Maquete da Troika

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
João cruz
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Ola a todos
Depois de quase 35 anos sem tocar nos comboios e depois de arranjar o espaço necessário, desempacotei as vellhas linhas e comboios.
Sai da caixa uma loco azul dos Sncf françeses da Lima se nao estou em erro.
Pesquisei na net, e como tinha bastantes linhas, as quais fui adquirindo ao longo dos anos, iniciei á minha maneira um layout, algo em 8, com uma linhas de "repouso".
Maquete essa com quase 2,5 m de comprido e 1,5 m de largura.
Tudo analogico.
MOntei tudo, umas vias flexiveis, umas rectas, umas curvas, uma data de desvios manuais, tudo ok.
Note-se que não existem luzes, mecanismos ou sons.
O comboio andava, a uma velocidade razoavel, com um ou outro solavanco facilmente detectado e corrigido (uniões de linhas).
De repente... começa a andar devagar, devagarinho... ate parar.
Pensei: algo pifou.
O que será?
O transformador?
tenho 2, um velho JOUEF que diz 5-12 V, 200mA, 2,5 W
e outro Mehano que diz: output 0-13V /400mA, PN=5,2 W ------Input: 16V/500mA, PN=8VA.
Não percebo, nada disto.
meto um, tiro o outro, ponho os 2 e nada...
Experimentei a loco num pedaçõ de recta e anda, não é da loco nem do transformador, será da extensão da maquete? pois a mesma tem um unico ponto de alimentação?
Tudo me faz confusão nesta fase, pois como disse anteriormente, ele andou bem e ... parou.
A ideia da maquete, é partir do principio e ir evoluindo para um futuro digital.
AJUDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um abraço da Terra do Rio azul, da Arrabida e do Vitória!
João
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Alvaro Sousa
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Caro João:
Vamos lá então começar a "espevitar" esse desejo de ver os comboios a trabalhar. Uma coisa que todos sem excepção fazem, e depois de terem o material tanto tempo parado, é colocá-lo logo a andar. Não existe a preocupação (primordial) de ver como está o material, principalmente a(s) locomotiva(s). Por muito simples que seja um motor, alguns anos sem rodar (não é forçosamente necessário que sejam 35 anos) provocam alguns "estragos" de pequena monta, que se podem transformar em grandes estragos.

Portanto a primeira coisa a fazer, seria ter desmontado a locomotiva, e ver como estava o respectivo motor. Sabe que uma locomotiva se não andar, tudo o que é óleo ou massa séca provocando prisão, e esforço na movimentação do motor. Isto para já não falar nas respectivas engrenagens, que transmitem o movimento às rodas, algumas com aquele cotão, próprio de anos de inactividade. Olear, com UMA GOTA (EU DISSE UMA GOTA) de bom óleo (a Sudexpress Models, tem um kit de óleo próprio para isso, tal como a Fleischmann, Viessmann e outros tem) os veios do motor e respectivas engrenagens. Depois fazer também uma limpeza aos rodados, que podem estar sujos, dado o tempo de inactividade.

Visto isso, é tempo de verificar a via, e ver se não estará também oxidada. As vias antigas, dada a sua constituição, eram muito propicias a oxidarem e o João, com o mar aí tão perto...! Depois verificar as "eclisses" aqueles ligadores em metal que unem uma via há outra. Largos de mais não deixam fluir a tensão necessária para que a locomotiva se desloque de forma uniforme sobre a via. Por último mesmo utilizando os transformadores que tem (um de cada vez, claro) não deveria ter problemas no andamento da locomotiva, mesmo com o tamanho do circuito que tem.

Pronto, e penso que é aquilo que deve fazer para trazer há vida a sua locomotiva. Antes de dar estes passos, dificilmente conseguirá que o seu comboio dê uma volta completa ao seu layout.

