Linhas da Peco

Modelismo à escala
AF82
Participante
Mensagens: 20
Registado: 22 jul 2012, 18:10

Viva!

Estou a iniciar a construção de uma maquete e queria utilizar linhas flexíveis da peco. Existem 3 códigos diferentes na escala HO: 100, 83, e 75. Quais as diferenças entre estes códigos?

Cumpts.
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Essencialmente as diferenças estão nas dimensões do carril (largura e altura).
Quanto menor o numero do codigo mais o carril se aproxima da escala 1/87, neste caso.

Esta imagem é bem explicita:
mr_ma_8-02_trackcodes_01.gif
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
AF82
Participante
Mensagens: 20
Registado: 22 jul 2012, 18:10

Poderá haver alguma vantagem/desvantagem nos diferentes códigos de modelo, para além do aspecto estético?
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

A vantagem dos códigos mais baixos é "só" mesmo a estética.
Já nos códigos mais altos, o 100 por exemplo, há a possibilidade de modelos mais antigos (com verdugo mais saliente) poderem circular sem problemas.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Bom dia, no que respeita a vias e agulhas da Peco, as de código 83 têem as travessas com disposiçäo Americana, dependendo do seu grau de exigência e do tipo de material circulante que tem, isso pode ser um factor importante.
Se o seu objectivo é fazer uma maquete o mais fiel possivel, entäo o codigo 75 é o unico adequado para o efeito já que se trata de uma reduçäo exacta á escala 1:87 do carril Vignole de 54 Kgs/m usado na maioria dos caminhos de ferro.
Mas se a sua prioridade é a funcionalidade, entäo o codigo 100 é o unico que asegura 0 problemas com todo o tipo de material circulante, como já foi referido pelo companheiro Sérgio Santos.
Permita-me que lhe faça algumas perguntas:
Que tipo de material tem? Tem tema para a sua maquete? Quer coleccionar comboios de um País especifico?
Existem alternativas á Peco, mas seria mais fácil aconselha-lo sabendo o seu objectivo.

Cumprimentos,

Mário
AF82
Participante
Mensagens: 20
Registado: 22 jul 2012, 18:10

Viva!

Eu pretendo criar uma maquete que reproduza o "ambiente" das streamliners americanas.

Cumpts.
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

AF82 Escreveu:Viva!

Eu pretendo criar uma maquete que reproduza o "ambiente" das streamliners americanas.

Cumpts.
Bom dia,

Aconselho o uso do código 83 na via principal e o o 75 nas vias desviadas.
Tenha atenção à via flexível, é muito delicada. à menor torção errada, o carril salta dos tirafondos.
Nas curvas terá de usar raios largos, fundamentalmente por causa das carruagens e material de carga acima de 50 pés.
Igualmente as agulhas deverão ser de raio longo e, de preferência electrofrog.

Aconselho o uso de motores da Tortoise. São de movimento lento e já têm incorporados micro-interruptores para dar polaridade aos corações das agulhas. Conseguem-se preços muito interessantes nos packs de 6 e 12 motores.

Bom trabalho,
A.Cavaco
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Bom dia,

Aconselho o uso do código 83 na via principal e o o 75 nas vias desviadas.
É o que eu tenho, e aconselho vivamente.
Nuns desvios a 75 é relativamente fácil certas locomotivas mais leves descarrilarem, e até não têm verdugos não muito grandes.
Para mim, a grande vantagem da PEKO é a relação preço/qualiade.
ImagemImagemImagem
AF82
Participante
Mensagens: 20
Registado: 22 jul 2012, 18:10

É possível criar desvios duplos apartir de linhas duplas? Ou apenas a linha de "interior" pode ser desviada?
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Se bem percebi a pergunta, é possivel, mas a via que sai da agulha exterior vai ter de cruzar com a interior (existem cruzamentos para esse efeito tal como mostro no exemplo).
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Responder