FARRIPAS - O depósito da água da Sra. da Hora.

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Como disse na minha apresentação, nasci e vivi durante muitos anos na Senhora da Hora, junto á estação da CP, com o mesmo nome, e que fazia parte da linha estreita Trindade - Póvoa do Varzim/Guimarães.
Na minha nova maquete estou a tentar recriar o ambiente dessa altura construíndo para isso a estação, o depósito da água e os WC's. As duas primeiras peças ainda hoje existem. Mostro o depósito como ele está actualmente.
Vou tentar aqui mostrar a evolução da construção deste modelo, á escala H0 e a sua implementação na minha maquete.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Ora então aqui vai o início da construção do meu depósito.
Em 1º lugar realizei algumas medições no local onde tirei algumas medidas que posteriormente, e á escala, passei para papel.
As 1ªs peças a realizar foram dois circulos, usando Evergreen de 1 mm, que servirão como tampas, digamos assim, do depósito. Em seguida realizei no seu centro dois furos com cerca de 2 mm, espessura de um raio de roda de bicicleta, por onde fiz passar esse mesmo raio e que serviu de guia. A foto mostra a montagem feita.
Depois arranjei um retangulo, nas medidas certas, do mesmo Evergreen, agora com 0,5 mm, e forrei o depósito usando como molde as tampas que estavam no raio da bicicleta.
Arranjei um quadrado para servir de base com 1 mm de espessura e montei o raio da bicicleta no seu centro. Aqui fiz um furo de apenas 1,2 mm e depois o raio acabou por abrir uma rosca no plástico ficando muito bem preso. Atenção que no fim da montagem este raio é para ser retirado.
Consegui arranjar por cá uma válvula e com tubo de 3,0 mm montei uma das saídas da água.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Boa iniciativa,também eu conheci a estação da Sra da Hora nos anos 80.
A seguir...
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Henrique

Se passou pela Senhora da Hora, não reconhece, por um acaso, o edifício que aparece no lado direito da imagem da minha construção ??

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Penso que seria a casa de guarda e havia uma passagem pedonal,se é aisso que se refere.
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caro amigo Henrique

É muito bom recordar tempos antigos e esta comunicação consigo trás-me muitas boas memórias.
Quando resolvi realizar a "estação da Senhora da Hora" em H0, a 1ª coisa que fiz foi tirar fotografias aos edifícios que compunham o conjunto.
Aqui lhe mostro a própria estação. O miúdo (??) que se vê na foto é meu filho, hoje é engenheiro e tem 27 anos. Por aqui pode aquilatar a velhice da foto.
E se reparar o monumento que lhe propus adivinhar é muito semelhante á zona esquerda da foto enviada.
Mais tarde verá o que se passa na minha maquete nessa zona.
Entretanto vou dando notícias da evolução do meu depósito.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos

Na continuação da construção do tão famoso depósito resolvi tentar imitar as soldas das diversas peças que compõem o depósito. Para isso usei perfis meia lua da Evergreen, de 1 mm (pena não haver dimensão menor), que colei no exterior do cilindro.
Ao longe dá uma sensação de realidade embora ao perto se note um pequeno exagero nas soldas, mas vamos continuar.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Tenho uma pequena duvida.O deposito estava soldado ou rebitado? Na foto real parece ter rebites... :hum2:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Cosmin

É verdade, o depósito é rebitado mas como a quantidade de rebites é muita dá a sensação de soldado. Além disso seria impossível passar á prática da escala 1:87, a quantidade de rebites existentes. Aliás se fizer um zoom da minha foto vai notar perfeitamente os rebites, mas só com alguma ampliação.
Eu decidi colocar os perfis meia lua da Evergreen pois pareceu-me a melhor forma de compartimentar a folha externa do depósito e mostrar como ela é construída.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Bem, os rebites são o calcanhar de Aquiles no modelismo, nunca fáceis de reproduzir.
Enquanto aos cordões de soldadura, tendo em consideração que a altura de uma solda nao ultrapasa os 3-5 mm, umas tiras lisas de evergreeen com 0,13 mm espessura são mais indicadas, não necessariamente meia cana.

Força nesse projeto, estou a acompanhar!
Responder