Já agora e para dar um "toque" subtil a este tópico, e como reparador oficial que sou de duas marcas internacionais e duas nacionais, vou deitar umas "achas para a fogueira": que se cuidem aqueles que tem material de vitrine seja ele Norbrass, Overland Models, e muitos outros, até os chamados "plasticos"! Não há nada pior para este material, do que tê-lo parado anos e anos a fio, porque tem medo que se "arranhe, ou se deteriore". Estão REDONDAMENTE ENGANADOS, meus caros amigos. Estraga-se muito mais rapidamente, por tudo o que já atrás referi, do que se rodarem durante meia hora uma ou duas vezes por mês! Façam-no e não se arrependerão.

Já agora João, e para terminar deixe que lhe diga uma coisa: NUNCA mas NUNCA utilize lixa, seja ela de grão 500,1000,2000 para limpar as vias! Use sim a respectiva "borracha de limpeza", seja ela Roco ou Peco. Aceite se quiser, o conselho de quem tem 42 anos de modelismo...!

Um grande abraço, e fico ao seu dispôr para o que necessitar.
Alvaro Sousa
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Joao Joaquim
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João cruz Escreveu: O comboio andava, a uma velocidade razoavel, com um ou outro solavanco facilmente detectado e corrigido (uniões de linhas).
De repente... começa a andar devagar, devagarinho... ate parar.

O transformador?
tenho 2, um velho JOUEF que diz 5-12 V, 200mA, 2,5 W
e outro Mehano que diz: output 0-13V /400mA, PN=5,2 W ------Input: 16V/500mA, PN=8VA.
Penso que se deve ao consumo da locomotiva ser superior à capacidade dos transformadores.
Embora tudo funcione bem ao início, após uns segundos o transformador (estou a assumir que ele tem protecção térmica) desliga-se pois ao lhe ser pedida mais intensidade que aquela que ele consegue debitar começa a aquecer e o térmico actua, cortando a alimentação. Daí o começar a andar devagar até parar.

Passados uns momentos não consegue voltar a rolar os comboios, acontecendo novamente a mesma situação?
Repare se quando a locomotiva anda o transformador está frio e se quando ela pára o transformador está quente.

O transformador do Jouef é muito fraco, 200mA não dá para quase nenhuma locomotiva com carga! Já o da Mehano com 400mA está muito no limite para uma locomotiva com carga. Não pode ser uma locomotiva muito gulosa!
O ideal seria arranjar um transformador com saída de 800mA (dá para quase todas as locomotivas com uma carga razoável). Mas hoje em dia já se arranjam transformador mais potente e por um preço simpático, permitindo ter mais do que uma locomotiva a circular em simultâneo.
João cruz
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Alvaro Sousa Escreveu:Caro João:
Vamos lá então começar a "espevitar" esse desejo de ver os comboios a trabalhar. Uma coisa que todos sem excepção fazem, e depois de terem o material tanto tempo parado, é colocá-lo logo a andar. Não existe a preocupação (primordial) de ver como está o material, principalmente a(s) locomotiva(s). Por muito simples que seja um motor, alguns anos sem rodar (não é forçosamente necessário que sejam 35 anos) provocam alguns "estragos" de pequena monta, que se podem transformar em grandes estragos.

Portanto a primeira coisa a fazer, seria ter desmontado a locomotiva, e ver como estava o respectivo motor. Sabe que uma locomotiva se não andar, tudo o que é óleo ou massa séca provocando prisão, e esforço na movimentação do motor. Isto para já não falar nas respectivas engrenagens, que transmitem o movimento às rodas, algumas com aquele cotão, próprio de anos de inactividade. Olear, com UMA GOTA (EU DISSE UMA GOTA) de bom óleo (a Sudexpress Models, tem um kit de óleo próprio para isso, tal como a Fleischmann, Viessmann e outros tem) os veios do motor e respectivas engrenagens. Depois fazer também uma limpeza aos rodados, que podem estar sujos, dado o tempo de inactividade.

Visto isso, é tempo de verificar a via, e ver se não estará também oxidada. As vias antigas, dada a sua constituição, eram muito propicias a oxidarem e o João, com o mar aí tão perto...! Depois verificar as "eclisses" aqueles ligadores em metal que unem uma via há outra. Largos de mais não deixam fluir a tensão necessária para que a locomotiva se desloque de forma uniforme sobre a via. Por último mesmo utilizando os transformadores que tem (um de cada vez, claro) não deveria ter problemas no andamento da locomotiva, mesmo com o tamanho do circuito que tem.

