CP 5600 a patir de mehano Renfe 252

Criações e transformações pessoais
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Foi-me pedido, sob orçamento, a pintura de uma locomotiva RENFE 252 para se assemelhar à nossa CP 5600. Para a contenção de custos, a referida locomotiva não foi submetida a qualquer tipo de alteração à sua carroçaria, apenas uma pintura simples.

Vamos às fotos:
Duas camadas de primário Vallejo a aerógrafo:
Imagem

Pintura da CP 5600 para o cliente. Mais uma vez, não foram efectuadas alterações à carroçaria, apenas pintura simples. Troquei os tampões de choque por uns em latão da NORBRASS. A pintura ainda não está concluída. Neste momento, encontrava-se a "curar" a pintura da parte vermelha:
Imagem

Imagem
Selei o modelo com Verniz gloss diluído com o Airbrush Cleaner da Acrylicos Vallejo. Esta dica de dulir estes vernizes com este liquido foi dada pelo Adam Wilder, durante a exposição Modelscala 2013, realizada pela Associação de Modelismo do Montijo. Este procedimento será para evitar o efeito de "silvering" que os decalques poderão apresentar. Isto faz-se normalmente nos modelos militares, em qualquer escala. Depois disto, irei colocar os decalques com a ajuda do MicroSet e do Microsol.

Hoje ficou com os decalques a secar... mais logo, já vou selar o modelo com Verniz mate da Vallejo também.

Abraço a todos.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Muito bom Luis, obrigado pelas dicas acerca da pintura. Já agora, que aerógrafo tens?
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Um Aztek A470, mas tenciono trocar por um IWATA.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Vê lá se queres vender isso usado por um bom preço! Por que razão queres trocar?
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Os aerógrafos IWATA são muito mais precisos. Para o modelismo estático são muito melhores que os AZTEK. Pelo menos para mim.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Imagem

Imagem

Estes são os IWATA que um amigo tem... muito muito bom!!!
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Viva.

A locomotiva vai ficar assim... ficaram a faltar os decalques com a matricula nas laterais... oh well!

Imagem
Imagem

Vamos lá ver se o "cliente" vai gostar...

Obrigado.
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Bom trabalho!
Tenho duas 252 para levarem o mesmo tratamento.
Quais foram as referências de cores usadas?
E que tal se comporta o primário da Vallejo para aerógrafo?
Sempre usei primários em spray mas gostaria de experimentar essa nova linha de primários.
Há uns anos "reformei" o meu Aztek e comprei um Harder & Steenbeck (http://www.harder-airbrush.eu/) após ler opiniões bastante favoráveis no Fórum Modelismo na Net. Não me arrependi.
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

Parece trabalho da EMEF-GOE. :biggrin:
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá, viva.

Obrigado pelos vossos comentários.

As cores que usei foram:

Vermelho - 71084
Cinza claro - 71047
Cinza escuro (foi a olho e achei que era parecido com o German Grey, para os carros de combate alemães da WWII) - 71052

Relativamente ao primário desta nova gama de poliuretano, é do melhor que já experimentei, nos diversos tipos de modelismo, apesar de continuar a preferir o Tamiya para carroçarias de automóveis a 1/24. Carlos se experimentares, coloca uma ou duas gotas de thinner no copo do aerógrafo, e depois coloca o dito prim+ario. Esta ligeira diluição é aconselhável, pois eles são um pouco espessos e têm tendência para entupir o nozzle.

Sobre o aerógrafo, também já tive um H&S, um Evolution, graças ao que o António Sobral escreveu nesse mesmo fórum. No entanto, porque na altura o meu irmão também usava o aerógrafo, troquei por um AZTEK, mas já estou arrependido.

Força nisso!
Responder