Luzes de Inspecção numa Euro4000

Criações e transformações pessoais
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Joao Joaquim Escreveu:
Rui,

Tal como vem de fábrica não tem o funcionamento independente que referiste.
Ou é necessário alterar onde os fios são ligados na placa, ou então alterar a programação do decoder. Esta parte não tenho como confirmar neste momento. :(

Obrigado pela partilha. :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

rui ferreira Escreveu:

Obrigado pela partilha. :afro:
Caros Rui e João Joaquim:
Vamos lá ver se no entendemos: qualquer decoder tem no minimo duas funções auxiliares AUX1 e AUX2 (fio verde e roxo) além da saída das luzes normal, ou seja o fio branco e o amarelo. Tal como o circuito (base) da locomotiva está concebido, só estão disponiveis AUX1 e AUX2, nada mais. Portanto para:
1 - Ligarmos ou desligarmos as luzes trazeiras independentemente das da frente ou farol superior, temos que utilizar uma destas funções,
2 - Tem que se proceder há alteração do circuito base, sob pena de destruição do decoder,
3 - Não recomendo de todo, a quem não conheça bem o que está a fazer proceder a este tipo de alterações
4 - No caso das luzes de inspecção, ainda tem que ser inserida numa das funções, uma resistencia de balastro, que não vem no circuito base da locomotiva.

Como tal não "inventem" (sem ofensa) mais funções do que aquelas que os decoders da ESU tem. Agora se me falarem de um "Soundtraxx", ou TCS, ai sim podemos ter até 6 funções completamente autónomas, já com saídas para lampadas de 1,5 volt, ou diodos, sem utilização de qualquer resitencia de balastro! Mas isso é outra "guerra"...!

Um abraço, e se existirem mais dúvidas, dentro dos meus modestos conhecimentos, disponham.



Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Alvaro Sousa Escreveu: Como tal não "inventem" (sem ofensa) mais funções do que aquelas que os decoders da ESU tem. Agora se me falarem de um "Soundtraxx", ou TCS, ai sim podemos ter até 6 funções completamente autónomas, já com saídas para lampadas de 1,5 volt, ou diodos, sem utilização de qualquer resitencia de balastro! Mas isso é outra "guerra"...!
Acho que nem eu nem o Rui fomos bem percebidos...

Há locomotivas que de fábrica já vêm preparadas para utilizarem as funções extra dos decoders, permitindo que as luzes funcionem de forma independente! E era isso que o Rui perguntava, se a Euro4000 da Sudexpress já vinha nesse formato.
Eu respondi que não vem de origem, mas que é possível consegui-lo através da adaptação do circuito impresso de forma a ir aproveitar as funções extra do decoder (se o decoder as tiver, claro).
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Caro(s) João e Rui:

Não existe nenhuma locomotiva que venha de origem com o circuito base já preparado para "trabalhar" as funções auxiliares, com led´s ou lampadas de 1,5 volt a não ser a pedido do fabricante. Elas realmente estão lá, mas para serem utilizadas com as "banais" lampadas de 12 volt. Quero eu dizer com isto que numa locomotiva equipada com um decoder de 21 pinos MTC se o fabricante quiser a luz de cabine, ou uma luz a imitar a caldeira, ou no caso que eu fiz (luzes de inspecção) tem que fazer referencia a isso quando é feito o desenho e o estudo electrónico da placa base, para que nela venham já inseridas a respectivas resistencias de balastro smd, se forem utilizar led´s ou lampadas de 1,5 volt como atrás referi.

Nos decoders de 8 pinos NEM 652, isso então é basicamente impossivel, dado que o fio verde e o roxo, AUX1 e AUX2, vem no "ar". Aí mais uma vez, entrará a habilidade e a "sabedoria" de cada um, para fazer essas mesmas ligações.

Espero agora ter respondido correctamente há vossa questão.
Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Alvaro Sousa Escreveu:Não existe nenhuma locomotiva que venha de origem com o circuito base já preparado para "trabalhar" as funções auxiliares, com led´s ou lampadas de 1,5 volt a não ser a pedido do fabricante.
Olhe que a nova locomotiva da ESU já traz as luzes independentes, sendo ligadas e desligadas através das funções do decoder.
http://www.loksound.be/class77/77NL.htm

E também nalgumas Electrotren já se consegue desligar as luzes de cauda através de uma função auxiliar, mantendo as da frente ligadas.

De certeza que estamos a falar da mesma coisa?
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Olá João:
Realmente estamos aqui com uma grave falha de comunicação ou entoação João :facepalm: !
Essas locomotivas João, já foram "feitas" pelo fabricante assim! Eu quando me referi a isto queria dizer que "normalmente" isso não acontece! Vem com o interface de 8 ou 21 pinos e depois "nós" é que temos que procurar aquilo que queremos fazer e como queremos que o decoder actue. Vou tentar mais logo colocar umas fotos com o PCB da 1400 e com o da 6003! Talvez assim me faça entender melhor ;)

Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Cá estou novamente agora já apato a colocar fotos, para ver se esclarecemos esta situação.

