[N ALMEIDA] Nohab CP 050

Criações e transformações pessoais
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Com a irmã maior já quase pronta resolvi avançar com esta também, até porque a maior já tem um pretendente.

Imagem

Aproveitei para desenvolver um novo sistema de chassis que fica preparado para motorizações Tenshodo e ao mesmo tempo funciona de forma independente da carroçaria, assim permite a montagem e desmontagem para efeitos de manutenção:

Imagem

Como ambos os modelos irão levar o mesmo sistema de bancos e como ao longo da sua vida util tiveram mais que um sistema de bancos optei pelos modelos que mais me agradavam:

Imagem

Estes já estão na sua caixa para execução do molde que permitirá a sua reprodução em resina. À esquerda temos o banco de primeira classe e respectivos encostos de braços. À direita estão os bancos de 2.ª Classe de dois e três lugares:

Imagem

Agora só falta o silicone.
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Boas

Muito gira... :afro:
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
Avatar do Utilizador
luis gaspar
Participante
Mensagens: 116
Registado: 03 out 2011, 21:11

Excelente trabalho Nelson, estou a gostar de ver o avanço dessa peça :)

Um abraço
Luis Gaspar
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Mais uns avanços na pequena Nohab, o interior está praticamente terminado faltando apenas a pintura e detalhe. Como se pode ver pela foto foram respeitadas as configurações do interior para 1.ª Classe, 2.ª Classe e a pequena casa de banho:

Imagem

E aqui temos uma imagem do chassis já encaixado na carroçaria:

Imagem

De seguida temos os pratos de choque!
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Boas

Esse interior està lindíssimo... :afro:
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Obrigado pelos comentários Luís e Henrique, é bom saber que existe pessoal interessado em acompanhar a evolução destas aventuras.
Marco Mamede
Participante
Mensagens: 60
Registado: 11 nov 2011, 19:53

Adorei! Adorei! Adorei!
Isso é que são "mãozinhas"!
Mas, para mim, tem um defeito...
não é minha! lol :biggrin:
E gostava de ter uma na minha coleção, mesmo.

Um abraço,

Marco
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Nelson,

mil desculpas por não ter comentado antes, mas mais vale tarde... excelentes trabalhos, tanto a 0100 como a irmã mais pequenota. E muito me orgulharia de poder fotografá-las à passgem por A-dos Torresmos :)

Abraços
rp
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

E agora a ultima actualização do dia, e a mais trabalhosa.

Apesar dos comentários positivos existe sempre espaço para melhorar e as frentes da Nohab nos meus projectos sempre me deixaram com uma ligeira sensação de imperfeição. Tal como me foi referido por um "morcego" lá do norte (abraço para o Nuno) faltava-lhe o efeito "casca de laranja", faltava-lhe ser mais arredondada. Para que tal fosse possível e como tenho algumas partes centrais que precisam das frentes decidi então abordar o problema de uma perspectiva diferente. Resolvi então refazer completamente a frente da(s) Nohab(s) aplicando-me ao máximo para desenvolver uma master que pudesse ser reproduzido em resina, isto faz com que a frente passe a ser oca e que o interior passe a aparecer no chassis tal como os restantes detalhes interiores. Mas chega de conversa, aqui vão as imagens do arredondamento. A esquerda poderá ser vista a versão anterior (sem o topo e a saia inferior) e à direita a nova versão:

Imagem

Imagem

Muito mais arredondada:

Imagem

Faltam ainda os retoques finais com a massa de modelar:

Imagem

O interior completamente oco:

Imagem

De frente, falta o furo no farolim superior e o aperfeiçoamento final:

Imagem

Isto levou então a uma nova versão do chassis e das partes centrais, como lhe aumentei o comprimento uns milímetros ficou mais exacta em termos de dimensões globais e como ganhei espaço na cabine agora é mais fácil adicionar detalhe:

Imagem

O que significa que brevemente também haverá mesa de condução/controlo:

Imagem

O próximo passo será a reprodução em resina destas frentes para adicionar aos centros que tenho de 050's e de 0100's - e depois sim - tinta em cima delas!
Antunes
Participante
Mensagens: 468
Registado: 09 dez 2011, 16:29
Localização: Alverca Ribatejo

Sem palavras :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro:
Luis Antunes
APAC 1142 AMF 144
Grupo Modelismo Ferroviário Alverca
Responder