Compressor caseiro para modelismo.

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos forenses e modelistas em particular.

Vou iniciar a construção de um pequeno compressor caseiro, na minha empresa, para uso pessoal e destinado aos meus trabalhos modelisticos. Até agora tenho usado um dos grandalhões que por cá paira.
Existe, por aqui na Net, diversos sites que mostram construções semelhantes, cada uma ao gosto e á disponibilidade do seu proprietário. Assim não sei se valerá a pena colocar mais uma achega sobre esta matéria quando já estamos inundado dela.
Pergunto aos meus amigos forenses se pensam que haverá matéria para ser colocada aqui no Forum ou o que existe já chega e sendo assim não valerá a pena gastarmos mais tinta ?
Digam-me qualquer coisa sobre este assunto.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Caro Anísio, não tenha qualquer problema em colocar aqui o tutorial sobre a construção do seu compressor.
Na minha opinião não é informação de mais, antes pelo contrário.
Ao invés de termos a informação espalhada pela net, se a conseguirmos ter concentrada no fórum facilitará de forma significativas eventuais pesquisas futuras. :afro:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Vamos então começar a construção/montagem do meu compressor.
Em 1º lugar e devido a, no meu caso especial, ter uma empresa por trás de mim com algumas máquinas e ferramentas que me vão apoiar neste trabalho, não deixarei no entanto de elucidar os meus amigos sobre as diversas operações a executar assim como materiais a usar.
Primeiros componentes a ser adquiridos: um motor de frigorífico ou de uma arca congeladora e um depósito de ar. E sem eles não devem adquirir os restantes componentes e passo a explicar porquê. Um dos principais motivos da construção caseira destes compressores é sem dúvida o seu custo inicial. Se não conseguirem comprar ou adquirirem estes dois componentes por um preço muito baixo, não recomendo a sua construção, neste caso mais vale comprar um já pronto, vai ficar mais barato, não tem problemas com a montagem e está já operacional para ser utilizado.
Relativamente ao motor de frigorífico devem tentar junto de sucateiros ou recicladores de electrodomésticos. Precaução a ter, nunca posicionar o motor, como se costuma dizer, de pernas para o ar, pois no seu interior existe óleo de lubrificação que pode sair pelo tubo de compressão. Se isso acontecer terá que prever a introdução de óleo novo (+ $$). No meu caso especial o motor foi retirado de uma arca que num cliente meu, neste caso uma grande superfície comercial de electrodomésticos, caiu ao solo quando a descarregavam do camião. O meu cliente permitiu-me a desmontagem do motor (custo zero), já que a arca ia para a sucata.
Quanto aos depósitos de ar, eles existem de várias procedências como seja: extintores, garrafas de oxigénio, garrafas de ar comprimido, garrafas de gás, etc. Eu pessoalmente recomendo um extintor, fácil de conseguir, robusto, leve e de dimensão adequada. Onde se pode arranjar, junto das empresas de segurança que lidam com extintores, na maioria dos casos até os dão (vazios). Mais uma vez, foi um cliente meu que me forneceu o meu extintor (no caso um novinho em folha, custo zero). Precaução a ter com as garrafas de gás, TER A CERTEZA ABSOLUTA QUE JÁ NÃO TEM GÁS NO SEU INTERIOR. Capacidade do depósito, entre 5 a 10 litros é suficiente.
Mostro as minhas duas peças.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Vai fazer algo assim? :biggrin:

Imagem Imagem

Depois de ter construido o meu, fiz as contas e, gastei uns bons 60 euros em varias peças.Tive sorte em ter o motor, o extintor e o filtro-regulador a custo 0, senão...
Uma boa solução é comprar um compresor novo, a venda em lojas de bricolagem e substituir o motor por um silencioso, de frigorifico.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Cosmin

Vou realizar algo de semelhante com uma pequena alteração em relação ao seu. O seu depósito está horizontal, no meu caso vou colocá-lo verticalmente. Mas na essência será algo muito parecido com isso.
Relativamente a custos afirmei precisamente que se não conseguirem as duas principais peças por valores muito baixos não valerá a pena o dispendio de trabalho.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Na continuação da montagem do compressor, para aqueles que realmente conseguiram as duas 1ªs peças de “borlix” ou a alguns cêntimos, têm que decidir neste momento a posição do depósito de ar, conforme a sua forma ou tamanho.

