[N ALMEIDA] Panoias, uma estação a sul!

Criações e transformações pessoais
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

E aqui vai mais um projecto a juntar aos outros que já se encontram em andamento.

Como precisava de um diorama para futuras fotos com a Dresine, a Nohab 100 e a 50 resolvi escolher um tema a sul pois parece ser o ambiente mais adequado para fotografar estes exemplares.
Precisava ainda de uma estrutura que me permitisse experiências com uma nova brincadeira que adquiri, uma Silhouette Portrait. Trata-se de uma plotter de corte em formato secretária com capacidade para A4. A inspiração veio do modelista francês radicado em Portugal Michel Subrenat-Auger que tem utilizado um dispositivo semelhante para reproduzir alguns protótipos do sul com uma qualidade surpreendente.
Pretendia ainda com esta experiência verificar se esta máquina poderia substituir os cortes a laser que, por serem efectuados externamente, nem sempre me permitem avançar com os projectos a uma velocidade razoável.

Assim sendo aqui ficam fotos dos progressos efectuados até ao momento, nestas duas primeiras fotos podem ser vistas as paredes ainda antes da pintura (4 camadas de cartolina de 350g e 1 camada de cartolina de 250g):

Imagem

Imagem

Aqui vemos o primeiro método para realização das portas e janelas com duas camadas de cartolina de 180g:

Imagem

Como este método não me agradou muito nas paredes laterais já usei outro método:

Imagem

Finalmente uma foto da fachada do edifício, apesar de não estar tão perfeito quanto eu desejaria já me deu para desenvolver uma série de métodos que me permitirão melhores resultados no futuro:

Imagem

O próximo passo será a construção propriamente dita.
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Boas

Quanto a mim, o resultado està excelente...visto daqui.

Continuação do bom trabalho
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

ainda muito caminho por desbravar... Estou seguro que as próximas vão ser muito melhores, pois com a referência do mentor referido o mínimo que se espera é a excelência :)

Muito bem Nelson, parabens

Abraço
rp
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Parabéns, o resultado da experiência de corte resulta uma verdadeira maravilha..

Possívelmente ainda vou utilizar a mesma técnica para um futuro projeto que há muito ando a juntar material gráfico.

Tb referente a um projeto do sul, a estação de santa Victoria..

Boa continuação do trabalho, vou estar atento aos desenvolvimentos.

Carlos
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 247
Registado: 22 out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

Muito Bom.

José Godinho
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Bom dia Caro Nelson Almeida,

Excelente projecto que vou acompanhar com muito interesse.
Qual o modelo de impressora que utiliza e onde foi adquirida?

A rigidez das peças produzidas permite equacionar a possibilidade de produzir por exemplo carrocerias não muito complexas, ou este tipo de equipamento é especialmente vocacionado para a produção de alçados de edifícios?
É possível usar folhas de plastic card muito finas (estava a pensar nas Dresines que são algo geométricas...), ou este equipamento apenas permite a utilização de cartolina?
Já agora qual a espessura máxima de cartolina que é possível utilizar neste equipamento?

Durante o processo de corte dos elementos, a cartolina é "dobrada" ou permanece sempre plana? Esta questão está relacionada com a eventual possibilidade de utilização de folhas de plastic card muito finas.....

Pelas imagens, concluo que será necessário produzir vários layers de forma a produzir os detalhes em alto relevo, correcto?

Já agora, uma última questão. Como é efectuado o corte? Com uma lâmina? Em caso afirmativo qual o período de vida da mesma?

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
Última edição por AyalaBotto em 21 ago 2013, 14:38, editado 1 vez no total.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Bons dias Ayala, antes de mais obrigado pelas palavras,

A impressora/plotter é da marca Silhouette e trata-se do modelo Portrait, qualquer busca no Google lhe mostrará as características da mesma. Apesar de distribuída em Portugal optei por mandar vir de França pois mesmo com os portes fica mais barato. O site onde adquiri foi o Fourmi Creative.

O meu objectivo na compra deste equipamento foi essencialmente a realização de edifícios, e para esse fim adequa-se a 100%, na minha opinião a construção de material rolante/motor apesar de possível fica limitada por alguns pormenores. Após alguns testes posso afirmar que que esta máquina corta até cartão de 350g (0,5mm de esp.), mais do que isto não é possível. Assim sendo uma parede por exemplo leva a 4 camadas que perfaz os 2mm necessários para uma parede. Já o plasticard/estirene fica limitado aos 0,4mm no limite sendo o ideal o de 0,25mm. São espessuras boas para o material rolante no entanto terá sempre que ser utilizado um sistema de layers. A máquina ao cortar não dobra o material, apenas o desloca para trás e para a frente.

O único, e relevante problema, deste equipamento é a execução de cantos/curvas e as mudanças de direcção. No meu caso e para estruturas para ultrapassar este senão eu uso um truque que é desenhar a peça no Corel Draw, depois agrupo os cortes verticais e separo-os dos cortes horizontais. Faço-os depois em separado com algum "overlap" nos cantos para cortar por completo.
Este método também pode ser utilizado em material rolante no entanto e em todos os projectos que executei até ao momento encontro quase sempre os cantos arredondados, seja das janelas, sejam os faróis etc... aí a plotter deixa a desejar pois a lâmina é um pequeno x-acto que acompanha os cortes por gravidade/direcção do deslocamento o que pode com facilidade provocar imperfeições nestes "arredondados". Numa estrutura estas imperfeições são aceitáveis, já numa Dresine não ficam tão bem.
No que diz respeito à vida útil da lâmina e sendo que ainda não a tenho à muito tempo não poderei esclarecer por inteiro mas para já efectuei várias dezenas de cortes e a qualidade do corte ainda não se alterou.

Espero ter contribuído para o esclarecimento das questões que me colocou.
Última edição por nalmeida em 21 ago 2013, 14:59, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

boa tarde caro Nelson Almeida,

Oops. Já procedi à correcção do nome. Ainda fui a tempo de corrigir no outro tópico!. Serão os primeiros sintomas da PDI??? :)

Obrigado pela excelente explicação. Eu trabalho com folhas plastic card muito fino e por essa razão penso que não será um problema utilizar essas folhas neste equipamento, salvaguardando sempre a questão da espessura máxima permitida.
Pode-se sempre utilizar longarinas no interior da estrutura para dar mais rigidez à carroceria ou à própria estrutura do edifício.

A questão que refere dos cantos ou das partes arredondadas, não sei se entendi bem o método que utiliza. Vou enviar-lhe uma PM com o meu contacto telefónico. Se me indicar o seu posso ser eu a efectuar a chamada.

Eu domino bem o Corel Draw pelo que o desenho das peças não será seguramente a maior dificuldade que terei de ultrapassar, dado que produzo os decalques que utilizo em muito do meu material circulante com este software.


Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Mais algum progresso nesta estação, o edifício principal está quase terminado faltando ainda retocar/corrigir os cantos e dar a última camada de tinta:

Imagem

As escadas/casas de banho laterais têm dado mais trabalho mas já não falta tudo, aqui uma foto do "avesso":

Imagem

Aqui de outra perspectiva, as peças encontram-se apenas encostadas. Aqui nota-se bastante as faltas de acabamento nos cantos, e a fotografia macro também não perdoa:

Imagem

Do ângulo inverso com as portas dos wc's:

Imagem

E um plano de uma perspectiva superior, os pisos e o tecto serão removíveis para uma possível detalhagem/iluminação futuras:

Imagem

De seguida temos as escadas e a pintura da lateral!
Antunes
Participante
Mensagens: 468
Registado: 09 dez 2011, 16:29
Localização: Alverca Ribatejo

:afro: :venia: :venia:
Luis Antunes
APAC 1142 AMF 144
Grupo Modelismo Ferroviário Alverca
Responder