Fio de latão / Corda de piano

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Para modelar corrimãos e afins o que é que os colegas utilizam? Eu tenho uma bobine de fio de latão com diâmetro de 0,5mm, mas infelizmente é muito grosso para modelar os corrimãos.
Na minha opinião o ideal é ser fio de latão com diâmetro 0,25 mm ou então corda de piano, mas esta última não sei onde adquirir....

H E L P !!!!!!

Cumprimentos
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Eu tenho guardadas vàrias cordas de guitarra que podem servir para o efeito.
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

Caro Ismael,

Se tiver por perto uma loja de música, basta adquirir uma corda de viola de 0,011 polegadas que corresponde aproximadamente a 0,3mm.
Eu compro uns da marca "Violão" #511.
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Obrigado.
Mas a corda de guitarra é "rígida"? Eu pensava que aquilo era tudo fléxivel..... :ashamed2:

Cumprimentos
Cumprimentos
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

isantos Escreveu:Obrigado.
Mas a corda de guitarra é "rígida"? Eu pensava que aquilo era tudo fléxivel..... :ashamed2:

Cumprimentos
Eu não sou entendido na matéria, pelo que não sei se as cordas de guitarra e viola são iguais. Mas corda de viola, são em aço que com um alicate de pontas, dobram-se perfeitamente dando-lhes as curvaturas que queremos. Só tem um se não na minha modesta opinião, se for para soldar mais vale esquecer a ideia.
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Obrigado. :afro:

Cumprimentos
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa Tarde,

eu tenho usado corda de cravo de 0,3mm.
O meu projecto da 1400 CP é disso um bom exemplo:
viewtopic.php?f=56&t=2123&start=50#p108538

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Caramba, pergunto-me a mim mesmo o que será corda de cravo caro Ayala. :shock2:
Estamos sempre a aprender. :afro:

Cumprimentos
Cumprimentos
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Boas. Como electrecista dou a ideia de cabos telefonicos ou de rede informatica estes tem fios finos, mas no caso de fios telefonicos há diversas secções disponiveis, estes são é bastante maleaveis em relação ao latão e á corda de piano. Se a ideia servir é uma questão de passar numa casa de material electrico ou electrônico.
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

isantos Escreveu:Caramba, pergunto-me a mim mesmo o que será corda de cravo caro Ayala. :shock2:
Estamos sempre a aprender. :afro:

Cumprimentos
Boa noite Caro Ismael Santos,

Não há muita coisa a dizer.
É simplesmente corda de um cravo que é um instrumento musical de cordas (tal como o piano e o clavicórdio) cuja origem data do século XIV e apogeu se dá no século XVIII.
Enquanto que no cravo as cordas são beliscadas por uma palheta (tal como a guitarra por exemplo) e só têm uma palheta por corda, no piano (e também no clavicórdio) as cordas são percutidas por martelos accionados por teclas.
No caso do piano uma simples tecla pode percutir em 1, 2 ou mesmo 3 cordas que podem ter diferentes espessuras e ser de diferentes tipos/formatos.
A diferença entre a forma de produzir o som nestes três instrumentos de cordas (denominados por classe dos cordofones onde também se incluem a espineta e o virginal) é distinta.
No cravo, a corda é simplesmente "beliscada" com a tal palheta, no clavicórdio a corda é percutida pelo tal martelo quando pressionada uma tecla, mantendo-se o martelo em contacto com a corda até que a tecla seja aliviada.
Finalmente no piano o martelo percute a corda e afasta-se deixando a corda a vibrar livremente.

Por último e para não me desviar mais do tema, os pianistas tocam piano e os cravistas tocam cravo.

Já agora e passe a publicidade, aqui fica a minha página do Facebook denominada "Encontros Musicais" onde estão referenciados os eventos que organizo, divulgo e em que estou envolvido.
https://www.facebook.com/#!/pages/Encon ... 86?fref=ts

Espero ter sido útil.

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
Responder