Pronto, e penso que é aquilo que deve fazer para trazer há vida a sua locomotiva. Antes de dar estes passos, dificilmente conseguirá que o seu comboio dê uma volta completa ao seu layout.

Já agora e para dar um "toque" subtil a este tópico, e como reparador oficial que sou de duas marcas internacionais e duas nacionais, vou deitar umas "achas para a fogueira": que se cuidem aqueles que tem material de vitrine seja ele Norbrass, Overland Models, e muitos outros, até os chamados "plasticos"! Não há nada pior para este material, do que tê-lo parado anos e anos a fio, porque tem medo que se "arranhe, ou se deteriore". Estão REDONDAMENTE ENGANADOS, meus caros amigos. Estraga-se muito mais rapidamente, por tudo o que já atrás referi, do que se rodarem durante meia hora uma ou duas vezes por mês! Façam-no e não se arrependerão.

Já agora João, e para terminar deixe que lhe diga uma coisa: NUNCA mas NUNCA utilize lixa, seja ela de grão 500,1000,2000 para limpar as vias! Use sim a respectiva "borracha de limpeza", seja ela Roco ou Peco. Aceite se quiser, o conselho de quem tem 42 anos de modelismo...!

Um grande abraço, e fico ao seu dispôr para o que necessitar.
Muito Obrigado
Alvaro, mas por acaso dei uma limpeza nas vias e maquinas.
Vou acitar o seu contributo e muito obrigado
João cruz
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Joao Joaquim Escreveu:Penso que se deve ao consumo da locomotiva ser superior à capacidade dos transformadores.
Embora tudo funcione bem ao início, após uns segundos o transformador (estou a assumir que ele tem protecção térmica) desliga-se pois ao lhe ser pedida mais intensidade que aquela que ele consegue debitar começa a aquecer e o térmico actua, cortando a alimentação. Daí o começar a andar devagar até parar.

Passados uns momentos não consegue voltar a rolar os comboios, acontecendo novamente a mesma situação?
Sim realmente acontece...
Joao Joaquim Escreveu: Repare se quando a locomotiva anda o transformador está frio e se quando ela pára o transformador está quente.

O transformador do Jouef é muito fraco, 200mA não dá para quase nenhuma locomotiva com carga! Já o da Mehano com 400mA está muito no limite para uma locomotiva com carga. Não pode ser uma locomotiva muito gulosa!
O ideal seria arranjar um transformador com saída de 800mA (dá para quase todas as locomotivas com uma carga razoável). Mas hoje em dia já se arranjam transformador mais potente e por um preço simpático, permitindo ter mais do que uma locomotiva a circular em simultâneo.
Compreendo.
Fiz agora uma experiencia...
coloquei 2 ou 3 linhas ligadas ao JOUEF e trabalhou normalmente, liguei essas 3 linhas ao circuito e nao andou... :facepalm:
Cosmin
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Nao tem nehum curt-circuito nas linhas??
João cruz
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Cosmin Escreveu:Nao tem nehum curt-circuito nas linhas??
Sei lá, como é isso se ve? :biggrin:
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Jorge Seia
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Boa tarde

Pode por uma foto das linhas?
Ou tem um curto-circuito ou então há alguma coisa que impede a passagem da electricidade.....
Veja se por acaso não há algum contacto metálico que toque em ambos os carris (o direito e o esquerdo).
Uma vez que a "pista" não é muito grande, desmonte tudo e volte a montar fazendo uma verificação rigorosa às linhas e às eclises e principalmente á via de alimentação
João cruz
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amanha vou tentar por umas fotos, mas nao é para rir. Aqui o mano é maçarico... :afro:
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Joao Joaquim
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João cruz Escreveu: Fiz agora uma experiencia...
coloquei 2 ou 3 linhas ligadas ao JOUEF e trabalhou normalmente, liguei essas 3 linhas ao circuito e nao andou... :facepalm:
E quando ligou o transformador ao restante circuito não estava já muito quente, devido ao que já tinha trabalhado antes nas 3 linhas de experiência?
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