Compressor caseiro para modelismo.

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Em 1º lugar quero agradecer ao amigo Cosmin a divulgação da casa de material, no Porto. Desconhecia completamente essa casa, obrigado.
Em continuação da montagem, chegou a hora de o constructor pensar no nº de entradas/saídas que o depósito vai levar, duas ou três ? No meu caso decidi colocar três conforme podem ver, sendo duas de 1/4" e uma de 1/2" (diz-se meia polegada). Foram usadas uniões de aço, soldadas ao extintor. Depois de todas as peças montadas verão o motivo de ter escolhido estas entradas/saídas.
O material que vão necessitar pode diferir daquele que mostro de seguida, dependendo das diversas posições dos componentes.
Assim vão precisar, conforme a foto, de 1 pressostato (11,00 €), 1 válvula de segurança (4,00 €), 1 válvula de retenção com descarga do compressor (12,00 €), 1 manómetro (2,00 €), 1 filtro com regulador de pressão e manómetro (25,00 €), 2 válvulas de corte (2,25 € cada), 1 casquilho duplo de 1/4" (1,00 €), 1 bifurcação (2,50 € - só no meu caso). O uso deste último componente serve para se ter no mesmo compressor duas saídas distintas, uma de 1/8" (diz-se um-oitavo de polegada) de ligação ao aerógrafo e uma de união rápida para uso com outros elementos.
Vou montar tudo e depois mostro o resultado.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

E la vão 60 e tal euros.Ma o pressostato foi barato, eu comprei por 16 euros no Leroy.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Eu comprei um compressor por 105€ no ebay :)
Última edição por Jorge Seia em 12 mar 2013, 22:15, editado 2 vezes no total.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Jorge Seia.

Acho que tem toda a razão mas escrevo para lhe dizer que o seu compressor é barulhento, o meu quase que não se ouve e além disso só gastei 29,00 € até agora (no filtro e na válvula de segurança - tudo o resto veio da minha empresa). Para a maioria dos forenses, aí sim convem decidir muito bem para que lado se vai.

Cumprimentos Jorge
Anísio Nelson (Farripas)
Última edição por farripas em 13 mar 2013, 08:29, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Tem razão :)
Última edição por Jorge Seia em 12 mar 2013, 22:13, editado 2 vezes no total.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Jorge Seia.

Eu já tive um compressor desses para uso profissional quando ia para o exterior da minha empresa. A sua maneabilidade e baixo peso convenceram-me e adquiri um. Ao fim de talvez 3 anos o compressor deixou de funcionar na perfeição. Desmontei-o e logo a seguir deitei-o ao lixo porque os carvões do motor eléctrico estavam no casco, haviam várias peças plásticas deformadas e para a sua recuperação ia gastar mais que um novo. Em sua substituição ando com um (vulgar daqueles que conhecemos mas pequeno) comprado, por um acaso, na Makro de Matosinhos e que ainda hoje funciona (já lá vão 9 anos).
Só mais um alerta, sabe perfeitamente duas coisas: 1ª - o Jorge não houve o motor do seu frigorífico na sua cozinha (o ruído do meu compressor é igual); 2ª - o motor dos frigoríficos estão ligados 24 sobre 24 horas; o frigorifico apodrece e é substituido e o motor ainda continua a trabalhar como no 1º dia.
Portanto daqui a 2 ou 3 anos vou-lhe perguntar pelo seu compressor e vou-lhe responder sobre o meu.
Jorge, há amigos forenses, que têm como eu, gosto em fabricar peças próprias mesmo sabendo que uma já pronta até é mais barata. Mas o prazer de as fabricar dá-nos um gozo especial e mantem-nos vivos nestas contorbadas andanças da crise que vivemos.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Última edição por farripas em 13 mar 2013, 00:13, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Tem razão :)
Última edição por Jorge Seia em 12 mar 2013, 22:14, editado 2 vezes no total.
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Eu estou a seguir com atenção este tópico.
Já não aguento mais o meu compressor (compacto mas muito) barulhento :buck:
Há algum tempo que tenho andado de olho em vários tópicos de construção de compressores silenciosos com base em motores de frigorífico, mas nunca encontrei nenhum tão explícito como este. :afro:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Em resposta ao nosso amigo Cosmin tenho a dizer-lhe o seguinte, a peça que faz a redução para o purgador, por acaso, não foi torneada. Eu recebo, em conjunto com uma empresa semelhante á minha mas espanhola, uns motores eléctricos destinados aos aparelhos que fabrico, vindos da Austrália (são mais baratos que os europeus) que trazem a tapar as entradas dos cabos na caixa de bornes uns tampões com medida métrica que é precisamente a medida da saída do extintor, no caso um M25. Só tive que abrir uma rosca ao centro de 1/4" onde levou o purgador.
Quanto ao pressostato, ele custaria isso porque importo de Barcelona dezenas e dezenas de uns pressostatos especiais, destinados aos meus aparelhos, e na ultima encomenda acrescentei precisamente esse elemento que foge á minha regra. No fim o meu fornecedor acabou por me dar o pressostato mas sei que custaria esse valor.
Quanto ao custo total até agora, ele seria mesmo isso que o Cosmim diz e ainda me falta e aqui vou ter mesmo que comprar, o adaptador de encaixe rápido e que penso será uma peça cara.
Quanto ao amigo Carlos Micaelo, fico contente com as suas palavras e tentarei, dentro dos meus conhecimentos, dar toda a informação possível para que se um dia se lembrar construir um exemplar destes, não ficar com muitas dúvidas.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Carlos e Anisio...o motor dum compressor vulgar pode ser substituido por um de frigorifico. E ja esta um cãompressor silencioso (e não morde :2funny: ).
Se fosse hoje, era assim que fazia. :biggrin:

Força nesse projeto!
Responder