Módulo - Anísio Nelson "A ponte de pedra"

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos e companheiros de luta (de módulos)

Domingo de manhã, faltei á missa, e resolvi colocar a ponte.
Aqui vai ela já no seu poiso. E só para abrilhantar a festa mais duas, só para ver como fica.
Agora é deixar secar tudo muito bem. Vou começar a tratar da cortiça para colocar debaixo das linhas e iniciar o tratamento destas, soldar uns pequeno acrescentos até formar os 920 mm, soldar os fios condutores, tratar das peças de fim de linha (em ambos os lados), envelhecer as linhas e travessas e posterior colocação destas nas cortiças. Nesta fase vou executar numa tábua á parte a colocação de um pequeno troço de linha onde vou experimentar em 1º lugar as operaçoes que posteriormente irei fazer nas linhas do módulo, só para ver como paira a moda.
É trabalho aí para uma semanita, a ver vamos.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

Isso é que é trabalhar. :afro:
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Está com um aspecto formidável. :afro:
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Tá bestial!... ainda por cima com um ferrobus :baba:
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Muito bem...

Valeu bem a pena os ensinamentos do mestre Osório :afro:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Ora aqui vai mais uns tantos pregos e tachas colocados no meu módulo.
Já está colocada a cortiça para as linhas, estas estão cortadas á medida (mas ainda não fixas, vai ser trabalho do próximo sábado) com as respectivas placas de circuito impresso nas extremidades, coloquei uma pequena ponte onde vai levar uma queda de água e iniciei a construção do tunel/montanha que vai levar num dos extremos.
As ligações eléctricas estão quase prontas e os diversos orifícios nas paredes laterais do módulo também findos.
No próximo sábado e durante o 2º Workshop daremos mais um empurrãozito nesta tarefa.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
moura64
Participante
Mensagens: 35
Registado: 01 mar 2010, 15:46

Lindo Amigo Anisio Nelson, vejo que tem trabalhado bastante

Parabéns
Melhores Cumprimentos

Luís Santos
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Está brutal... :cup:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Realizou-se o 2º Workshop e a operação principal no meu módulo foi a colocação das vias já alinhadas com o módulo padrão (que esta malta já tem) de forma a que futuramente e aquando da interligação com os outros não haja desvios de alinhamento entre linhas e faça com que os comboios passem de uns módulos para outros sem qualquer problema.
No fim tirei algumas dúvidas (MUITAS), com pessoas mais experientes (diga-se Jorge Osório) colocando as diversas peças que penso que o meu módulo vai levar e a forma de realização dos vários cenários que vão existir.
Estou a entrar na minha pior parte. Até agora tudo foi fácil e sem qualquer problema, a partir de agora vão ser milhares de perguntas (já foram muitas neste encontro). Deixo o resultado do fim do dia, onde podem ver pequenos pioneses a prenderem as linhas durante a secagem da cola que as vai manter em posição correcta.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Em resposta a alguns pedidos, vou-lhes mostrar como vou fazendo as diversas operações no meu módulo.
Hoje vou tratar das ligações eléctricas que efectuei. Em 1º lugar devo esclarecer o seguinte: as linhas que eu usei (e que quase toda a malta usa é Peco cod. 100) não possuem comprimento suficiente para albergar todo o módulo pelo que temos que efectuar pequenos acrescentos. No meu caso particular como possuo um túnel lembrei-me efectuar esse aumento dentro do túnel de forma a escamotear a ligação. A Maquetren recomenda que essa união seja soldada para acautelar más ligações eléctricas entre linhas. O método que eu usei, foi muito semelhante ao que é mostrado neste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=1MawX9TyIQE

Retirei algumas travessas nas pontas das linhas que vou unir, introduzi os eclises (antes dei com a ajuda de um pequeno alicate um pequeno aperto nas mesmas de forma que entrassem um pouco forçadas e fazendo assim melhor contacto), soldei-os aos trilhos e aproveitei a situação para soldar no centro dos eclises os fios que vão efectuar as ligações eléctricas entre módulos.
Depois das linhas colocadas nos seus sítios colmatei a falta das travessas que tinha retirado colocando outras da forma como também é mostrado no vídeo seguinte:

http://www.youtube.com/watch?v=gyCYuWOqxMI

O resultado é o mostrado a seguir com a vista inferior do módulo onde se pode ver os diversos fios a sairem das linhas e a caixa de derivação já colocada no seu lugar com as respectivas tomadas. Aqui devem ter em consideração que os fios de alimentação são vermelhos e pretos sendo os vermelhos ligados ás linhas do lado norte e os pretos ligados ás linhas do lado sul.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder