Técnicas de construção de Módulos

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

eu tenho ideia que não é serrar mas sim acrescentar, estarei certo? Pelo menos no caso do Peco, o comprimento da flexível é de 914mm, faltam 6mm que são uma enormidade... de uma chatisse.

Abraços
rp
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Para cobrir o relevo gerado pelas placas de "esferovite" há quem utilize gesso ou por exemplo papel de cozinha colado com cola branca diluída. Seria muito interessante saber como é que cada um faz esta parte extremamente importante da construção dos módulos?

Cumprimentos
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Boas,

Eu o gesso só utilizo nas zonas onde pretendo criar as rochas!..

Utilizo sempre o papel de cozinha embebido em solução de cola branca, como recobrimento :biggrin:

E logo em seguida, aplico a areia :afro: , depois deixo secar tudo!

o resultado é o que podem ver no meu layout

eu pessoalmente acho mais prático desta forma, e gosto do resultado final :biggrin:
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Obrigado mertola1977. :)
Gosto bastante da decoração da sua maqueta, gostava de saber como é que consegue obter aquele resultado fantástico nas rochas com os vários tons de cinza e branco misturados (suponho que as construa com gesso, tal como disse anteriormente) e o efeito da relva é com o aplicador da Noch "Grassmaster" ?

Cumprimentos
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Obrigado,
mas não está nada de muito especial...é o que se consegue fazer :hum2:

Sim, as rochas construo as em gesso, utilizando a técnica da folha de prata (ver a explicação no meu topic),

Na pintura, por norma faço uma pintura com um cinzento muito escura, deixo secar..

Depois de bem seco, pego num guache branco e num pincel (que seja algo rijo), e faço desta forma,

retito pekenos bocados de tinta, e raspo o pincel num cartão até ficar quase sem tinta, fica meio seca.

depois ai sim vou passando na rocha até obeter a cor que pretendo!...

atenção quanto mais tinta o pincel tem, pior é o resultado...por isso raspo sempre no cartão, ou noutra superficie rugosa.

espero que tenha compreendido :biggrin:
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Experimentei ontem a técnica da folha de alumínio para construir rochas e o resultado é fantástico. :venia:
Fiz 3 rochas que servirão agora para treinar a técnica da pintura com guache, e consegui recuperar sem problemas o papel de alumínio, por isso o molde também é neste caso recuperável tal como os moldes da Noch.

Cumprimentos
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Ainda bem que gostou :biggrin:

essa técnica tem uma vantagem que já aqui tinha referido, nunca saem duas iguais :biggrin:

agora deixe secar, e depois aplica a técnica do guache.

o que pode já fazer, é pintar de cor cinza escuro, isso não tem problema, mesmo que o gesso ainda estaja um pouco umido.

cumps
carlos alves
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Aproveitando este Tópico;

Informo que a Malta dos Módulos de Comboios de Norte, vai iniciar brevemente WORKSHOPS sobre este tema.

Oportunamente informaremos datas e local da realização dos mesmos. (Entrada Livre)
Última edição por jorge osorio em 08 nov 2012, 10:33, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Parece-me uma excelente ideia. :afro:
Mas serão workshops gratuitas ou serão a pagar?

Cumprimentos
Cumprimentos
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

Penso que a intenção é ser mesma gratuita para todos podermos aprender e partilhar experiências. ;)
Responder