Cheira-me a sarilhos....

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 247
Registado: 22 out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

Cheira-me a suor.
Isso é bom, pois vê-se o muito trabalho que já foi feito.
Continuar com o ritmo.
O tempo urge.

Cumprimentos
José Godinho
PAL
Participante
Mensagens: 36
Registado: 20 mai 2013, 15:28
Localização: Sto.Ant.Cavaleiros

Bom dia.

Antes demais parabéns por esta maqueta, queria só fazer uma pergunta, nessa pintura fez máscaras para os carris ou ficam igualmente pintados e são limpos antes que a tinta seque ?

Obrigado
Paulo
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

José Godinho, obrigado. A expo tá mesmo ai... três semanas em modelismo ferroviário passam muito depressa.

Palo, a única coisa que mascarei foi as "lanças" dos AMV's, pois o contacto eléctrico nestes dispositivos é feito através do encosto entre o carril principal e a dita "lança" (peço desculpa mas não sei o nomes técnicos).

Tudo o resto foi pintado sem mascarar. Os carris foram limpos com um pedaço de madeira suave (no meu caso usei balsa - era o que tinha à mão), antes que a tinta secasse. O acabamento foi feito com uma borracha de limpeza simples da PECO.

Cpts.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Alterações... não!!!
Melhorias ao projecto, digamos desta forma.

Um destes dias comecei a verificar que a disposição da caixa não era a desejada. Então, decidi colocar uma dúvida no Grupo de Modelismo do Facebook onde participo, e rapidamente cheguei à conclusão que havia melhorias a fazer.

Entretanto, pedi ajuda ao meu companheiro destas andanças, o Carlos Filipe, e brincámos um pouco com a minha maqueta durante o Sábado passado.

Decidimos então criar uma pequena viela, um ponto de foco no meu pequeno layout, de forma a que obrigue aos visitantes observar a maqueta de vários ângulos.

'Bora lá às fotos:

Esta é a foto que dá origem à minha dúvida
Imagem

Aqui já em casa do Carlos Filipe. Os kits adicionados são modelos da TOMYTEC que o Carlos gentilmente me cedeu. Terão que ser devolvidos.
Imagem

Oh p'ra mim a tirar fotos com o telemóvel para depois me poder lembrar de como a coisa estava.
Imagem

O Carlos a recolocar os edifícios. Fizemos várias experiências até ficarmos com uma posição mais aproximada do pretendido.
Imagem

Aqui nasceu a viela...
Imagem

Uma vista de cima
Imagem

Já em casa, a implementar as alterações.
Imagem

Outra vista das alterações
Imagem

Duas camadas de K-Line de 1cm para dar a altura pretendida.
Imagem

A viela com as escadas.
Imagem

Uma vista de cima.
Imagem

Toca a trabalhar...

Abraços a todos.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

E sai um torii para a mesa do canto.

Imagem

Para quem não sabe, o torii é um portão que os japoneses utilizam para marcar a passagem do mundo profano para o mundo sagrado. Normalmente é colocado à entrada de templos e jardins sagrados.

Como tal, não poderia deixar de colocar um na minha pequena maqueta.

Foi construído em Evergreen.

Abraços.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Faltam menos de duas semanas e os trabalhos não podem parar.

Estes são os últimos avanços:

Imagem
Depois de ouvir os conselhos do Carlos, e fazer algum estudo, construí uma espécie de sapatas em Evergreen para assentar os edificios. Aqui vemos essas sapatas colocadas no sitio já com uma primeira pintura com um cinzento neutro da Vallejo.

Imagem
Nesta foto mostro o restante recobrimento do terreno. O Carlos chamou-se à atenção ao tamanho do grão que usei para a rua. Tenho que disfarçar esse efeito com pigmentos. As sapatas já com o tom final de cinzento, aplicado a aerógrafo com um cinza da Tamiya.

Imagem
O verde começa a tomar conta da maqueta. Como já disse algumas vezes, gosto de trabalhar por camadas, e aqui é a primeira camada, usando a referência NOCH 95000. Este produto é excelente. Este é a parte de trás...

Imagem
E aqui na frente.

Imagem
O Torii, com a pintura de XF7 da Tamiya. Agora resta dar os retoque de sujidade, etc...

Imagem
Mais uns retoques com o mesmo material da NOCH. A ideia será depois colocar diversas texturas e cores para simular a vegetação mais alta.

Imagem
Outra vista

Imagem
Aqui nota-se uma camada mais densa desse mesmo material.

Imagem
E outra vista.

Hoje quero ver se começo a tratar da catenária e outros tipos de postes...

Abraços a todos.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Luis

Embora a escala N não seja da minha predileção vejo que o trabalho aqui colocado é de excelente bom gosto e de um efeito muito apelativo.
Continuação do bom trabalho agora exibido e que o seu termo chegue a dar frutos na próxima exposição em Oeiras.
Eu vou estar lá para ver.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Ja esta a ficar muito "apetissante" ! :)

O pormenor da viela esta muito bom, nice touch! :afro:

Continuação de bons trabalhos!
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

está um espectáculo :clap: :clap:

estou desejando de a ver ao vivo e a cores :baba:
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Começa a ganhar forma, gosto bastante da combinação de cores.
Responder