1400 cp Escreveu:Talvez seja melhor começar com um vagão de mercadorias ou outra coisa qualquer,o que acham?
Por mim, apesar de ser mais cara e de não haver material motor portugues para a rebocar, acho mais interessante a carruagem.
Sempre podemos por uma br 65 na tracção (na falta de melhor).
Olá André, antes de mais parabens pelo espírito de iniciativa
gosto muito dessa carruagem mas diga-me, existe algum motivo especial para começar com precisamente essa? Parece-me ser mais seguro começar com algo mais simples e barato. A CP manteve até finais do século XX um parque imensamente variado de vagões de todos os tipos (alguns deles com décadas e décadas de serviço) e, por norma, de desenho muito destintivo. Porque não considerar iniciar com um daqueles vagões de 2 eixos, chassis curto, aberto ou fechado, com ou sem guarita, que eram tão comuns por toda a rede? A Lacalle é uma empresa de créditos firmados, seguramente que faria um excelente trabalho e, por ser simples e barato, talvez fosse mais fácil angariar um nr. suficiente de interessados. E não esquecer de pedir a Lacalle que considere desde o início a possibilidade de o vagão, sem grandes transformações, poder vir a circular em vias NEM ou Proto Ibérico.
Eu escolhi esta carruagem pois encontrei bastante documentação acerca dela,o que é fundamental para um projecto desses.
Efectivamente seria mais simples começar com um vagão de mercadorias antigo como este:
Mas não tenho documentação suficiente.
Ou um kit para transformar a Bourbonais Rivarossi em 135.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Pois, esse vagão é que era... esse ou algo parecido, de preferência com inscrições para as diversas épocas em que circulou.
André, estou seguro que se eneveredar por esse caminho vai encontrar toda a informação de que necessita. Pelo meu lado posso assegurar que tudo o que tenho ou que consiga encontrar, estará à sua disposição
Abraços
rp
-- 11-11 13:00 --
continuando,
transkits para a Bourbonnais da Rivarossi, a 0-3-0 da Mabar ou a 0-4-0 da Piko, também seriam muito bem vindos mas, à semelhança da carruagem, estaríamos a limitar mais as épocas retratadas por comparação com o vagão.
Primeiro, os meus parabéns pela iniciativa.
Segundo, cuidado com ela...deves tentar perceber se existem mesmo interessados "firmes" na dita, porque "trinta e um de boca" há muitos, mas depois chegar com a "massa", enfim.
Terceiro, poucas pessoas estão habilitadas tecnicamente com material, experiência e outras para fazer/construir/montar modelos em latão.
Quarto, apenas um em cada 10 compra coisas por montar, ao contrario do que se pensa, existem poucos "modelistas" neste hobie, a esmagadora maioria são "colecionadores".
Quinto, não sei se tens suficientes dados tecnicos, desenhos, fotos, etc para mandar fazer uma peça destas, não é uma critica, é apenas e só uma pergunta/dúvida!!!!
Eu por mim, se a iniciativa vingar, até gostaria de comprar uma, e até posso amndar uns emails para perguntar se querem ou não comprar!!!!
Em relação aos dados técnicos tenho praticamente tudo,só me faltam fotografias das caixas de eixos,que do que tenho visto podem-se obter atravez de outra carruagem.
Escolhi uma carruagem de 1ª classe por mero acaso e por ter fotografias com o seu ultimo esquema de pintura que se dá bem com as 1400 azuis e as primeiras 1400 laranja(1975) podendo assim o modelista sem problema misturar as duas 1400.Desde que tenha o grande logo.