[N ALMEIDA] Nohab CP 0100

Criações e transformações pessoais
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Aproveito a época natalícia para dar a conhecer mais um projecto que tenho em desenvolvimento. Como já frisei em tópicos anteriores tenho sempre alguns projectos em andamento pois enquanto espero por peças para uns posso ir avançando com outros. Além disso por vezes fico encalhado ou simplesmente chateado e opto por passar para outro. Mantenho no entanto a regra de não começar um novo projecto enquanto não acabar um dos que estão em desenvolvimento.

Chega de conversa, a Nohab é uma das automotoras que mais me fascina na frota da CP, as suas características levaram a que se tornasse um dos ícones da nossa ferrovia e representá-la à escala é uma empreitada que já iniciei há algum tempo. A sua forma arredondada tem sido o maior desafio pois como em qualquer projecto que inicie para mim o respeito pelo protótipo é uma das condições "sine qua non" para que dê qualquer passo e as formas da Nohab não são as mais simples de reproduzir de forma fiel.

Deixo-vos uma imagem do espaço de trabalho/planeamento:
Imagem
E algumas imagens do primeiro protótipo da(s) frente(s):
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
A peça final será constituída por 4 peças, a saber: Duas frentes, um módulo de 1.ª Classe e um módulo de 2.ª Classe. Ainda tenho algumas dúvidas quanto à motorização por isso sugestões a este nível são bem-vindas.
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Bonito projecto :afro:

A produçao vai passar por um molde ou é consumo proprio?
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
nelsonajm
Participante
Mensagens: 245
Registado: 18 nov 2011, 07:44

espetáculo :) vai ser um projecto a acompanhar...

vou só dar uma opinião em relação a conseguir fazer essas frentes com curvaturas em 3 eixos...

o que costumo fazer para estes casos (uso esta técnica mas não para fazer comboios :afro: outro tipo de prototipos...) é fazer um molde em poliestireno, real e á escala,

de seguida faço um molde de gesso de frente neste caso da máquina, pode-se fazer um molde de duas ou três pessas, conforme a complexidade das curvas,

depois de ter o molde de gesso pronto e bem seco, este vai servir para colocar esse mesmo material que usa só que por cima do molde sem o fechar, levar ao forno a 150 graus uns dois minutos ou menos.... o material amolece e ganha a forma do molde aproximadamente....

de seguida fechar o molde para dar a forma da curvatura certa... levar o forno novamente... uns 3 minutos.... depois da peça ter ganho a forma correcta.... retirar do forno e deixar arrefecer....

só depois de arrefecer desmonta o molde e cortar o excesso de material... usei esta técnica em maquetas para arquitectura durante muitos anos e sempre resultou.

sempre é mais uma ajuda :afro:

votos de bom trabalho.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Obrigado a ambos pelo interesse. Henrique, para já o molde não está fora de questão mas ainda estou numa fase muito preliminar.

Nelson, obrigado pelas dicas. Curiosamente já usei uma técnica semelhante no início deste projecto mas na altura, fosse por falta de prática ou de jeito, não consegui chegar a nada em concreto. O mais difícil mesmo não é a reprodução das curvas mas sim fazê-lo da forma mais precisa possível daí ter escolhido um método de esqueleto interno (semelhante aos métodos utilizados no aeromodelismo) pois assim além de conseguir uma forma mais exacta fico também com um interior mais completo.

Em relação a este protótipo realço que se trata do primeiro e que é mais um estudo de que uma peça utilizável. Nesta peça os relevos estão invertidos (Baixo-relevo ao invés de Alto-relevo) e falta a curva inferior da "saia" e a curva superior da cobertura. Apenas depois de adicionar estas partes será possível ter ideia do aspecto final. Até as próprias janelas terão cantos mais arredondados pois aqui estão demasiado angulares.
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Viva Nelson,

O José Godinho que, também fez uma Nohab, utilizou na motora, 2 motores Tenshodo.
Com bons resultados. Já a vi a rolar e brinquei com ela e, é muito suave.
Contacte-o e ausculte a opinião dele. Melhor que ninguém o poderá esclarecer.

Cumprimentos,
A.Cavaco
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Esse projecto promete. Bom trabalho. :)
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
alcos
Participante
Mensagens: 650
Registado: 31 dez 2008, 16:45

Viva
Talvez esta foto ajude a perceber a complexidade das curvas da frente, e os arredondados... ;)
Cump.
RB
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Obrigado António pela sugestão relativa à motorização e ao Rui pela foto, quantas mais melhor.
M Vicente
Participante
Mensagens: 164
Registado: 17 out 2011, 22:42

WOW.............. :shock2:

Fantástico projecto! :venia:
Parabéns desde já pelo trabalho....
Não vou perder a evolução!

Cumpts,
Mário Vicente.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Boas tardes,

Gostaria de pedir ajuda aos entendidos pois está-me a fazer crescer cabelos brancos uma dúvida acerca da Nohab, vejam as imagens abaixo:

A Nohab tem quatro janelas mais estreitas junto às portas, seriam de duas casas de banho e de dois compartimentos porta bagagens, em primeira e em segunda classe. Acontece que depois de investigar um pouco uma destas quatro janelas (ou seja apenas num dos lados da Nohab) aparece tapada, alguém me pode ajudar a esclarecer esta dúvida? Seria apenas característica de algumas numerações?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder