Leonel - Diorama e maqueta

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Luis Pinto
Participante
Mensagens: 147
Registado: 23 jul 2010, 19:09

Eu ja tive 2 maquetes. Chegam ao ponto que Puf empancou. Agora tenho modulos na garagem a volta da mesma e é muito melhor. :) Se fartar mudo o modulo ehehhe
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

Alguns avanços quanto ao relevo, preciso de sugestões de colegas modelistas, não sei se deverei aplicar directamente gesso no poliestireno ou papel de cozinha com cola branca ou papel de cozinha mergulhado em gesso muito diluido ou folhas de papel de jornal, se alguem me puder dar umas dicas, agradecia imenso. Tive que voltar a cortar a cortiça toda, pois achei que a primeira com 5cm era demasiado larga.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Leonel,

veja o meu post de 28 janeiro .

http://www.portugalferroviario.net/foru ... =57&t=5399

Porque assim? Na minha opinão, evita sujar muito, pois primeiro esta preparar o tereno, molhando com o pincel. Depois pode aplicar os guardanapos secos, sem ser preciso mergulhar e fazer bagunça. Depois é so molhar outra vez com o pincel e aplicar mais guardanapos e sempre assim. Por fim, se achar necessario, pode misturar um pouco de gesso na mistura de cola e agua. Aplica na mesma com o pincel e deixar secar ...e vai ter uma crosta que pode rachar cabeças. :2funny:
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Leonel!

também podes pintar com tinta plástica a cor desejada, dependendo da zona e depois de seco aplicar cola branca com 50% agua e aplicar terras ou relvas.
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

Olá, obrigado pelas respostas
Na pequena experiência ou diorama inicial, utilizei um misto de tinta plástica (das paredes de casa) com algum relevo em gesso esculpido ainda fresco nas zonas verticais, mas isso em cima de poliestireno extrudido, muito mais compacto e coeso do que poliestireno expandido que utilizei agora, pois tem aquelas bolas que estão sempre a saltar. Cheguei a ver na Minitrem, trabalhos com esferovite coberto com gesso, assim como os módulos "curva de arêgos" do barreiro. Há tb o trabalho realizado no módulo do norte cuja foto apresentei na 2ª pagina deste tópico, que achei maravilhoso, mas como se chega lá???? No blog da Biscatrain li que o autor usa cimento cola para o pladur para uma cobertura integral, vou ter que estudar isso, são muitas tecnicas diferentes
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Leonel,
o trabalho do módulo do "Norte" foi realizado com gesso nos moldes em borracha da Noch.
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

O meu desejo seria fazer qq coisa assim no género... talvez ambicioso ou caro demais...
Talvez passar da estação para uma extensão de módulos...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Parece-me um bom plano de vias apesar de achar que está um bocado pesado demais no lado esquerdo.
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

A vantagem dos módulos é que sempre se pode ir variando, acrescentando ou retirando e se um dia tiver necessidade de mudar de espaço, são muito mais fáceis de desarmar, arrumar e recolocar noutro sitio.
Quanto às rochas, devo dizer que já fiz algumas e que espero obter resultados melhores no futuro, mas para que perceba como se faz (ou uma das maneiras de fazer) deixo aqui este link:
http://www.gilbert-gribi.ch/ggribi/rochers.html

Espero ter sido útil.

Mário Fernandes
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

Boa noite

Obrigado Mário pela dica.
Após um tempo ausente, apresento algumas experiências e avanços, experimentando sempre novas técnicas e tentando muitas vezes remediar erros de percurso. Tenho variado um pouco nos trabalhos para não saturar. O Pai Natal foi bom este ano, não me lembro de ter sido tão bom nestes últimos anos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder