Módulo - Anísio Nelson "A ponte de pedra"

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
Responder
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Na continuação das fotos da parte eléctrica, temos agora a caixa desmontada com os fios de entrada (pela parte de cima) e os de saída (pelo lado esquerdo). Podem ver o interior da caixa e das suas tomadas.
Em seguida podem ver todas as ligações já feitas e finalmente o resultado deste processo.

Agora vou tratar de efectuar um teste com o balastro num bocado de linha que fiz á parte.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Caro Anisio, como é que procedeu à pintura dos carris e travessas? Parece ter sido com pincel e tinta um pouco diluída, já agora qual é a referência da cor?
Cumprimentos
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Isantos

As cores recomendadas pela Maquetren para as travessas e carris são respectivamente (no caso da Tamiya, marca que eu uso normalmente): XF 52 e XF 64.
Como no passado sábado havia o 2º Workshop e o meu trabalho era a colocação das vias, resolvi pintar, pelo menos, as travessas antes de as colocar no seu sítio e assim pintar outras zonas inconvenientemente.
Assim o que fiz foi colocar fita protectora da Tamiya (de 6 mm de espessura) ao longo dos carris (na sua parte superior e preservar parte dos mesmos) e pintar as travessas com aerógrafo com XF 52.
Agora, e concluída que foi a colocação das vias, vou pintar com pincel os carris com o XF 64 antes de colocar o balastro.
Entretanto fiz uma experiência com o balastro médio da Woodland Scenics (cinzento misturado com um pouco de preto) e gostei do resultado final. Depois mostro como ficou.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá Nelson, boa tarde

este é um tema que vou acompanhar com particular atenção visto que estou em fase de iniciar o assentamento definitivo da via no módulo A-dos-Torresmos. Fiz umas experiências com as Tamya que refere e não fiquei particularmente satisfeito. Mas ainda não tenho nada de melhor a propor. Procuro ler tudo o que encontro pela net mas as tecnicas e materiais usados são tantos e tão díspares que tornam dificil decidir o que experimentar a seguir.

No que respeita ao balastro, a minha intenção é reproduzir o tipo granítico branco que a CP usava na transição dos anos 60 para os 70. Comprei dois pacotes da WS, buff e light grey ambos de calibre fino, mas agora que olho para os pacotes tenho muitas dúvidas que sejam o que eu realmente queria :(

Caramba que isto é complicado!

Mal posso esperar para ver as fotos

Abraços
rp
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Rui

Anteriormente, nas minhas explicações afirmei que iria fazer uma experiência com o balastro.
Vou mostrar o resultado embora não consiga tirar muitas opiniões porque só coloquei entre carris e as travessas não estão pintadas, mas dá para ter uma ideia.
Já agora a técnica que vou utilizar será muito semelhante ao visto neste vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=Vr_2EdbC ... ature=fvwp

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Para pintar as linhas eu utilisei Revell 84 mat.Tambem tenho pintado com a Tamya, mas como esses são acrilicos, tem que se ter em conta alguns pormenores.
Se pintar a pincel, com ou sem diluição, e preciso uma segunda demao, pois fica sempre melhor.Mesmo com o aerografo, eu gosto de dar duas demaos, para ter a garantia que ficou tudo pintado.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos.

Espero que o bacalhau e as rabanadas não tenham impedido os trabalhos que por aqui passam.
Quanto á minha "Ponte de pedra" ela vai evoluindo devagarinho, mas vai. Hoje mostro as ultimas intervenções onde se contam: o início da colocação do balastro na zona Este do módulo e uma invenção minha que espero que resulte e é a colocação de trilhos paralelos na zona da ponte e no caminho que vai atravessar as duas linhas do comboio. Para já está colocada essa invenção numa das linhas e pela amostra acho que vou colocar na outra e dar assim seguimento ao caminho já iniciado.
Também já iniciei a colocação da malha de rede que vai suportar a rua que vai dar ao rio. É aqui que se inicia a minha grande dor de cabeça, o maquetismo ferroviário.
É agora que os meus professores têm que dar o litro para me explicarem o que devo fazer para seguir caminho.
Vou dando notícias.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Falta uma "borradela" nas paredes de pedra todas para uniformizar a coisa, e depois detalhar...
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Luis.

Vamos com calma, agradeço as suas notas mas essa parte ainda só está pousada para a fotografia.
Claro que vou ter que uniformizar toda essa zona mas como deve reparar eu sou um nabo nestas coisas e para esta zona estou a realizar algumas experiências com peças que sobraram. Vou tentar imitar o granito e usar uma técnica que está descrita num pequeno livro de montagem de uma maquete da Noch.
A 1ª experiência não foi muito má, vou tentar outra forma e depois mostro como ficou no resultado final.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Ok! Fico a aguardar por desenvolvimentos...
Responder