Boa tarde, este é outro dos trabalhos que tenho em mäos, trata-se da construcçäo integral de um vagäo tipo L que mais tarde recebeu a designaçäo KKlmmo, a construçäo é feita recorrendo a perfis de latäo em L, U, T , chapa de latäo de 0,15mm para fazer as placas de reforço do leito, mais de 300 rebites de 0,2 até 0,4mm, parafusos sextavados de 0,3 e 0,4mm, porcas M0,5, engates reais com manivela rotativa, paredes da caixa do vagäo com peris de madeira de 0,6mm, e estrado do vagäo também em madeira, suspensöes funcionais com caixas de eixos móveis, e de momento penso que näo me escapa nenhum detalhe.
Ah o mais importante, rodados de 970mm á escala 1:87 de 11,15mm para circular em bitola Ibérica de 19,17mm
Deixo algumas fotos do trabañlho realizado até ao momento,
Perfis para os cabeçotes e longarinas principais de 2,87mm x 0,92mm realizados a partir de perfis de 3,0mm x 1,0mm que foram trabalhados até estarem 100% á escala
Rodados, caixas de eixo, pratos de choque, engates e mangueiras de vácuo
Engate real com manivela rotativa, e pratos de choque com mola
Cabeçotes com quase toda a furaçäo realizada, furos de 0,2mm e 0,3mm para rebites, 0,4mm para os pratos de choque e microparafusos sextavados , 0,5mm para os tirantes de tracçäo e 0,8mm para os engates
trabalhos do leito
confecçäo com chapa de latäo de 0,15mm de espessura de um dos 8 esquadros de reforço entre as longarinas centrais superiores e as travessas centrais inferiores do leito
Colocaçäo de um dos esquadros no leito e respectiva furaçäo
trabalhos no leito já com os rebites colocados nas chapas de reforço
Leito com os tirantes de tracçäo colocados provisóriamente, apenas para comprovar o alinhamento das travessas centrais inferiores
Espero que gostem e em breve coloco mais actualizaçöes,
Cumprimentos,
Mário
Construcçäo integral de vagäo CP KKlmmo tipoL
- mertola1977
- Participante
- Mensagens: 811
- Registado: 08 abr 2010, 11:18
- Localização: Beja
Sem comentários..... isto é mesmo trabalho de relojoeiro!...
Aqui a minha miopia subia em flexa!
Onde compra os vagões/perfis de latão???
Abc
Carlos
Aqui a minha miopia subia em flexa!
Onde compra os vagões/perfis de latão???
Abc
Carlos
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
-
- Participante
- Mensagens: 506
- Registado: 20 jun 2012, 19:05
Tal como já referi no outro tópico parabéns pela precisão e pela representação irrepreensível desta peça de material rolante, um trabalho sem dúvida fenomenal.
- alco1520
- Participante
- Mensagens: 111
- Registado: 04 jul 2009, 17:01
Boa noite,
Antes de mais volto a agradeçer os vossos comentários,
os perfis de latäo compro numa loja no Lichstenstein, säo os melhores perfis na minha opiniäo devido a sua espesura e qualidade do acabado. Depois säo necessários pequenos ajustes para que fiquem á escala exacta, por exemplo os perfis do cabeçote e longainas principais do leito á escala deveriam ter as medidas de 2,87mm x 0,92mm, eu compro os de 3,0mm x 1,0mm e depois tenho que reduzi-los 0,13mm x 0,08mm para ficarem a 100% e com isso poupo muito dinheiro porque adapto perfis standart ás minhas necessidades, faze-los á medida também é possivel mas paga-se e bem.
Os vagöes säo feitos por mim de raiz, näo säo mnenhum kit disponivel no mercado, embora use algumas peças de detalhagem disponiveis, engates, pratos de choque, rebites, etc, o resto é tudo feito por mim.
http://www.hassler-profile.li/
Antes de mais volto a agradeçer os vossos comentários,
os perfis de latäo compro numa loja no Lichstenstein, säo os melhores perfis na minha opiniäo devido a sua espesura e qualidade do acabado. Depois säo necessários pequenos ajustes para que fiquem á escala exacta, por exemplo os perfis do cabeçote e longainas principais do leito á escala deveriam ter as medidas de 2,87mm x 0,92mm, eu compro os de 3,0mm x 1,0mm e depois tenho que reduzi-los 0,13mm x 0,08mm para ficarem a 100% e com isso poupo muito dinheiro porque adapto perfis standart ás minhas necessidades, faze-los á medida também é possivel mas paga-se e bem.
Os vagöes säo feitos por mim de raiz, näo säo mnenhum kit disponivel no mercado, embora use algumas peças de detalhagem disponiveis, engates, pratos de choque, rebites, etc, o resto é tudo feito por mim.
http://www.hassler-profile.li/
- alco1520
- Participante
- Mensagens: 111
- Registado: 04 jul 2009, 17:01
Ultimas actualizaçöes,
Acabo de colocar as 3ª e 4ª travessas centrais inferiores no leito feitas com perfil de latäo em U de 2mm x 1mm e calibradas por mim até atiguirem as dimensöes exactas á escala de 1,84mm x 0,75mm, tambem já tenho cortadas e calibradas as 4 chapas das quais vou fazer os ultimos 4 esquadros de reforço entre as travessas centrais inferiores ás 2 longarinas centrais superiores do leito.
Acabo de colocar as 3ª e 4ª travessas centrais inferiores no leito feitas com perfil de latäo em U de 2mm x 1mm e calibradas por mim até atiguirem as dimensöes exactas á escala de 1,84mm x 0,75mm, tambem já tenho cortadas e calibradas as 4 chapas das quais vou fazer os ultimos 4 esquadros de reforço entre as travessas centrais inferiores ás 2 longarinas centrais superiores do leito.
- Ricardo Cruz
- Participante
- Mensagens: 398
- Registado: 14 set 2011, 22:18
- Localização: Vila Nova de Gaia / Porto
Simplesmente fantástico!!!
Isto para mim é um exemplo de modelismo ferroviário elevado à mais pura filigrana...
Isto para mim é um exemplo de modelismo ferroviário elevado à mais pura filigrana...
-
- Participante
- Mensagens: 506
- Registado: 20 jun 2012, 19:05
Excelente mais esta actualização.
Para a execução de um modelo deste tipo são necessários planos bastante detalhados do protótipo, é possível em Portugal obter estes planos de material rolante da CP?
Para a execução de um modelo deste tipo são necessários planos bastante detalhados do protótipo, é possível em Portugal obter estes planos de material rolante da CP?