Ricardo Cruz - Transformações

Criações e transformações pessoais
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Embora tenha muito a aprender com muitos de vocês, criei este tópico para as transformações e possíveis criações que venha a fazer.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Transformação da Ponte

Como optei pelas vias Peco Código 75 e como a via é dupla, a distancia entre as duas vias é mais curta, pelo que tenho que adaptar as pontes. Assim, terei de cortar um dos seis segmentos da ponte para depois unir, transformando as quatro pontes em apenas uma.
Para tentar dar um maior realismo à ponte vou cortar pequenas tiras de balsa com cerca de 1mm de espessura, e talvez envernizar com um verniz escuro e mate para dar o efeito de madeira.

Pontes originais: 2 Kits da Noch 21320 e 2 kits Noch 21330.
Ponte 00.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Ricardo Cruz em 30 mar 2013, 22:14, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Estas serão as peças que serão utilizadas na ponte:
Ponte 01.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Para assegurar uma correcta distância entre os leitos de via das pontes, criei uma espécie de molde em K-line. Próximo passo retalhar um dos lados de cada segmento de ponte, mais ou menos a meio do passadiço.
Ponte 02.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Um dos segmentos já cortado, falta apenas limar para uniformizar! Já só faltam 5... :uwi:
Ponte 03.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Um segmento já preparado para via dupla. Falta agora colar para os unir e tapar a "fenda" para ninguém cair ao rio. :biggrin:
Alguma sugestão para corrigir a diferença? Existe algum tipo de "betume" para modelismo. No final esta zona central também vai levar as tais tiras de folha de balsa, para imitar as traves de madeira.
Ponte 04.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Para tapar as fendas existe betume para plastico, Tamya Putty (com varios tipos de betum), Revell Putty, Humbrol etc...

Mas, melhor de que tapar ,é remediar. Quer dizer, depis de cortar, aonde existem imperfeções, passar lixa, ate a linha do corte ficar mais reta possivel. O mesmo tipo de modificação foi efetuado na ponte que tenho na maquete.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Caro Cosmin,

Muito obrigado pela dica! A ponte ainda vai ser limada e depois será remendado o que não ficar bem. Até porque aquela zona vai ser coberta com a tal folha de balsa, para dar um melhor acabamento.

Eu já tinha visto a ponte do Cosmin, aliás foi esse um dos motivos que me optou por escolher este tipo de ponte ;) . Se assim não fosse, das duas uma: ou não havia ponte ou teria de construir uma de raiz...
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Fico contente a ver que os meus trabalhos são fonte de inspiração!

Eu fazia de outra maneira. Em vez de por balsa (ai tinha que usar supercola) por cima das margens da ponte, pegava em estyreno, de 0,5 ou 1 mm espessura, cortava um pedaço a medida desejada para colar na ponte, e , com uma lixa grosa (100-200) fazia os veios da madeira, lixando com um movimento vai-vem, para que os veios ficassem todos no mesmo sentido.

Na foto abaixo, ve-se melhor a textura da madeira.

Imagem

Desta forma, ao colar a "madeira resultada" so utilizava um tipo de adezivo, compativel com os kit´s de plastico e o estyreno, que o Revell Contacta, Faller expert, etc...adezivos a baze de tolueno, que praticamente soladam ao frio o plastico.


Se, por varias motivos, não ser muito avantajoso para utilizar o metodo acima indicado, pode colar a balsa, mas, asa vezes, a melhor forma de reproduzir a madeira a escala 1:87...não é a madeira. :biggrin:

Olhando para as fotos aonde se ve o corte, eu acho que não vale a pena betumar aquilo, e se levar uma placa por cima , então não deve se preocupar com as fendas. Por baixo, na parte que não se ve, convem levar uma tira de material, colada, para dar mais resistencia a junta.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Obrigado Cosmin pelas suas dicas. Vou experimentar cada uma delas e ver qual consigo trabalhar melhor.

Como gosto de reutilizar tudo o que posso, e sobraram as "guardas" (não sei se é este o nome ou não) laterais das pontes, decidi aproveitar os perfis mais largos para me ajudarem a colar a ponte.
Vou ter que limar umas partes mais altas quer das bases da ponte, quer do perfil para conseguir uma colagem uniforme.

Duas fotos para visualizarem o que estou a fazer e que material reaproveitei.
Ponte 05.jpg
Ponte 06.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder