Viva!
Estou a iniciar a construção de uma maquete e queria utilizar linhas flexíveis da peco. Existem 3 códigos diferentes na escala HO: 100, 83, e 75. Quais as diferenças entre estes códigos?
Cumpts.
Linhas da Peco
- Sergio Santos
- Moderador Global
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- Registado: 30 dez 2008, 20:53
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Essencialmente as diferenças estão nas dimensões do carril (largura e altura).
Quanto menor o numero do codigo mais o carril se aproxima da escala 1/87, neste caso.
Esta imagem é bem explicita:
Quanto menor o numero do codigo mais o carril se aproxima da escala 1/87, neste caso.
Esta imagem é bem explicita:
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Cumprimentos,
Sérgio Santos
Sérgio Santos
- Sergio Santos
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A vantagem dos códigos mais baixos é "só" mesmo a estética.
Já nos códigos mais altos, o 100 por exemplo, há a possibilidade de modelos mais antigos (com verdugo mais saliente) poderem circular sem problemas.
Já nos códigos mais altos, o 100 por exemplo, há a possibilidade de modelos mais antigos (com verdugo mais saliente) poderem circular sem problemas.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Sérgio Santos
- alco1520
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- Registado: 04 jul 2009, 17:01
Bom dia, no que respeita a vias e agulhas da Peco, as de código 83 têem as travessas com disposiçäo Americana, dependendo do seu grau de exigência e do tipo de material circulante que tem, isso pode ser um factor importante.
Se o seu objectivo é fazer uma maquete o mais fiel possivel, entäo o codigo 75 é o unico adequado para o efeito já que se trata de uma reduçäo exacta á escala 1:87 do carril Vignole de 54 Kgs/m usado na maioria dos caminhos de ferro.
Mas se a sua prioridade é a funcionalidade, entäo o codigo 100 é o unico que asegura 0 problemas com todo o tipo de material circulante, como já foi referido pelo companheiro Sérgio Santos.
Permita-me que lhe faça algumas perguntas:
Que tipo de material tem? Tem tema para a sua maquete? Quer coleccionar comboios de um País especifico?
Existem alternativas á Peco, mas seria mais fácil aconselha-lo sabendo o seu objectivo.
Cumprimentos,
Mário
Se o seu objectivo é fazer uma maquete o mais fiel possivel, entäo o codigo 75 é o unico adequado para o efeito já que se trata de uma reduçäo exacta á escala 1:87 do carril Vignole de 54 Kgs/m usado na maioria dos caminhos de ferro.
Mas se a sua prioridade é a funcionalidade, entäo o codigo 100 é o unico que asegura 0 problemas com todo o tipo de material circulante, como já foi referido pelo companheiro Sérgio Santos.
Permita-me que lhe faça algumas perguntas:
Que tipo de material tem? Tem tema para a sua maquete? Quer coleccionar comboios de um País especifico?
Existem alternativas á Peco, mas seria mais fácil aconselha-lo sabendo o seu objectivo.
Cumprimentos,
Mário
- toze45
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- Registado: 23 fev 2009, 15:47
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Bom dia,AF82 Escreveu:Viva!
Eu pretendo criar uma maquete que reproduza o "ambiente" das streamliners americanas.
Cumpts.
Aconselho o uso do código 83 na via principal e o o 75 nas vias desviadas.
Tenha atenção à via flexível, é muito delicada. à menor torção errada, o carril salta dos tirafondos.
Nas curvas terá de usar raios largos, fundamentalmente por causa das carruagens e material de carga acima de 50 pés.
Igualmente as agulhas deverão ser de raio longo e, de preferência electrofrog.
Aconselho o uso de motores da Tortoise. São de movimento lento e já têm incorporados micro-interruptores para dar polaridade aos corações das agulhas. Conseguem-se preços muito interessantes nos packs de 6 e 12 motores.
Bom trabalho,
A.Cavaco
- RuiEliasMaltez
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É o que eu tenho, e aconselho vivamente.Bom dia,
Aconselho o uso do código 83 na via principal e o o 75 nas vias desviadas.
Nuns desvios a 75 é relativamente fácil certas locomotivas mais leves descarrilarem, e até não têm verdugos não muito grandes.
Para mim, a grande vantagem da PEKO é a relação preço/qualiade.
- Sergio Santos
- Moderador Global
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Se bem percebi a pergunta, é possivel, mas a via que sai da agulha exterior vai ter de cruzar com a interior (existem cruzamentos para esse efeito tal como mostro no exemplo).
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Cumprimentos,
Sérgio Santos
Sérgio Santos