rui ferreira Escreveu:
Obrigado pela partilha.
Caros Rui e João Joaquim:
Vamos lá ver se no entendemos: qualquer decoder tem no minimo duas funções auxiliares AUX1 e AUX2 (fio verde e roxo) além da saída das luzes normal, ou seja o fio branco e o amarelo. Tal como o circuito (base) da locomotiva está concebido, só estão disponiveis AUX1 e AUX2, nada mais. Portanto para:
1 - Ligarmos ou desligarmos as luzes trazeiras independentemente das da frente ou farol superior, temos que utilizar uma destas funções,
2 - Tem que se proceder há alteração do circuito base, sob pena de destruição do decoder,
3 - Não recomendo de todo, a quem não conheça bem o que está a fazer proceder a este tipo de alterações
4 - No caso das luzes de inspecção, ainda tem que ser inserida numa das funções, uma resistencia de balastro, que não vem no circuito base da locomotiva.
Como tal não "inventem" (sem ofensa) mais funções do que aquelas que os decoders da ESU tem. Agora se me falarem de um "Soundtraxx", ou TCS, ai sim podemos ter até 6 funções completamente autónomas, já com saídas para lampadas de 1,5 volt, ou diodos, sem utilização de qualquer resitencia de balastro! Mas isso é outra "guerra"...!
Um abraço, e se existirem mais dúvidas, dentro dos meus modestos conhecimentos, disponham.
Um abraço,