Como podem verificar, e o exemplo é muito bem-vindo, no compressor do nosso amigo Cosmin ele está colocado horizontalmente. No meu caso ele vai ficar na vertical. E porque será necessário definirmos essa posição ? É que na sua parte inferior vai ser necessário colocar um purgador igual ou semelhante ao que agora mostro (o meu custou 2,00 €). Este purgador serve para, de vez em quando, podermos extrair a água que se acumula no interior do depósito devido á condensação do vapor de água que se liquidifica durante a compressão. Lógico que quanto mais tempo essa água permanecer no interior do depósito mais rápida será a sua corrosão interior (difícil de tratar).

Se o depósito escolhido tiver já uma saída/entrada na sua parte inferior, optimo. É só arranjar um adaptador (vulgarmente denominado de – porca de redução) da medida dessa saída/entrada para a medida do purgador que é ¼” (diz-se um-quarto de polegada).

Se o depósito não tiver essa saída ou a que tem não fica em posição inferior, então têm que arranjar forma de colocar a peça na sua posição definitiva. Penso que a melhor solução é adquirirem uma peça metálica denominada - união de aço para soldar de ¼” e tentarem, junto de alguém, soldar essa peça na parte inferior do depósito. Depois é só aplicar fita teflon na rosca do purgador e colocá-lo no seu lugar.

Cumprimentos
Anisio Nelson
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Na continuação deste trabalho mostro a tal peça adaptadora (porca de redução) que me vai fazer a ligação entre a minha saída e o purgador. Podem ver em seguida este elemento já colocado na peça adaptadora e o conjunto montado no meu extintor (no caso vertical).

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Eu enrosquei a purga por baixo do deposito (ve-se na 1a foto, atras da manguiera do aerografo).
A peça que soldei no deposito chama-se niple. :biggrin:

A sua peça de redução , que aplicou na botija é uma peça torneada de proposito, pois o passo da rosca dos extintores é diferente das outras roscas.A posição vertical vai-lhe exigir um suporte comum para o deposito e motor.
Para tratar o deposito por interior contra a ferrugem, pelo menos por alguns anos, nada melhor de que um banho com oleo, durante uns dias e depois deixar escorrer.Por isso , os melhores depositos para o efeito, são os cilindros de ar dos camiões, que se encontram facil num sucateiro.Esses cilindros, ao longo da vida , tiveram sempre oleo com fartura, que circulava junto com o ar.Outra alternativa sera um cilindro de fabrico proprio, de aço inoxidavel, mas para quem não tem material/possibilidades, torna-se complicado.

Eu estou muito curioso para ver o seu compressor , pois sera algo diferente dos habituias. :biggrin:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caro amigo Cosmin

Quero desde já agradecer as suas intervenções que são sempre bem vindas.
Quando resolvi entrar nesta novela vários itens foram equacionados. E um deles foi precisamente o custo da operação. Foi por isso que eu usei como depósito um extintor. Quanto á possibilidade de alguns forenses conseguirem arranjar ou fabricar outros tipos de depósito, estou perfeitamente de acordo consigo quanto ás razões que menciona, mas e o custo ??
Relativamente á peça para acoplar o purgador, Cosmin vamos falar português, se algum forense entrar numa drogaria e pedir um NIPLE em aço de 1/4", o empregado vai-lhe perguntar o que é isso, mas se pedir uma união em aço de 1/4" para soldar o mesmo empregado vai a correr buscar essa peça. Já agora mostro a peça em questão.
Cosmin, se reparar na 1ª foto que mostro sobre o extintor vai reparar que já existem dessas peças lá soldadas mas mais á frente falarei sobre isso.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Nas drogarias aonde pedi niples, ate me perguntaram logo "de um quarto, de meia, de uma?".Tanto "niple" como "união" são muito utilizadas, por isso não deve haver problemas.
Ao fim de juntar o material todo e faltavam algumas peças, descobri a agua quente :facepalm: ...a loja Lusoar, na Av. Fernão Magalhães, aonde tem tudo mais alguma coisas.
Responder