela RIETZE á escala H0 (1:87).
Como o seu interior vem vazio resolvi adicionar algum movimento no interior do autocarro.
Mostro, como simples curiosidade, o início, meio e fim da transformação.
Espero que gostem.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
gelben_omnibusse
Participante
Mensagens: 27
Registado: 27 jan 2012, 20:00
Contacto:

Bom dia Sr. Anísio, e um bom ano novo. :afro:

Só uma pequena correcção ao O404: os espelhos estão montados ao contrário,

Imagem

Imagem


Gostei foi bastante da figura encontrada para representar o motorista. :afro:
Imagem
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Ricardo

Desde já um muito obrigado pela nota, vou já tentar trocar os espelhos retrovisores.
Quanto ao motorista ele faz parte de um set da Preiser com a referência 10557 e que consta precisamente de uma série de motoristas, no caso para comboios. Usei este porque me pareceu o mais ajustado.

Cumprimentos
Anísio nelson (Farripas)
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Ricardo

Correcção feita e mais uma vez obrigado pela observação. Aliás eu tenho um outro autocarro, também da EVA, mas mais moderno, e vou ter algum cuidado quando fizer uma transformação semelhante.

A TODOS UM BOM ANO DE 2014.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá e Bom Ano Novo

tenho seguido com muito interesse este tópico. Sem dúvida que "humanizar" os veículos sejam eles rodoviários, ferroviários ou outros, transforma para melhor qualquer modelo. O exemplo do autocarro da EVA é disso exemplo e não deixa margens para dúvidas, excelente trabalho, vou ter de fazer o mesmo! :)

Mas para isso gostava de arranjar qualquer modelo de camioneta de passageiros que pudesse ser usada no A-dos-Torresmos, ie, nacional e transição anos 60/70. Alguem sabe de algo?

Obrigado
rp
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caríssimo

Desconheço qualquer miniatura de um autocarro português, em H0, desses anos.
Penso que o melhor seria utilizar um modelo da Brekina, tem desses anos, e tentar transformá-lo em algo igual ou semelhante a algum português.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Caro Farripas,

o problema é exactamente esse. Não consigo encontrar nas marcas mais correntes, Brekina, Viking, Schuco, etc. nenhum modelo que reproduza uma carroçaria que tenha circulado cá por Portugal. Não digo que não haja, simplesmente não encontro.

Por outro lado, sei que existem outros produtores, menos conhecidos por serem mais especializados no tema dos autocarros, que talvez tenham alguma coisa. Pode ser que alguem que leia este tópico saiba informar...

Obrigado e abraços
rp
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Rui, sugeria contactar o autor deste blog para obter ajuda nessa questão dos autocarros:
http://sousadesign-portugalbusesdesign. ... 302-2.html
Responder