Falemos primeiro no PCB da 1400:
1 - Como podem ver existem realmente duas saídas AUX1 AUX2 e depois o + da alimentação, comum a todas as funções.
2 - Como eu disse João estas funções vem prontas a trabalhar,tal qual estão, mas só com lampadas de 12 volt. Contudo, dado que a 1400 já possui as resistencias de balastro junto dos próprios diodos, não é necessario proceder a qualquer alteraçãose pretenderem ligar aqui as luzes vermelhas independentes das luzes brancas seja qual for a direcção para que a locomotiva se desloque. Portanto João até aqui tudo bem.
Agora se por exemplo quiseres ligar aqui directamente um diodo para iluminação da cabine, terás que no AUX1 ou 2 colocar sempre uma resitencia de balastro, correcto?

PCB da 6003

1 - Aqui só se encontra disponível a função AUX2, como podes ver. E porquê? Porque a AUX1 já está utilizada para a luz da cabine, o que significa que só consegues colocar independente, uma luz vermelha (ou outra coisa qualquer) para um só sentido. Assim sendo, ficas com todas as funções disponíveis no decoder "ocupadas".

Falemos agora e como bem referiste de alguns modelos que já trazem uma "quantidade" de funções ligadas: isso, como te disse depende muito do desenho do circuito base da locomotiva, e da quantidade de funções disponíveis no decoder, AUX1,2,3 e 4, que é o que provavelmente existe no decoder da locomotiva que referenciaste.

Agora também existe outra coisa João: que interessa que o decoder tenha todas essas funções, se o circuito base não as tem ligadas? Elas realmente estão no decoder, mas "fisicamente inacessiveis" para quem não as saiba ir lá buscar, sem provocar danos no PCB da locomotiva.

Espero João e Rui, não ter ligado o "complicador" nesta descrição, mas às vezes quando escrevemos temos alguma tendencia para o fazer...!
Um abraço,
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Alvaro Sousa Escreveu:Olá João:
Realmente estamos aqui com uma grave falha de comunicação ou entoação João :facepalm: !
Essas locomotivas João, já foram "feitas" pelo fabricante assim! Eu quando me referi a isto queria dizer que "normalmente" isso não acontece! Vem com o interface de 8 ou 21 pinos e depois "nós" é que temos que procurar aquilo que queremos fazer e como queremos que o decoder actue. Vou tentar mais logo colocar umas fotos com o PCB da 1400 e com o da 6003! Talvez assim me faça entender melhor ;)

Um abraço,
Mas eu nunca referi o contrário. ;)
O Rui queria saber se a Euro4000 da Sudexpress já trazia esta característica de fábrica, situação que não se verifica.
No entanto, como os leds estão ligados electricamente independentes uns dos outros, torna possível a quem tenha alguma habilidade ligá-los às funções extra do decoder para que possam as luzes ser ligadas e desligadas independentemente uma das outras.

Se os leds (ou lâmpadas) fossem únicos para os faróis da frente (por exemplo) havendo transmissão da luz por acrílico ou fibra, aí seria bem mais complicado fazer a alteração. Mas não é o que se verifica na Euro4000. :afro:
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Alvaro Sousa Escreveu:Espero João e Rui, não ter ligado o "complicador" nesta descrição, mas às vezes quando escrevemos temos alguma tendencia para o fazer...!
Não ligou, antes pelo contrário, explicou como podemos alterar com relativa facilidade a situação das luzes nestas duas máquinas da Sud. Meter as luzes vermelhas da 1400 independentes não é nada complicado, por exemplo! :)

Eu bem me parecia que inicialmente não estávamos a falar da mesma coisa.
Mas acho que agora não restam dúvidas quanto ao assunto inicial e opções possíveis para o alterar. :afro:
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

De uma pergunta simples, nasceu aqui uma excelente aula de como utilizar as funções AUX do decoder, mantendo todas as condicionantes atrás referidas. Proponho a passagem desta secção para o tópico "Digital" devido ao seu conteúdo bastante enriquecedor, logo ficava no local indicado.
Obrigado pela partilha. :afro:

Em conclusão, vou utilizar a função AUX1/2 para ligar o farol principal, deixando as luzes vermelha e branca como estão a indicar o sentido da marcha. Assim quando "vou" a entrar numa estação posso desligar o farol principal para não encandear os passageiros que estão na gare. Nas manobras também poderei manter esse mesmo farol desligado, depois consoante a direcção da locomotiva ligo o AUX respectivo.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Responder